Topo

Corsa faz 30 anos: relembre a história do carro

Modelo acabou se tornando um dos mais populares do país.
Publicidade
Comente

O Corsa é um daqueles modelos de carros que acabaram se tornando icônicos. Muitas pessoas que nunca tiveram um contato mais próximo com estre veiculo acabam conhecendo pelo menos alguém que teve ou que ainda possui um “corsinha” circulando por aí. E isso demonstra a força que essa marca teve no segmento, com foco não apenas na qualidade mas também na durabilidade do modelo de uma forma geral.

Corsa faz 30 anos: relembre a história do carro

Neste ano de 2024 o carro completa uma importante marca: 30 anos de história no nosso país. Mesmo que ele não seja encontrado como um carro novo disponível nas concessionárias, é grande a quantidade de Corsas que são encontrados nos mais variados anúncios de vendas de veículos seminovos.

Relembre a história deste famoso carro:

O começo de tudo

Publicidade

No ano de 1994 aconteceram diversas coisas que acabaram ficando na memória das pessoas que viveram aquela época. Um dos acontecimentos maios tristes, mas que acabou marcando a vida de uma geração inteira, foi a morte prematura de Ayrton Senna, que na época era considerado como o maior atleta brasileiro e que fez todo mundo gostar de Fórmula 1.

Já outro acontecimento relacionado ao mundo esportivo, mas que acaba trazendo memórias mais alegres para as pessoas, é o título conquistado pela seleção de futebol brasileira na Copa do Mundo, se tornando o único país a ser tetracampeão. E neste mesmo ano os brasileiros acabaram tendo acesso as primeiras unidades do Corsa, novo veículo que estava sendo lançado e que começava a conquistar os brasileiros como mais uma opção de carro popular. 

Na época, este lançamento não era exclusivo do mercado brasileiro, mesmo que ao longo do tempo realmente tenha se tornado reconhecido justamente como um veículo que realmente acaba tendo uma cara nacional. Na verdade, antes dele ser lançado no país, o Corsa já tinha cerca de um ano de existência na Europa.

Substituto

Publicidade

Na ocasião do seu lançamento, o Corsa tinha como principal objetivo substituir um outro modelo de veículo que tinha se tornado icônico, o Chevette. Para isso, em um primeiro momento o Corsa tinha um conjunto mecânico muito parecido com o modelo anterior, mas com alguns avanços importantes, sendo equipado com motor 1.0 à gasolina de 50 cv e injeção monoponto.

Para ter uma ideia da inovação que o carro trazia para o mercado brasileiro de uma forma geral, o Corsa acabou se tornando o primeiro modelo 1.0 do país a ter a injeção de combustível, o que acabou se tornando posteriormente o padrão da indústria de uma forma geral. 

Tudo isso fazia parte do apelo comercial do que o carro fazia e que realmente fez com que as pessoas acabassem correndo para as concessionárias em busca do seu Corsa. O sucesso de vendas foi tanto que os executivos da marca foram a público pedir para os clientes esperarem a estabilização da produção para procurar pelo modelo, visando evitar que as concessionárias cobrassem ágio.

Novas versões

A partir do seu lançamento, o Corsa acabou ganhando uma série de outras versões chegando ao mercado. Em julho do mesmo ano, por exemplo, o Corsa ganhou uma opção GL com motor 1.4 de 60 cv enquanto em outubro, foi a vez da esportiva GSI de 108 cv, que estreou no Salão do Automóvel de 1994 , disputando espaço e atenção com Jaguar XJ 220 , Ford Mustang e até Dodge Viper .

A edição esportiva GSi, trazia o motor 1.6 16V de 108 cv, era importada da Hungria, e chegava para disputar espaço com Fiat Uno Turbo  e o Volkswagen Gol GTI (ainda o “ quadrado ”), o GSI trazia freios a disco ventilados e freios ABS, além do visual mais invocado.

E a família foi crescendo ao longo dos meses. No ano de 1995 a concessionária foi lançando no mercado as verões picape , sedã e hatchback de quatro portas. Além das novas opções de carroceria, também foram sendo lançados no mercado novas opções de conjunto mecânico, como o motor 1.6 de 92 cv.

Fim da linha

A partir do ano de 2012, o nome Corsa, junto com alguns outros que eram utilizados pela montadora, acabaram deixando de ser utilizados pela Chevrolet, em virtude de uma disputa comercial. O modelo também foi sendo descontinuado em países como o Brasil, mas atualmente ainda pode ser encontrado na Europa.
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: