Topo

Como fazer para ter temperos frescos morando em apartamento?

Algumas dicas para quem deseja manter plantações simples em espaços pequenos.
Publicidade
Comente

Ter temperinhos frescos disponíveis para o preparo das refeições pode acabar fazendo toda a diferença no sabor final. Afinal de contas, eles acabam tendo um sabor completamente diferente dos temperos sexos e processados, que normalmente são encontrados nos mercados e acabam sendo utilizados pela sua praticidade. 

Como fazer para ter temperos frescos morando em apartamento?

Para ter estas plantações de comestíveis, as pessoas precisam criar uma horta no local onde elas moram. Muitos acreditam ainda que isso depende de um grande espaço ou ainda de uma área externa. Mas existem diversas hortas que podem ser feitas dentro dos apartamentos, em áreas menores e fechadas. 

É claro que este espaço vai acabar limitando a variedade e, principalmente, a quantidade de temperos que estarão disponíveis. Por isso, pode ser interessante para as pessoas fazer determinadas escolhas, sempre com o objetivo de priorizar determinados temperos, como é o caso daqueles frescos que normalmente não são encontrados perto da sua casa, por exemplo. 

Publicidade

Aprenda a fazer uma horta no seu apartamento, focada em temperinhos.

Escolha um local com raios de sol

Antes de mais nada, será preciso procurar dentro do apartamento um local que pegue sol direto ou indireto pelo menos em uma determinada hora do dia. O recomendado é que a horta seja sempre montada próxima de uma janela pela qual entrem raios de sol pelo menos ao longo de 4 horas por dia. Caso a pessoa tenha uma varanda ou uma sacada, pode ser um local interessante. 

Cuidados na escolha dos vasos

Existem diferentes vasos que podem ser encontrados no mercado para este tipo de plantio, inclusive com diversos tutoriais que ensinam como faze estes vasos disponíveis na internet. Mas é importante que eles tenham algumas características, começando pela presença de furos, para que a água irrigada possa acabar escorrendo. 

Publicidade

Além disso, estes vasos também devem ter uma certa profundidade, para que as raízes dos temperos consigam crescer. De acordo com os especialistas, este espaço deve ter entre 7 e 15 centímetros de profundidade para essas ervas e temperos mais simples e que possuem um tamanho menor. 

Compre uma terra de qualidade

A terra que será utilizada pra o plantio também é muito importante, e pode até mesmo definir o sucesso ou o fracasso do crescimento de um determinado tempero ou de uma determinada erva. Essas plantas precisam ter uma base rica em nutrientes para que elas consigam se desenvolver, e estes nutrientes acabam sendo retirados justamente do solo. Neste caso, da terra. 

A ideia é que a terra escolhida para o plantio consiga recriar as condições próximas que estas ervas ou temperos encontrariam na natureza. Hoje em dia existem terras específicas para este tipo de plantio que podem ser encontradas em lojas especializadas. 

Inicie a plantação a partir de brotos ou sementes

Para que as pessoas consigam ter uma maior chance de sucesso na sua horta, é muito interessante que elas iniciem o processo de produção sempre pelos brotos ou pelas sementes. 

No caso dos brotos, o plantio deve ser feito com um certo cuidado, pois a pessoa não pode danificar as raízes. A dica é sempre fazer buracos maiores na terra antes de transplantar os brotos. Depois disso, é preciso pressionar um pouco o substrato que se encontra ao redor da planta, e depois molhar com água. 

Cuidado com a quantidade de água

Falando em água, a quantidade que será utilizada no momento do plantio também é muito importante e pode definir ou não o sucesso do desenvolvimento daquela erva ou do tempero. Algumas exigem uma quantidade maior, enquanto que outras se desenvolvem com uma quantidade pequena de água. O ideal é fazer uma pesquisa para entender qual cenário melhor se aplica para a plantação que está sendo feita. 

Adube 

O processo de adubação também é muito importante. Na natureza, isso geralmente acontece de forma natural, a partir dos componentes que são encontrados na natureza. Mas, no caso de uma plantação sendo feita dentro de um apartamento, cabe a pessoa promover este processo para garantir a continuidade do fornecimento de nutrientes para as plantas. 

Hoje em dia, além do adubo natural que pode ser feito, também existem compostos prontos para o plantio que acabam fazendo com que o processo de manutenção da horta se torne mais fácil e prático. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: