Topo

Truques simples para economizar energia na sua residência

Comente

Em época de crise é importante procurar soluções para economizar dinheiro. O gasto com energia sobe a cada dia no Brasil, dificilmente passa dois meses para não chegar uma notícia de um novo aumento na tarifa de energia elétrica. Estamos precisando cada vez mais da tecnologia e ela necessita de muita eletricidade.

Nesse artigo, você verá formas simples para economizar muito na sua conta de energia. Assim terá um fôlego a mais para a sua carteira no final do mês.

Use sempre o temporizador

As pessoas que são mais focadas no corte do consumo de energia nunca esquecem do temporizador. Com ele é possível programar para que o aparelho que você está usando desligue automaticamente depois de um determinado tempo. Essa funcionalidade é encontrada em vários aparelhos elétricos, tais como alguns aquecedores, ar-condicionado e TVs.

Usando esse modo, você não vai gastar nada quando não tem ninguém desfrutando da funcionalidade do aparelho.

Nunca deixe em modo espera

É comum para muita gente deixar os aparelhos que não está usando em modo espera. Dessa forma, ele continua a utilizar energia e a conta mensal a pagar vai aumentando e você não percebe. Se não for utilizar no momento, é melhor desligar o aparelho para liga-lo novamente quando for precisar.

Sempre fique de olho na sua TV, Computador, Notebook e muitos outros aparelhos para não deixa-los em modo espera.

Pesquise antes de comprar qualquer aparelho

Quando decidir comprar um novo aparelho, compre um com a tecnologia mais moderna. Isso porque os aparelhos mais antigos, além de serem menos eficientes, gastam muito mais energia do que os mais novos. Muitas vezes os equipamentos mais modernos precisam de um investimento maior, mas esse investimento vale a pena, o dinheiro que você vai economizar pode ser muito maior do que o seu gasto para adquirir um equipamento moderno.

No Brasil, os aparelhos tem um selo que mostra o nível de consumo de energia. O mais comum é o selo Procel de Economia de Energia, com ele é possível saber se esse aparelho consume muita ou pouca eletricidade. Sempre tenha preferência dos equipamentos com selo da Categoria A.

Economize com a sua TV

Como foi dito antes, você deve utilizar o temporizador para desligar a TV depois de um determinado tempo. Se estiver assistindo um filme e cair no sono, não irá continuar gastando energia, porque a própria televisão irá desligar automaticamente em um tempo de terminado.

Lembre-se de mudar o brilho da tela. As configurações de fábrica colocam o brilho da TV no máximo para que chame mais a atenção do comprador. Justamente por isso é indicado que coloque o brilho o mais baixo possível, os seus olhos e a sua carteira irão mostrar que vale a pena.

Use as lâmpadas com inteligência

Até por uma questão de segurança, não é aconselhável apagar as luzes da sua casa a noite. Mas, se no quarto não tem ninguém, não tem motivo para deixar a luz acesa. É possível notar que em alguns pontos da sua casa tem uma movimentação menor de pessoas, nesses locais você pode instalar um temporizador, desse modo as luzes só acenderão quando tiver alguém nesse ambiente.

Além disso, você adquirir lâmpadas com um baixo consumo de energia. A mais comum é a fluorescente. Se na sua residência ainda tem uma lâmpada incandescente, troque ela o mais rápido possível. Esse tipo de lâmpada tem um alto consumo de energia e gera muito calor no ambiente.

Se adapte ao ambiente para economizar

Existem várias formas de usar a natureza para dar um alívio nas suas contas. Se o seu quarto estiver muito quente, abra as janelas para entrar mais ventilação. Não precisa deixar as luzes acesas a todo tempo, abra as janelas e use a claridade do sol para iluminar o ambiente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: