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Concurso da Caixa 2024: Veja o que vai cair nas provas

Confira os conteúdos que devem ser cobrados nas provas que acontecerão ainda este ano.
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Muitos brasileiros já estão se preparando para fazer o próximo grande concurso da Caixa, que está programado para acontecer ainda este ano e que pretende preencher um total de 4 mil vagas de nível médio e mais 50 oportunidades de nível superior. De acordo com as informações que constam no edital, os candidatos poderão concorrer a salários iniciais de até R$ 14.915, de acordo com o tipo de vaga.

Concurso da Caixa 2024: Veja o que vai cair nas provas

De acordo com as informações que constam nos cronogramas oficiais deste processo seletivo, os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 25 de março e as provas estão previstas para acontecer no próximo dia 26 de maio. Portanto, aqueles que desejam ter mais chances de conseguirem uma aprovação terão um pouco mais de três meses para se preparar.

As provas que serão aplicadas neste concurso terão os seguintes formatos:

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Para as vagas de nível médio: 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre conhecimentos básicos e 35 sobre conhecimentos específicos, além de uma redação;

Para as vagas de nível superior: 70 questões objetivas, sendo 30 sobre conhecimentos básicos e 40 sobre conhecimentos específicos, além de uma prova discursiva.

Para quem está buscando os conteúdos, de forma isolada, para se preparar e estudar, confira os conteúdos que estão previstos para serem cobrados nas provas da Caixa:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa (5 questões)

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Argumentação e persuasão;
  • Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva;
  • Organização textual;
  • Coesão e coerência;
  • Tipologia textual;
  • Ortografia oficial;
  • Acentuação gráfica;
  • Emprego do sinal indicativo de crase;
  • Sintaxe da oração e do período;
  • Pontuação;
  • Concordância nominal e verbal;
  • Regência nominal e verbal;
  • Significação das palavras;
  • Colocação do pronome átono;
  • Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet);
  • Novo Acordo Ortográfico.
  • Língua Inglesa (5 questões)
  • Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

Matemática Financeira (5 questões)

  • Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação;
  • Juros Simples;
  • Juros Compostos;
  • Séries Uniformes;
  • Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno;
  • Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE);
  • Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.

Noções de Probabilidade e Estatística (5 questões)

  • Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas);
  • Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana;
  • Medidas de Posição: quartis e percentis;
  • Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação;
  • Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial.

Comportamentos éticos e compliance (5 questões)

  • Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021;
  • Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
  • Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet);
  • Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021;
  • Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 6 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações;
  • Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022;
  • Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática - PRASC CAIXA (disponível no sítio da CAIXA na internet);
  • Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

Conhecimentos Bancários (15 questões)

  • Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal);
  • Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras;
  • Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial);
  • Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios;
  • Internet banking;
  • Mobile banking;
  • Novos modelos de negócios;
  • Fintechs, startups e big techs;
  • Sistema de bancos-sombra (Shadow banking);
  • Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas;
  • Correspondentes bancários;
  • Sistema de pagamentos instantâneos (PIX);
  • Open finance;
  • Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX);
  • Transformação digital no Sistema Financeiro;
  • Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
  • Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil;
  • Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública;
  • Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros;
  • Noções de Mercado de capitais;
  • Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas;
  • Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários;
  • Taxas de câmbio nominais e reais;
  • Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações;
  • Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio;
  • Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
  • Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito;
  • Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais;
  • Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias;
  • Autorregulação bancária;
  • Lei Complementar nº 7/1970 (PIS);
  • Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque;
  • Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Guia de Recolhimento (GRF);
  • Lei nº 14.601/2023 (Bolsa Família);
  • Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos;
  • Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
  • Sistema de pagamentos brasileiro;
  • Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque);
  • Saúde e bem-estar, ergonomia;
  • Negociação, escuta empática;
  • Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
  • Segmentação de mercado CRM;
  • Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
  • Gestão da qualidade em serviços;
  • Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque).

Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (5 questões)

  • Conhecimento de editor de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 365 – Word, Excel, PowerPoint e Outlook);
  • Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001:2022 e NBR ISO/IEC 27002:2022. Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios;
  • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas;
  • Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão;
  • Navegadores Web (Microsoft Edge versão 120 e Mozilla Firefox versão 122), busca e pesquisa na Web;
  • Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis;
  • Redes Sociais: X (ex-Twitter), Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram;
  • Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio;
  • Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo;
  • Ferramentas de produtividade e trabalho a distância: Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype;
  • Noções de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital. / 11.1 Noções de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing;
  • Noções de Transformação Digital;
  • Noções sobre Inovação;
  • Noções sobre Líderes Digitais;
  • Noções sobre Agilidade: o “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; o paradigma ágil; o manifesto ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital;
  • Noções sobre Open Finance;
  • Noções de Compliance; Noções de LGPD.

Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões)

  • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
  • Intraempreendedorismo;
  • Design Thinking, Design de Serviço;
  • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
  • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
  • Ciência de dados;
  • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
  • Pensamento computacional;
  • Análise de Negócios;
  • Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
  • Autodesenvolvimento;
  • Experiência do consumidor (Customer experience);
  • Inteligência emocional;
  • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS);
  • Objetivos-chaves para resultados;
  • Gestão do tempo e produtividade;
  • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
  • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

Atendimento Bancário (10 questões)

  • Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
  • Gestão da experiência do cliente;
  • Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas;
  • Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing;
  • Ética e conduta profissional em vendas;
  • Clientecentrismo;
  • Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação;
  • Atendimento qualificado por canais remotos;
  • Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação;
  • Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.949/21;
  • Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;
  • Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015;
  • Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada);
  • Autorregulação bancária: SARB nº 27/2023; Lei n° 10.741 de 2003 - Estatuto do Idoso com alterações da Lei n°14.423/2022, assim como a Lei nº 13.466/2017 (acima de 80 anos) e Lei 10.048/2000 e alterações da Lei nº 14.364/2022 (acompanhantes de pessoas idosas);
  • Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais;
  • Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - TÉCNICO BANCÁRIO NOVO TI

Tecnologia da Informação (30 questões)

  • Engenharia de software: processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; a linguagem UML: modelos e diagramas; padrões de projeto; engenharia de requisitos;
  • Estrutura de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays; ordenação (método da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); lista encadeada; pilha; fila; noções de árvore binária;
  • Linguagens de programação: linguagens orientadas a objeto e procedurais; Java SE 21; JEE 8, Microprofile, C# 12, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9 (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; Flutter; Swift, Cobol;
  • Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; arquitetura e padrões de projeto Java EE 8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP;
  • Teste e qualidade de software: controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática;Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes;
  • Bancos de dados: modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data;
  • Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps.
  • Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário;
  • Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (versões de 32 e de 64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS;
  • Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de migração de aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada;
  • Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas;
  • Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico;
  • Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: conceitos básicos e objetivos; disciplinas e formas de representação; níveis de capacidade e maturidade.
  • Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico. 15 - Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT 2019.

Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões)

  • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
  • Intraempreendedorismo;
  • Design Thinking, Design de Serviço;
  • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
  • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
  • Ciência de dados;
  • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
  • Pensamento computacional;
  • Análise de Negócios;
  • Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
  • Autodesenvolvimento;
  • Experiência do consumidor (Customer experience);
  • Inteligência emocional;
  • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS).
  • Objetivos-chaves para resultados (OKR);
  • Gestão do tempo e produtividade;
  • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
  • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

3. O que vai cair nas provas de nível superior? 

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa (10 questões)

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Argumentação e persuasão;
  • Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva;
  • Organização textual;
  • Coesão e coerência;
  • Tipologia textual;
  • Ortografia oficial;
  • Acentuação gráfica;
  • Emprego do sinal indicativo de crase;
  • Sintaxe da oração e do período;
  • Pontuação;
  • Concordância nominal e verbal;
  • Regência nominal e verbal;
  • Significação das palavras;
  • Colocação do pronome átono;
  • Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet);
  • Novo Acordo Ortográfico.

Língua Inglesa (5 questões)

  • Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

Conhecimentos e comportamentos digitais (5 questões)

  • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
  • Intraempreendedorismo;
  • 3 - Design Thinking, Design de Serviço;
  • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
  • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
  • Ciência de dados;
  • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
  • Pensamento computacional;
  • Análise de Negócios;
  • Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
  • Autodesenvolvimento;
  • Experiência do consumidor (Customer experience);
  • Inteligência emocional;
  • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS);
  • Objetivos-chaves para resultados (OKR);
  • Gestão do tempo e produtividade;
  • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
  • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

Comportamentos éticos e compliance (5 questões)

  • Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021;
  • Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
  • Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet);
  • Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021;
  • Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
  • Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações;
  • Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022;
  • Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet);
  • Boas práticas de governança corporativa.

Noções de Probabilidade e Estatística (5 questões)

  • Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas);
  • Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana;
  • Medidas de Posição: quartis e percentis;
  • Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação;
  • Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; função de probabilidade; espaços não equiprováveis; Teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial;
  • Correlação linear simples;
  • Inferência estatística: estimação pontual, métodos de estimação, propriedades dos estimadores, suficiência; Estimação intervalar: intervalos de confiança, intervalos de credibilidade; Testes de hipóteses; Análise de variância.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Saúde e Segurança no Trabalho (40 questões)

  • A Segurança e a Saúde no Trabalho nos diplomas legais vigentes no país;
  • Lei no 6.514 de 22 de dezembro de 1977, capítulo V - da Segurança e da Medicina do Trabalho;
  • Portaria no 3.214 de 8 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego e suas alterações posteriores;
  • Ênfase nas seguintes NRs: NR1, NR2, NR3, NR4, NR5, NR6, NR7, NR8, NR9, NR15 (anexos 1, 11, 13, 13A e 14), NR17 com foco na ergonomia no setor bancário (principais conceitos e abordagens da ergonomia), Conforto ambiental, Antropometria, Biomecânica, Estudo de postos de trabalho, Noções de atividade física e mental do trabalho, Elaboração de laudo ergonômico, NR18, NR23, NR24, NR26 e NR28;
  • Regime Geral da Previdência Social: Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991;
  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) através das Instruções Normativas pertinentes;
  • Investigação e análise dos acidentes de trabalho;
  • Conceito de acidentes de trabalho;
  • Medidas técnicas e administrativas de prevenção;
  • Métodos de investigação de acidentes;
  • Comunicação e registro de acidentes;
  • Custos dos acidentes de trabalho;
  • Taxas de Frequência e Gravidade dos acidentes de trabalho;
  • Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Prevenção e controle de riscos de acidente de trabalho;
  • Conceitos sobre perigo e risco;
  • Sistemas de prevenção e combate a incêndios (sistemas fixos e móveis), Propriedades físico-químicas do fogo, O incêndio e suas causas, Classes de incêndio, Métodos de extinção, Agentes e aparelhos extintores, Brigadas de incêndio, Planos de emergência e auxílio mútuo;
  • Primeiros socorros;
  • Órgãos e instituições relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, siglas e atribuições.
  • Doenças relacionadas ao trabalho;
  • Instrumentos e técnicas aplicadas na medição dos riscos ambientais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - MÉDICO DO TRABALHO

Conhecimentos Médicos Gerais (10 questões)

  • Bioestatística;
  • Epidemiologia, estudos epidemiológicos;
  • Promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Doenças cardiovasculares mais prevalentes;
  • Doenças infecciosas mais prevalentes e as de notificação compulsória;
  • Doenças do sistema digestório e órgãos acessórios mais prevalentes;
  • Agravos oftalmológicos mais prevalentes; distúrbios de acomodação e refração, discromatopsias, doenças infecciosas oculares;
  • Agravos otorrinolaringológicos mais prevalentes; perda auditiva; doenças infecciosas do ouvido externo, médio e interno;
  • Neoplasias mais frequentes na população geral;
  • Alergias e doenças do sistema imunológico;
  • Doenças mais prevalentes dos rins e trato geniturinário;
  • Doenças endocrinológicas mais prevalentes;
  • Distúrbios e agravos do sistema locomotor;
  • Doenças neurológicas mais prevalentes;
  • Transtornos da saúde mental (doenças psiquiátricas, distúrbios psiquiátricos do humor e transtornos de personalidade, distúrbios neuróticos);
  • Distúrbios nutricionais; obesidade, intolerância à glicose, dislipidemias;
  • Doenças dermatológicas (infecciosas e não infecciosas) mais frequentes;
  • Doenças hematológicas mais prevalentes;
  • Doenças hereditárias e noções de genética;
  • Medicina baseada em evidências.

Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador (15 questões)

  • Epidemiologia em saúde do trabalhador;
  • Noções de fisiologia do trabalho;
  • Doenças relacionadas ao trabalho causadas por agentes químicos, físicos e biológicos;
  • Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; diagnóstico diferencial das não relacionadas com o trabalho (reumatológicas, crônico-degenerativas, neurológicas);
  • Psicopatologia do trabalho (sofrimento psíquico, abuso de álcool e drogas, Síndrome de Burnout, assédio moral);
  • Agentes físicos e riscos à saúde;
  • Agentes químicos e riscos à saúde; noções de toxicologia;
  • Agentes biológicos e riscos à saúde;
  • Ergonomia: conceitos e princípios; carga de trabalho; organização do trabalho; trabalho sob pressão temporal; novas tecnologias, automação e riscos à saúde; análise ergonômica do posto de trabalho;
  • Agravos relacionados com a saúde no trabalho noturno e em turnos; noções de cronobiologia;
  • Acidentes do trabalho: definições e prevenção;
  • Avaliação e controle de riscos ligados ao ambiente de trabalho;
  • Acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas não transmissíveis no trabalho;
  • Avaliação de incapacidade laborativa e processos de reabilitação profissional;
  • Compatibilidade entre a deficiência física e a natureza das atividades a serem exercidas;
  • Saneamento Ambiental;
  • Segurança do trabalho;
  • Organização de serviços de saúde do trabalhador;
  • Instituições públicas que atuam na área de segurança e saúde do trabalhador: competências e ações;
  • Perícias em Medicina do Trabalho;
  • Metodologia de pesquisa.

Legislação Específica (10 questões)

  • Legislação relacionada à saúde e à segurança do trabalho, incluindo legislação acidentária e normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
  • Legislação brasileira vigente na esfera do trabalho, da saúde e da previdência social referente à atenção à saúde do trabalhador e os padrões clínicos, laboratoriais e limites de exposição adotados por agências estrangeiras e internacionais como a OSHA, NIOSH, ACGIH, EPA, entre outros critérios de avaliação de exposição a agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos perigosos para a saúde. Código Civil e CLT com foco na saúde do trabalhador;
  • Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/1978 (NR4, NR5, NR6, NR7, NR9, NR15 e NR17);
  • Normas que regem o Perfil Previdenciário Profissiográfico (PPP), através das Instruções Normativas pertinentes e atuais;
  • Normas técnicas do INSS, com ênfase em LER/DORT;
  • Decreto nº 3.048/1999;
  • Resoluções e pareceres das CFM/CRM pertinentes ao exercício da Medicina do Trabalho;
  • Decreto nº 3.298/1999 (portadores de necessidades especiais e sua inclusão no processo de trabalho);
  • Decreto 6042/2007 (NTEP, FAP), SAT, RAT, CNAE;
  • Previdência Social: funcionamento, legislação e conduta médico-pericial;
  • Conhecimento do Código de Ética Médica, pareceres e resoluções do CRM/CFM no que tange a interface com o exercício da medicina do trabalho e auditoria médica;
  • Noções sobre a tabela da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME.

Auditoria Médica e Plano de Saúde (5 questões)

  • Noções sobre o mercado de plano de saúde;
  • Modelos de plano de saúde e suas diferenças básicas;
  • Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), conhecimento da legislação que rege o seu exercício através de normatizações internas pertinentes;
  • Lei nº 9.656/1999: noções legais que regulamentam os planos de saúde;
  • Conhecimento de tabelas de procedimentos médicos, diárias e taxas, assim como de material e medicamentos especiais (BRASÍNDICE e SIMPRO);
  • Entendimento do papel da UNIDAS e entidades semelhantes na gestão dos planos de saúde;
  • Noções de técnicas de negociações entre tomadores e prestadores de serviço de saúde;
  • Noções de gestão de Plano de Saúde e de auditoria médica com foco nos modelos existentes (analítico, operacional, administrativo, técnico, entre outros);
  • Farmacoeconomia;
  • Gestão em saúde;
  • Incorporação de novas tecnologias em saúde;
  • ANVISA e suas interfaces com os planos de saúde;
  • SUS e sua relação com os planos de saúde;
  • Judicialização no Sistema Público e Privado de Saúde;
  • Resoluções Normativas da ANS (RN 310, 262, 264, 265, 259, 211, 261, 192, 240, 251, 239).
     

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