Topo

Desempregado? Confira dicas para sua recolocação profissional

Aprenda algumas estratégias para conseguir emprego novamente.
Publicidade
Comente

O desemprego é um problema grave que afeta, de uma forma muito drástica e dramática, a vida das pessoas de uma forma geral. Além disso, quando os índices de pessoas que não estão trabalhando acabam ficando muito elevados, a própria economia de uma nação como o Brasil sofre bastante.

Desempregado? Confira dicas para sua recolocação profissional

O mercado de trabalho, de uma forma geral, está passando por uma série de mudanças nos últimos anos. O emprego formal deixou de ser considerado como a única opção para uma boa parcela da população. Mas essas vagas ainda acabam sendo consideradas como muito importantes, sendo mais seguras para quem prefere receber um salário no começo do mês e ter a oportunidade de utilizar serviços e benefícios previstos na CLT.

Publicidade

Mas a retomada pode ser bastante complicada. A partir do momento em que as pessoas deixam de ter um emprego, elas podem acabar tendo uma certa dificuldade em conseguir sua recolocação profissional de forma imediata.

Diante disso, confira algumas dicas para conseguir a recolocação profissional, especialmente para quem está procurando trabalho há algum tempo:

Mantenha-se sempre ativo

Esse pode acabar se tornando um dos grandes segredos das pessoas que conseguem uma recolocação profissional de forma mais rápida, especialmente em áreas mais técnicas e específicas. É muito importante que os profissionais, mesmo durante esse momento, consigam se manter ativos.

Publicidade

Existem diversas formas de conseguir se manter ativo dentro de uma determinada atividade ou área, tais como cursos, trabalho voluntário ou estudos por conta própria. Além disso, utilizar as redes sociais como forma de mostrar ao mundo essas atividades também pode acabar sendo um grande diferencial.

Atualize currículo e LinkedIn

Para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, especialmente para quem trabalhou durante muitos anos em uma mesma empresa, nem sempre o currículo é um documento visto com frequência. A chance de ele estar repleto de informações que já não correspondem à realidade é grande.

Por isso, pode ser interessante dar uma boa avaliada no documento que será utilizado como carta de apresentação para outras empresas, atualizando-o com novos cursos, as experiências mais recentes, etc. Aproveitando esse movimento, as mesmas informações também podem ser replicadas diretamente na página do candidato no LinkedIn, que pode ser uma forma muito interessante de conseguir novas oportunidades.

Busque os caminhos corretos

Outra mudança que poderá ser encarada pelas pessoas que não procuram emprego há muito tempo deve ser justamente na forma de buscar essas vagas e de se candidatar para as mesmas. Hoje em dia, grande parte das empresas não recebe mais os currículos impressos em papel. Elas preferem utilizar sistemas próprios ou terceirizados para ajudar nesse processo seletivo.

Portanto, é muito importante buscar essas informações nas empresas que serão alvo da busca do cliente. Em muitos casos, pode ser mais interessante que as pessoas se candidatem diretamente através do site das companhias. Também é importante começar a se familiarizar com portais como Indeed e outros, que concentram muitas vagas e que também são utilizados pelas companhias para os processos seletivos.

Faça ou melhore seu networking

De uma forma geral, ter uma boa rede de contatos acaba sendo muito interessante para conseguir ter acesso a indicações e novas oportunidades de trabalho. Os grupos de amigos normalmente acabam ajudando muito, com boas indicações e referências. Mas, para determinadas áreas, o networking pode acabar se tornando fundamental.

Essas redes de contato podem ser feitas das mais variadas formas, sendo que qualquer pessoa pode acabar se tornando um contato em potencial que vai chegar com uma importante indicação, incluindo integrantes da família, amigos, conhecidos, antigos chefes, colegas de universidade, escola, etc.

Aproveite os dias livres para, justamente, buscar retomar esses contatos, sempre tendo em mente que nem todo mundo será receptivo, ainda mais quando as pessoas não conseguem manter esse relacionamento durante a fase como empregado. Mas, em muitos casos, boas surpresas podem surgir, já que os humanos, na maioria dos casos, gostam dessas conexões.

Consiga boas referências

A saída do emprego nem sempre acontece de forma pacífica, ainda mais para o trabalhador que está perdendo sua fonte de renda principal. Mas é muito importante tentar manter um bom relacionamento com os colegas e, principalmente, com os chefes das empresas das quais as pessoas estão saindo.

Isso pode ajudar, especialmente, na busca de determinadas referências profissionais. Chefes antigos podem acabar dando depoimentos e oferecendo cartas de recomendação, que ainda são bastante aceitas no mercado de trabalho como um todo. Além disso, os próprios ex-chefes podem acabar indicando os profissionais para outras oportunidades de trabalho.

Amplie sua busca

Para profissionais que estão procurando emprego em uma área específica, pode ser interessante começar a ampliar as buscas. Profissionais que possuem experiência com gerência e administração, por exemplo, podem acabar buscando oportunidades em áreas correlatas, até mesmo empresas de consultoria e ensino.
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: