Topo

Como fazer para descartar medicamentos?

Confira as formas corretas e mais indicadas para jogar fora medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados.
Publicidade
Comente

O descarte de medicamentos nem sempre acaba sendo um assunto tratado da forma correta dentro das casas dos brasileiros. Os remédios fazem parte do dia a dia das pessoas de uma forma geral, e acaba sendo muito comum que as famílias mantenham um pequeno estoque com itens que podem acabar sendo necessários em algum momento. 

Como fazer para descartar medicamentos?

Além disso, existem também aqueles medicamentos que as pessoas acabam adquirindo para tratar alguma doença ou algum sintoma, mas eles acabam sobrando. E isso vai gerando um acúmulo de medicamentos que nem sempre acabam sendo aproveitados da forma correta. 

E o descarte acaba sendo extremamente recomendado, afinal de contas eles podem acabar se tornando perigosos quando ingeridos na dosagem errada ou ainda quando acabam sendo administrados depois do seu prazo de validade. Além disso, os medicamentos acabam sendo um risco ainda maior para as crianças, que podem acabar alcançando e ingerindo remédios que podem ter um efeito negativo.

Publicidade

No momento do descarte, é muito comum que as pessoas acabem dando o mesmo fim para os medicamentos de outros tipos de lixos, descartando no orgânico produzido no dia a dia, por exemplo. Mas será que essa realmente pode ser considerada como a forma mais indicada de descartar os remédios?

Riscos do descarte incorreto de medicamentos

Quando as pessoas acabam colocando fora medicamentos sem nenhum tipo de cuidado, mantendo eles ainda de uma forma que podem acabar sendo consumidos por qualquer pessoa que encontrar os descartes, acabam colocando em risco justamente a saúde de outros seres humanos ou de animais. 

Afinal de contas, mesmo que muitas pessoas acabem se sentindo tranquilas em relação a forma como o recolhimento do lixo acontece na sua rua, não é possível afirmar com certeza de que os resíduos serão destruídos antes de serem encontrados por uma outra pessoa ou algum outro animal.

Publicidade

Além disso, quando as pessoas acabam descartando o medicamento diretamente no meio ambiente podem acabar estando contribuindo para uma série de problemas que acontece com a natureza. A poluição do meio ambiente, por exemplo, pode realmente se tornar uma realidade, uma vez que determinados medicamentos acabam reagindo com os elementos naturais de uma forma muito diferente de quando ele acaba sendo ingerido pelos pacientes. 

Como descartar medicamentos vencidos?

A orientação que geralmente acaba sendo dada para as pessoas que precisam descartar os medicamentos é encaminhar e o blister ou vidro para o destino especial – os pontos de descarte de medicamentos, encontrados em drogarias populares ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estes pontos devem sempre receber os medicamentos vencidos, sendo que os profissionais recebem treinamento para conseguir direcionar os remédios para os pontos corretos.

Já as embalagens que são consideradas como secundárias, como as caixas e outros itens que normalmente chegam até o consumidor junto com a compra dos mesmos acabam sendo direcionadas para o lixo seco. Normalmente as cidades acabam tendo um serviço de recolhimento seletivo que direciona estes materiais de forma correta.

O que fazer com os medicamentos que estão no prazo?

Além disso, existem ainda determinados procedimentos que podem ser feitos com os medicamentos que ainda estão dentro do prazo. Ou seja, medicamentos que não estão vencidos ainda, mas que as pessoas não vão utilizar. Nestes casos, uma dica é que as pessoas pesquisem locais considerados como seguros para doação destes medicamentos. 

Existem diversas instituições e órgãos que fazem um trabalho de recolhimento dos medicamentos que ainda podem ser utilizados, distribuindo eles para as pessoas que podem acabar precisando. Mas, nestes casos, também é importante doar para as instituições que realmente façam este trabalho. 

Afinal de contas, a doação dos medicamentos sem os devidos cuidados pode ainda fazer com que existam diversos riscos, como a ingestão dos mesmos por pessoas que não estejam fazendo o devido tratamento ou ainda por pessoas e animais que apresentem reações. 

Neste caso, também é muito importante manter todas as informações referentes a este medicamento, incluindo caixas e bulas, pois eles serão necessários para que as instituições consigam dar o devido fim para os mesmos.
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: