Topo

Concurso da Polícia Federal: Confira dicas para ser aprovado

Saiba como aumentar suas chances de ser aprovado no processo seletivo.
Publicidade
Comente

De tempos em tempos são anunciados novos concursos focados no preenchimento de vagas abertas pela Polícia Federal. Essa é uma das instituições públicas mais focadas pelas pessoas que estão interessadas em fazer uma carreira no setor publico que, apesar de ser difícil nos dias de hoje, ainda é uma das mais interessantes do ponto de vista financeiro e também para quem busca uma maior estabilidade. 

Concurso da Polícia Federal: Confira dicas para ser aprovado

Geralmente as vagas que acabam sendo abertas na PF são aquelas destinadas diretamente para as pessoas interessadas em atuar diretamente nas forças policiais. Mas a instituição, como acaba tendo um alcance nacional e internacional, depende de uma grande quantidade de profissionais, das mais variadas áreas. 

Independentemente da vaga, geralmente os concursos feitos pela PF costumam ser muito concorridos, justamente pelo alcance da instituição e também em virtude dos salários, que costumam ser acima da média. Isso exige que as pessoas que realmente focam nesta oportunidade tenham que iniciar os preparos com muita antecedência.

Publicidade

De fato, existem profissionais que começam suas rotinas de estudos de uma forma bastante antecipada, antes mesmo que o edital do concurso que elas pretendem participar seja publicado. Nestes casos, elas contam com materiais e cursinhos que preparam os concurseiros a partir das provas anteriores. 

Para quem está interessado em iniciar os preparativos para o concurso publico da PF de forma antecipada, confira algumas dicas:

Faça as últimas provas da PF

Uma das dicas mais efetivas para começar a estudar de uma forma focada para estes concursos antes mesmo da publicação do edital é se basear completamente nos exames que foram feitos até o momento. Mas é importante também não basear o seu preparo nas provas que são muito antigas, pois é comum que as instituições atualizem os modelos de provas e também os conteúdos que normalmente são cobrados. 

Por isso, pode ser interessante fazer as últimas duas ou três provas feitas pela PF para os cargos que a pessoa acaba tendo interesse. Desta forma será possível ter uma boa base no direcionamento que está sendo feito em termos de cobrança de conteúdo. 

Mantenha uma rotina de estudos

Diversas pesquisas comprovam que a grande maioria das pessoas que acabam sendo aprovadas para as vagas mais concorridas em concursos como o da PF não acabam tendo nada de especial em termos de inteligência, mas sim conseguem manter uma rotina de estudos realmente regrada e focada por um tempo maior que grande parte das pessoas acabam tendo.

Portanto, é fundamental manter uma rotina de estudos. Os especialistas recomendam que as pessoas consigam separar pelo menos de 3 a 5 horas por dia se dedicando ao estudo dos conteúdos. 

Alterne as disciplinas

Para concursos realmente concorridos, todos os pontos realmente importam e fazem a diferença. Portanto, pode ser interessante focar mais os estudos nas disciplinas que podem ter um peso maior, ou ainda naquelas que as pessoas acabam tendo mais dificuldades. 

Mas é muito importante manter uma rotina que garanta os estudos de todas as disciplinas, para que os concurseiros reduzam os riscos de acabar perdendo pontos em assuntos que poderiam ser revisados. Para os concursos da PF, uma boa dica divisão padrão de tempo de estudos poderia ser a seguinte:

40 minutos de português, 30 minutos de contabilidade, 30 minutos de informática, 15 minutos de raciocínio lógico e 30 minutos de estatística.

Não esqueça a parte física

Boa parte das vagas que são abertas pela PF exigem que os candidatos passem também por uma prova física. Neste caso, eles precisam fazer determinadas atividades em determinados tempos, o que varia de acordo com o edital. Por isso, além do estudo teórico, acaba sendo muito importante que as pessoas façam treinos físicos neste preparo.

O recomendado é fazer 50 minutos de musculação e 20 minutos de aeróbico todos os dias. E nos últimos meses de preparo, antes das provas, acaba sendo muito importante ir fazendo os exercícios de acordo com o que foi exigido nas provas anteriores ou seguindo as orientações do atual edital. 

Cuidado com o momento do dia para os estudos

Os especialistas recomendam que que as matérias que trazem mais dificuldade para as pessoas sejam estudadas durante a manhã, que é o momento que a grande maioria das pessoas acabam tendo mais facilidade em aprender. Já as matérias mais fáceis devem ser deixadas para tarde ou para noite. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: