Topo

Compostagem: aprenda como fazer em casa

Entenda como é possível dar um outro destino ao lixo orgânico produzido em casa.
Publicidade
Comente

A compostagem, que também pode ser conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico que acaba sendo produzido pelas pessoas no seu dia a dia, pode ser muito interessante para as pessoas que querem dar um outro destino para estes elementos no seu dia a dia, ajudando o meio ambiente de uma forma geral. Além disso, o resultado pode ser utilizado como adubo natural, inclusive como uma base muito interessante para determinadas atividades de agricultura, jardins e plantas.

Compostagem: aprenda como fazer em casa

O processo também contribui para a redução do aquecimento global. Só em 2015, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, foram geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos no Brasil, o que equivale a 88 mil toneladas de lixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

A produção de compostagem em casa acabou se tornando como uma das atividades que podem ser feitas por qualquer pessoa dentro de uma estratégia e de uma preocupação com o meio ambiente de uma forma geral. Isso faz com que a quantidade de lixo gerado e enviado para os locais públicos criados para este fim diminua, tendo um impacto muito interessante no meio ambiente como um todo.

Publicidade

Para começar a produção em casa, um dos primeiros passos é ter algo que e chamado de composteira, e que também pode ser feita em casa.

O que é uma composteira e como fazer?

A chamada composteira é basicamente um recipiente de decomposição, no qual as pessoas vão colocando os itens que normalmente formam o bolo conhecido como lixo orgânico. Uma das suas principais características é que eles acabam se decompondo mais rapidamente, e este recipiente acaba sendo uma espécie de ambiente controlado no qual acaba sendo possível deixar isso acontecer.

Mas nem todos os itens que normalmente são colocados no mesmo lixo orgânico podem acabar sendo colocados dentro de uma composteira para que este processo aconteça de uma forma mais natural. Dentre os que podem ser colocados no recipiente estão restos de alimentos talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café, por exemplo. Também é possível incluir folhas e grama fresca e alimentos cozidos em pequenas quantidades.

Publicidade

Para fazer uma compostagem, é possível seguir estes passos:

Comece fazendo um buraco na terra, que tenha aproximadamente 0,5 m² (ou o tamanho apropriado para armazenar a quantidade de lixo orgânico gerado pelos moradores) e 30 cm de profundidade. Utilize placas de madeira ao redor, nas paredes, ou então uma caixa sem fundo para evitar que essas partes acabem desabando;

Coloque os resíduos, mas se espalhar, até que seja preenchido todo o espaço que foi criado. Para evitar que o mal cheiro se espalhe pelo local, é recomendado sempre utilizar folhas secas e também ferragem, que devem ir sendo colocadas por cima do lixo orgânico, criando camadas;

Depois, a composteira deve ser tratada como se fosse um vaso de planta, sendo regada periodicamente. A umidade acaba se tornando uma aliada para que o processo de decomposição aconteça mais rapidamente. Mas é importante que as pessoas não deixem que fique acumulada uma grande quantidade de água;

De 15 em 15 dias, o ideal é fazer o processo de revirar o material para aerar a mistura. Isso faz com que mais ar entre nas camadas criadas de lixo, o que também acaba sendo fundamental para acelerar o processo de decomposição de uma forma geral;

Depois de algumas semanas, as pessoas poderão perceber que o resíduo vai se transformar em uma terra escura e fofa, que acaba sendo utilizada como adubo, uma vez que ela possui muitos nutrientes que ajudam no desenvolvimento de plantas e vegetais de uma forma geral.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: