Passado o carnaval, muitas pessoas já começam a se preparar para o próximo grande feriado, que é o de Páscoa, começando pela sexta-feira santa. Ambos são momentos que acabam sendo decididos a partir de um calendário que leva em consideração datas importantes para a religião católica, mas que acaba, de alguma forma, afetando todas as pessoas que moram no país.
A data celebra o episódio marcante da Bíblia que é considerado como a base da religião cristã, a morte de Jesus Cristo, e a sua posterior ressurreição depois de três dias. Mas atualmente, o que realmente acaba marcando esse feriado do ponto de vista comercial é a tradição de presentear as pessoas com os chamados Ovos de Páscoa, que consequentemente acabaram criando o grande momento para a venda de chocolates de uma forma geral.
E todo mundo que está acostumado a fazer as compras destes itens sabem que os valores dos Ovos de Páscoa acabam sendo bastante elevados, especialmente quando são levados em consideração os seus tamanhos e pessoa. A quantidade de chocolate que, de fato, acaba sendo encontrada no ovo acaba sendo muito pequena quando comparada ao seu preço.
Diante deste cenário, acabou surgindo uma outra tradição no Brasil que são as pessoas que produzem os seus próprios presentes de chocolate, seja para distribuir para parentes e amigos mais próximos, ou seja para as pessoas que desejam vender essas opções caseiras e garantir uma renda extra.
Confira algumas dicas para quem presente fazer Ovos de Páscoa em casa:
Invista nas formas
Antes de mais nada, é preciso investir nas formas que serão utilizadas para produzir os Ovos de Páscoa. Elas que vão acabar garantindo que as pessoas criem o chocolate na forma tradicional dos ovos, mas também podem ser encontradas para produção de outros formatos de chocolate.
De uma forma geral, para as pessoas que estão começando e que desejam iniciar a produção dos ovos pelo básico, o indicado é adquirir as formas que permitem a criação dos ovos de 250g. Elas geralmente são compostas por três partes, que podem ser encontradas tanto distintas quanto em conjunto no mercado: a forma, a peça de silicone e a base.
Compre o tipo de chocolate
Outro ponto de atenção para quem vai iniciar a produção de Ovos de Páscoa caseiros é o tipo de chocolate que será utilizado para a base. No momento da compra, que geralmente é feita em barras de 1kg, o mais indicado acaba sendo o fracionado, que já chega “fracionado”. Ele vai ajudar a economizar tempo durante o preparo, ao mesmo tempo que também a caba fazendo com que a produção fique mais fácil.
Utilize o micro-ondas
Muitas pessoas que começam a trabalhar com o chocolate acabam tendo medo de utilizar o micro-ondas, optando pro fazer o derretimento no fogo. Mas além de exigir mais tempo, esse preparo também acaba trazendo mais gastos, quando levado em consideração o valor do gás. Por isso, o eletrodoméstico acaba sendo o mais indicado, mas as pessoas precisam apenas tomar alguns cuidados.
O recomendado é ajustar a potência do micro-ondas na potência 50W e adicionar 250g de cada vez em um recipiente, aquecendo de 30 em 30 segundos. Desta forma será mais difícil deixar o chocolate queimar, sempre obedecendo o tempo e as quantidades e sempre mexendo bem o chocolate na medida em que ele for derretendo.
Utilize a balança
A preparação de doces, de uma forma geral, exige alguns cuidados, especialmente de quem está começando. As quantidades dos ingredientes acabam sendo muito importantes para que as pessoas consigam chegar nos resultados esperados. E com o chocolate não é diferente. É muito importante que as pessoas fiquem de olho nas quantidades indicadas.
Caso a pessoa resolva trabalhar com porções que não estão particionadas, o ideal é investir em uma balança de cozinha para ir pesando as quantidades de chocolates que vão sendo incluídas na receita.
Respeite o tempo de descanso
Para fazer os recheios dos ovos, as massas que são feitas acabam variando de acordo com os ingredientes utilizados. Mas, na grande maioria dos casos, eles precisam descansar antes que sejam aplicados no ovo. O tempo médio é de seis horas, para que os açúcares, amidos e gorduras se assentem na receita. Durante este período, a massa deve ficar na geladeira, mas sempre com uma película de plástico para evitar a cristalização.
Comentários (0) Postar um Comentário