Topo

6 filmes fundamentas para entender a Inteligência Artificial

Confira algumas produções que abordaram o tema nos seus diferentes aspectos.
Publicidade
Comente

Filmes que abordam as questões relacionadas a inteligência artificial surgem com uma certa frequência nas salas de cinema já há algumas décadas. Mas se antes que que se tinha era muito mais uma tentativa de projeção a partir das possibilidades, ainda muito vagas, do que de fato poderia acontecer a partir do momento em que as máquinas tivessem consciência e começassem a aprender de forma autônoma, hoje em dia as produções já acabam lidando com questões que se apresentam na realidade.

6 filmes fundamentas para entender a Inteligência Artificial

O assunto se tornou um dos mais comentados e importantes no mundo da tecnologia a partir de 2022, quando ferramentas como o ChatGPT acabaram se tornando mais populares e de fato chegando no dia a dia de usuários do mundo inteiro. E este primeiro impacto, com as possibilidades que a ferramenta acabou oferecendo, já assustou bastante a comunidade de uma forma geral, inclusive com manifestações públicas de especialistas no assunto indicando a necessidade de dar um passo atrás nas pesquisas.

Mesmo que a realidade de muitos filmes sobre IA ainda seja algo muito distante da realidade, pode ser que essas histórias tenham ficado um pouco mais próximas nos últimos anos. Confira alguns filmes muito interessantes para entender melhor o impacto da IA na vida das pessoas.

Ex-Machina

Publicidade

Mesmo que muitas pessoas reclamem não entender muito bem o que acontece no filme, inclusive gerando discussões entre os próprios fãs, ele aborda o tema da IA de uma forma muito interessante. Ele consegue levantar temas que realmente devem acabar impactando a vida das pessoas, como preconceitos, presunções, e dinâmicas que devem mudar de uma forma radical a partir do momento que essas tecnologias se estabelecerem.

Homem Bicentenário

Um filme que traz a estrutura de um grande conto que consegue abordar o tema das máquinas de uma forma muito mais humana. A questão principal que acaba sendo trazida ao longo durante a produção é a pergunta “onde está a linha entre a máquina e o humano”? A partir do momento que as máquinas acabarem se sentindo de fato como humanos, como fazer esse diferencial?

Exterminador do Futuro 2

Mesmo que seja visto muito mais como um filme de ação e de ficção que hoje pode parecer um pouco mais genérico do que no momento em que ele foi lançado para o mundo, fica complicado falar sobre IA nos cinemas sem mencionar Exterminador do Futuro, especialmente a 2ª parte da franquia. O roteiro deste filme específico acaba focando mais nas lições que os humanos podem acabar aprendendo a partir da relação entre as pessoas e as máquinas. Infelizmente a produção acaba sendo muito pessimista em relação ao que pode surgir deste tipo de situação.

Matrix

Publicidade

Mais uma produção que acabou se tornando uma das mais influentes do nosso tempo e que praticamente acabou redefinindo a forma como a ficção acaba sendo trabalhada a partir da ideia de uma possível tomada de poder das máquinas. E um dos pontos que acabou sendo estabelecido de uma forma mais popular a partir deste filme é a teoria da simulação, que acaba sendo muito popular em determinados círculos e que poderia surgir a partir do momento que as máquinas assumissem o controle.

Her

Talvez o filme que mais se aproxime da relação que as pessoas podem acabar construindo nos dias de hoje com as ferramentas de IA que já estão disponíveis no dia a dia das pessoas. Ela acompanha a forma como um ser humano se relaciona e conecta com sua assistente virtual, que nada mais é do que uma voz em seus dispositivos eletrônicos, com uma conclusão muito interessante.

Eu, Robô

Filme que teve seu roteiro diretamente adaptado a partir da obra de um dos escritores mais importantes do gênero, Isaac Asimov. O longa é ambientado no ano que agora não parece tão distante, que é 2035. A história acompanha uma sociedade que acabou criando uma série de modelos de robôs inteligentes que servem as pessoas das mais variadas formas. Mas a relação muda quando um crime acaba sendo cometido e um dos principais suspeitos é justamente um robô, cujo código básico proíbe que ele tenha qualquer tipo de atitude violenta contra os humanos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: