A Framboesa de Ouro acabou se tornando a antítese do Oscar. Criada no não de 1981, a proposta era ir na contramão da maior festa do cinema norte-americano e escolher aquelas produções que foram as piores do ano. A sátira segue basicamente o mesmo formato, anunciando os indicados e revelando os premiados, sempre um pouco antes da entrega das estatuetas douradas.

Apesar da forma da entrega dos prêmios ser muito parecida com a do Oscar, o Framboesa de Ouro conta com uma organização diferente. Qualquer pessoa do mundo pode se associar nessa organização, pagando uma determinada taxa, e ficar habilitado a dar os votos.
E, ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, a premiação acumulou algumas polêmicas e situações, no mínimo, estranhas. Um exemplo foi quando a atriz Sandra Bullock recebeu o Framboesa de Ouro com pior atriz no filme Maluca Paixão, a no dia seguinte recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Um Sonho Possível.
Outra polemica que a organização da premiação acabou enfrentando aconteceu no ano de 2022, quando apareceu na lista dos indicados para o prêmio de Pior Atriz Ryan Kiera Armstrong pelo filme Chamas de Vingança, que na época tinha apenas 11 anos.
O curioso é que essa não foi a primeira vez que uma criança apareceu indicada ao prêmio. Jake Lloyd, aos 10 anos, foi indicado a Pior Ator Coadjuvante por seu papel como Anakin Skywalker em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999); já Macaulay Culkin, com 14 anos, concorreu na categoria de Pior Ator na cerimônia de 1995 por seus trabalhos em Acertando as Contas com Papai, Riquinho e Pagemaster, o Mestre da Fantasia.
Mas as críticas que a organização do Framboesa de Ouro sofreu mostra que o mundo mudou e que não estava aceitando mais determinadas brincadeiras que eram feitas no passado. E isso levou a algumas mudanças nas regras.
Mas, de uma forma geral, o Framboesa de Ouro ainda desperta alguma curiosidade, quase sempre conquistando algum tipo de espaço na mídia antes do Oscar. Relembre alguns dos filmes que foram premiados nessa cerimônia mas que não mereciam aparecer em uma lista de piores.
O Iluminado (1980)
Um dos filmes que acabou se tornando um verdadeiro clássico dos cinemas e que acabou inspirando uma série de criadores de cinema de horror, foi um dos citados e premiados no Framboesa de Ouro. O longa foi indicado nas categorias Pior diretor, com Stanley Kubrick, e Pior atriz, com Shelley Duvall. E isso já mostrou que o Framboesa também teria uma espécie de crítica aos filmes populares, tentando encontrar “o pior do melhor” ou aqueles filmes que receberam mais atenção do que deveria.
Scarface (1983)
Scarface constantemente aparece citado nas listas feitos pelos críticos como um excelente filme noir. Esse lançamento do ano de 1983, que acabou se tornando mais conhecido no mundo, é um remake de um filme de mesmo nome que foi lançado originalmente no ano de 1930. Mas os votantes do Framboesa de Ouro acabaram votando e indicando o longa em diversas categorias, pegando no pé especialmente do diretor Brian De Palma.
Vestida para matar (1980)
Mais um filme dirigido por Brian De Palma, o que acabou deixando claro que a organização do evento acaba tendo um certo problema com esse diretor. Esse é um thriller erótico que na época acabou não se tornando um grande destaque, mas que, com o tempo, se consolidou como um importante clássico. Nesse caso, mais uma vez tivemos uma indicação para o diretor e também lembranças para o elenco, com Nancy Allen sendo indicada a Pior atriz e Michael Caine na categoria Pior ator.
Sexta-feira 13 (1980)
Esse é um filme que divide bastante as opiniões dos críticos, mas que acabou se tornando um clássico, dando origem a uma das franquias mais bem sucedidas da história do cinema e também se tornando referência para uma série de outros filmes. Mas, no ano do seu lançamento, ele teve uma série de indicações no Framboesa de Ouro, incluindo Pior filme e Pior Atriz Coadjuvante (Betsy Palmer).
Rocky IV (1985)
O público que gosta dos filmes do Rocky o lutador normalmente gostam de todos os longas, com uma saga bem consistente quando comparado com outras séries de filmes que ganharam tantos títulos. Mas o quarto filme realmente não conseguiu agradar tanto os críticos quanto o primeiro. Mas também não merecia ter recebido nada menos do que 5 troféus como Pior Diretor, Pior Ator (Sylvester Stallone), Pior Atriz Coadjuvante (Brigitte Nielsen), Pior Revelação (Brigitte Nielsen) e Pior Trilha Sonora. E ainda concorreu em outras 4 categorias: Pior Filme, Pior Ator Coadjuvante (Burt Young), Pior Atriz Coadjuvante (Talia Shire) e Pior Roteiro.
Instinto selvagem (1992)
Esse é um filme que divide bastante as opiniões das pessoas. Na época do seu lançamento, o longa até conseguiu receber boas criticas e foi um grande sucesso de público. Mas, com o passar do tempo, esse filme acabou se tornando mais lembrado por apenas uma cena. Mas o Framboesa de Ouro não perdoou na época, indicando o longa nas categorias de Pior ator (Michael Douglas), Pior atriz coadjuvante (Jeanne Tripplehorn) e Pior nova estrela (Sharon Stone).
Comentários (0) Postar um Comentário