Topo

10 filmes memoráveis de Tim Burton que todo fã deveria assistir

Comente

Na última quinta-feira, 29, entrou em cartaz nos cinemas brasileiros o mais novo filme de Tim Burton: “O Lar das Crianças Peculiares”. Trata-se de uma adaptação do livro “Miss Peregrines Home for Peculiar Children”, ou em português, “O Orfanato da Srtª Peregrine Para Crianças Peculiares”.

Depois de amargar uma sequência de filmes que não fez jus à qualidade que o credenciou como um dos melhores diretores de cinema das últimas décadas, Tim Burton tem a chance de resgatar o prestígio – nem tão defasado assim – com a crítica e os fãs de modo geral.

Agora, independente do resultado, o fato é que, em seus 58 anos de vida até aqui, o cineasta já esteve à frente de muitos filmes memoráveis, que aliás, merecem ser assistidos pelo menos uma vez por todo fã da sétima arte.

E aproveitando o clima de estreia do novo filme do diretor, portanto, resolvemos relembrar a seguir alguns de seus melhores filmes, os quais você confere logo a seguir.

Veja 10 dos melhores filmes de Tim Burton

Batman

https://youtu.be/VRqa47-jv0M

Muito antes da atual “febre” de filmes de super-heróis, Tim Burton já levava às telonas a história daquele que talvez seja o mais icônico personagem dos quadrinhos, ou seja, o Batman. E o longa que levava o nome do herói, foi um dos grandes responsáveis pela ascensão desse subgênero em Hollywood.

Com uma boa direção e o clima sombrio digno do personagem, a obra se tornou um grande sucesso, com destaque para a boa atuação de Jack Nicholson na pele do emblemático Coringa. Isso sem contar com a inesquecível presença da frase “I’m Batman”.

Batman – O Retorno

https://youtu.be/sPacWqDPDBY

E Tim Burton também foi responsável pela primeira sequência da história do “Homem Morcego” nas telonas. Novamente, não decepcionou. Em “Batman – O Retorno” ele adicionou tons ainda mais sombrios, mesclando cenários entre o infantil e o fantasmagórico, o que diga-se, sempre foi uma de suas especialidades.

O resultado foi um filme divertido e enigmático, na mesma proporção, com destaque para um Pinguim que levava mais que qualquer outro detalhe da obra, a incontestável assinatura de Tim Burton.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

https://youtu.be/jx-mflbIpFc

Aqui temos um filme onde Tim Burton mais uma vez consegue inserir elementos sombrios mesclando aspectos infantis e uma espécie de terror gótico. Entre as características que evidenciam o trabalho do cineasta na obra, estão as árvores retorcidas e a sempre marcante fotografia gélida.

O resultado é que, por mais que o filme seja uma fantasia mais orientada ao horror, nem mesmo a imagem do cavaleiro cortando as cabeças pode ser considerada algo assustador, o que evidencia a sutileza com que Tim Burton trata a obscuridade em suas obras.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

https://youtu.be/rAb27M9brU4

Esse é um filme que se aproxima bastante do terror propriamente dito, mas ainda assim traz as sutilezas de Tim Burton. Apesar de trazer algumas cenas que podem incomodar os estômagos mais sensíveis, o filme se foca mesmo é no mistério, que dá o tom da obra junto da trilha sonora.

A fotografia em tons escuros, naturalmente, também tem presença garantida, assim como Johnny Depp, quase sempre presente nos trabalhos do diretor.

Leia também:

A Fantástica Fábrica de Chocolates

https://youtu.be/hFuIjJiyTmo

Aqui temos um remake do filme homônimo de 1971. Dessa vez, coube a Tim Burton a missão de apresentar uma nova roupagem para a icônica história dos anos 70, e ele não decepcionou. O papel do emblemático Willy Wonka nessa versão, foi interpretado, veja só, por Johnny Depp – que surpresa, hein?!

O protagonista ganha um figurino mais extravagante que o da versão original, e sua imagem é andrógena e misteriosa, não dá muistas pistas sobre quais são seus reais objetivos. No fim das contas, ainda que de forma diferente, Burton consegue reproduzir o mesmo efeito do primeiro Willy Wonka.

Planeta dos Macacos

https://youtu.be/wdP3C0sqMW4

Considerado um clássico da ficção científica, “Planeta dos Macacos” foi outro filme que ganhou uma releitura pelas mãos de Tim Burton. Com sua própria visão sobre a história, ele apresenta o que talvez seja o seu remake mais bem-sucedido da carreira.

Trata-se de um trabalho sombrio onde ele mostra o terror de viver em uma terra com polos invertidos, construindo assim uma homenagem memorável à obra original. E sem Johnny Depp.

Os Fantasmas Se Divertem

https://youtu.be/50d2-UBB1Nw

Mais puxado pra comédia que qualquer outro filme dessa lista, “Os Fantasmas Se Divertem” foi também a primeira obra de sucesso de Tim Burton. O trabalho é pautado pelo bom humor, e mistura de delírios e boa estética que se tornariam marca registrada do cineasta.

A obra carrega consigo a leveza de quem está dando os seus primeiros passos e ainda não tem um nome a zelar. As coisas fluem com grande naturalidade, trazendo piadas ágeis, boas músicas e uma maquiagem emblemática, especialmente em se tratando de Michael Keaton.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

https://youtu.be/0wgsKLeC81Y

Apontado por muitos como uma das obras-primas de Tim Burton, o filme “Peixe Grande e Suas Histórias” faz por merecer tal alcunha. O filme mescla humor, drama e a presença de personagens incríveis, sem contar é claro, com o visual característico dos trabalhos do cineasta.

No longa, a realidade e a fantasia caminham de mãos dadas, em uma história incrível que trata da relação entre pai e filho. Filme indispensável não só aos fãs do diretor, mas também a todo entusiasta da sétima arte.

Edward Mãos de Tesoura

https://youtu.be/M94yyfWy-KI

E o que dizer desse clássico das tardes da TV aberta? “Edward Mãos de Tesoura” é mais um filme que entra pra lista de obras-primas de Tim Burton com todos os méritos. O destaque começa pelo personagem, Edward, que é apontado como o melhor personagem já visto em um filme do diretor.

Seu trabalho nesse filme traz o papel de uma figura atormentada capaz de causar medo e encantamento na mesma proporção. E o ator responsável por interpretar o personagem? Ele, Johnny Depp. Um filme que vale o tempo de qualquer cinéfilo que se preza.

A Noiva-Cadáver

https://youtu.be/_tpLNUI9rQU

E por fim temos aqui o filme que faz valer mais uma vez a maestria de Tim Burton, e nem mesmo o fato de ser uma animação em stop-motion, tira dele os traços do cineasta. Trata-se de uma obra que transpira emoção e que mais uma vez, traz à tona um personagem marcante, que pra variar, não se adapta à sociedade.

O protagonismo fica por conta da noiva-cadáver e um sujeito estranho, cuja voz é dublada por… bem, você sabe, Johnny Depp. Entre os destaques, está o incrível visual e o tom profundo nem sempre característico das obras de animação.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: