Topo

Como fazer um terrário em casa

Saiba como criar um pequeno ecossistema em um espaço pequeno e cheio de possibilidades.
Publicidade
Comente

Mesmo que as pessoas, na sua grande maioria, acabem procurando as grandes cidades para viver nos dias de hoje, em virtude das grandes facilidades e também das oportunidades que estes locais acabam oferecendo, ainda existe uma grande necessidade que as pessoas acabam tendo de ter um maior contato com a natureza.

Como fazer um terrário em casa

Não é a toa que muitas delas, sempre que acabam encontrando uma brecha na sua rotina do dia a dia, costumam procurar os locais que forneçam este contato, seja uma praia, um campo ou algo parecido. E mesmo para os dias mais corridos na cidade muitas tentam levar um pouco do verde e do natural para dentro da sua casa ou do apartamento.

Diante desta necessidade, ter um jardim em casa sempre pode ser considerado como algo interessante. Mas um jardim completo exige que as pessoas tenham um pouco mais de espaço disponível, o que nem sempre é possível, especialmente para quem mora em apartamentos. Mas um terrário pode ser uma alternativa muito interessante para quem realmente busca este verde adicional dentro de casa.

O que é um terrário?

Publicidade

Basicamente um terrário é a recriação de um pequeno, mas completo, ecossistema em um recipiente pequeno, como um vaso ou um pote de vidro, de madeira, acrílico ou PVC. Ele pode ser considerado como um ecossistema fechado e que consegue se manter em equilíbrio, o que faz com que as plantas consigam crescer, se nutrir e fazer a fotossíntese, ou seja, tudo o que é preciso para que elas continuem crescendo e se multiplicando.

O grande segredo para que um terrário realmente aconteça e dê certo é conseguir criar as condições ambientes que sejam necessárias e possíveis para reproduzir a vida vegetal, como se fossem pequenas estufas que conseguem recriar condições que são consideradas importantes para o desenvolvimento da vida, como umidade e temperatura.

Por que ter um terrário em casa?

São diversos os benefícios que podem ser encontrados ao se manter um terrário dentro de casa. Um dos mais interessantes é para conseguir deixar a casa mais bonita e também mais moderna. Além disso, fornece este contato com o verde e com a vida de um modo geral, em um ambiente que é relativamente simples de ser cuidado e com uma baixa manutenção. Ou seja, pode ser apenas um passatempo interessante para quem está buscando por coisas novas.

Publicidade

A manutenção vai acabar dependendo muito do que será plantado no terrário. Por exemplo, se for um aberto com plantas do tipo suculentas, isso significa que a pessoa não vai precisar se preocupar nem em regar ele todos os dias. Já se for um ecossistema fechado, caso as pessoas tenham feito corretamente, ele vai precisar de menos manutenção ainda.

O que pode ser plantado em um terrário?

O ideal sempre é escolher aquelas plantas que exijam uma manutenção menos trabalhosa. Além disso, também é importante pensar no visual destas plantas, já que um dos principais objetivos de um terrário é realmente deixar a casa mais bonita.

Espécies como suculentas e cactos acabam sendo as mais escolhidas pelas pessoas que desejam criar um terrário. Mas qualquer planta que seja de sombra e de pequeno porte acaba sendo interessantes para estes espaços, tais como fitônia, peperomia, pilea, jiboia, planta confete, mini orquídea, bromélia, musgos, hera, unha de gato, samambaia de botão, dentre outros.

Como fazer um terrário

  • Comece escolhendo um recipiente, sendo que o ideal seja um de vidro e tenha um tamanho médio;
  • No fundo, comece colocando dois dedos de pedriscos que pode ser, por exemplo, cascalhos mineiros;
  • Misture duas partes de terra para uma de areia e coloque este combinado por cima dos pedriscos, com uma camada de cerca de três dedos de espessura;
  • Com a ajuda de uma pazinha, plante as espécies escolhidas, como se estivesse plantando em um solo convencional. Defina as posições antes de plantar, para que elas tenham o espaço adequado para conseguirem se desenvolver. O ideal é utilizar plantas já maduras;
  • Escolha alguns adereços decorativos para tornar o seu terrário ainda mais bonito;
  • Finalize espalhando pedriscos de dolomita pelas laterais e também entre as plantas.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: