Topo

Como fazer amigos depois dos 40 anos de idade?

Confira algumas dicas para continuar fazendo amizades mesmo depois de adulto.
Publicidade
Comente

Nos primeiros anos de vida as pessoas costumam ter mais facilidade para fazer amizades. E isso continua valendo geralmente até a metade da 2ª década de vida, quando as pessoas passam pela fase de criança, adolescente e jovem adultos. Mas, a partir deste momento, a grande maioria das pessoas acabam tendo mais dificuldades para conseguir conhecer novas pessoas e estabelecer relacionamentos de confiança na base da amizade.

Como fazer amigos depois dos 40 anos de idade?

De acordo com os especialistas, essa facilidade se dá pelos mais variados motivos, começando pelo fato da forma como a nossa sociedade acaba sendo organizado. Quando somos crianças e adolescentes, geralmente os assuntos acabam sendo de interesse comum, e os ambientes frequentados também acabam tendo pessoas que pensam mais ou menos da mesma forma ou que possuem gostos que acabam sendo compatíveis.

Mas, na medida em que as pessoas acabam tomando suas escolhas e seguindo caminhos que se diferenciam umas das outras, durante a fase adulta, acaba existindo uma maior dificuldade para conseguir estabelecer esses laços de amizade. De acordo com os especialistas, uma das principais explicações é a resistência que a experiencia de vida acaba trazendo para todos.

Publicidade

De uma forma geral, os psicólogos explicam que as pessoas, como adultas, acabam se tornando menos dispostas a se abrir para confiar naquilo que não se conhece e que passa a ser considerado como um território que vai precisar ser explorado para se tornar conhecido. Além disso, existe um forte peso das experiências que as pessoas vão acumulando ao longo da sua vida e que podem pesar no momento do contato com outras pessoas.

Soma-se isso também as questões relacionadas a falta de conhecimento que as pessoas acabam tendo de si mesmas, algo que muitos adultos acabam realmente tendo uma grande dificuldade. É muito importante que os adultos realmente tenham consciência daquilo que eles gostam e daquilo que eles não gostam, o que ajuda a encontrar outras pessoas que tenham gostos semelhantes.

Dicas para fazer amizades depois de adulto

Utilize o poder da tecnologia

Antes de mais nada, as pessoas, nos dias de hoje, contam com uma série de ferramentas tecnológicas que podem ajudar a encontrar e estabelecer, pelo menos em um primeiro momento, o contato com outras pessoas que tenham perfis e gostos semelhantes. Existem aplicativos específicos para este tipo de finalidade, mas as próprias redes sociais também podem ser utilizadas para esta finalidade.

Publicidade

Contudo, especificamente falando do contato pela internet, é muito importante que as pessoas tomem alguns cuidados. Antes de mais nada, é importante respeitar a privacidade das pessoas. Além disso, também é importante ter foco e real conhecimento do que está sendo procurado, já que nem sempre este contato online pode acabar sendo interpretado apenas na questão da amizade.

Invista no autoconhecimento

Também é importante que, depois de adultos, as pessoas realmente invistam tempo e, caso necessário, dinheiro, para entender quem ela realmente é. O autoconhecimento pode ajudar nos mais variados aspectos da vida de uma pessoa, incluindo no relacionamento com outras pessoas.

Caso a pessoa tenha dificuldades em fazer isso sozinha, é sempre recomendado procurar um profissional que possa ser um condutor neste processo. Os psicólogos são treinados para justamente ajudar as pessoas neste aspecto, identificando realmente seus gostos e ajudando a entender também melhor aspectos da sua personalidade e o que elas realmente buscam no contato com outras pessoas.

Estabeleça conexões com os colegas de trabalho

O ambiente de trabalho é realmente um local complicado para o desenvolvimento de determinados tipos de relacionamentos. Afinal de contas, acabam sendo colocadas em um mesmo lugar pessoas que podem ser completamente diferentes entre sí. Também acabam pesando os relacionamentos profissionais em sí, como as diferenças de cargos, ambições, etc.

Mesmo assim, este acaba sendo um ambiente rico para conhecer novas pessoas. Para isso, é importante estar aberto e realmente conhecer sues colegas de trabalho. Mas é importante conhecer as pessoas não apenas dentro daquele ambiente, mas também fora, na sua vida pessoal.

Faça coisas além do trabalho

É muito comum que as pessoas, quando chegam na vida adulta, realmente acabem mergulhando em uma rotina de trabalho e deixem de fazer outras coisas. Adotar alguns hobbies é muito interessante e pode ajudar a encontrar as pessoas que tenham gostos semelhantes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: