Topo

Como economizar no pagamento do IPVA? Confira dicas.

Imposto obrigatório oferece algumas oportunidades para alguns descontos e abatimentos.
Publicidade
Comente

O final do ano é o momento em que chegam os boletos de alguns impostos importantes na vida dos brasileiros, como o IPVA. Esse é um tributo estadual que é cobrado de todas as pessoas que possuem veículos em seu nome. O dinheiro arrecadado deveria ser destinado aos cuidados e ao processo de administração dos recursos e da estrutura utilizada para garantir que o trânsito funcione dentro de um determinado perímetro.

Como economizar no pagamento do IPVA? Confira dicas.
Créditos: Divulgação

O pagamento desse imposto é obrigatório para a grande maioria dos veículos, salvo algumas exceções que estão previstas em lei, incluindo pessoas idosas, aquelas que possuem algumas condições de saúde e também os donos de carros que já estão circulando há alguns anos, variando entre 15 e 20, de acordo com as regras definidas no estado.

O valor do imposto é calculado a partir do valor da tabela FIPE do modelo do veículo em questão, que leva em consideração suas características, incluindo ano de lançamento, marca, modelo, etc. A partir desse valor acaba sendo aplicada uma determinada alíquota, definida pelo governo do estado. Os contribuintes normalmente podem optar pelo pagamento à vista ou fazer o parcelamento do tributo, de acordo com algumas opções que são oferecidas pelo governo.

Publicidade

Para as pessoas que desejam buscar por algumas oportunidades com o objetivo de economizar no pagamento desse imposto, existem algumas dicas e estratégias que podem ajudar.

1 – Não atrase os pagamentos

Antes de mais nada, algo que acaba sendo muito importante é evitar atrasar esses pagamentos de impostos que são obrigatórios, como o IPVA. Isso causa uma série de transtornos para os motoristas e para os donos de veículos, que correm o risco de ter seu carro ou moto apreendidos caso estejam rodando sem os documentos que comprovem o pagamento desse imposto.

Além disso, a partir do momento que os contribuintes atrasam o pagamento desse imposto, eles terão que pagar o valor acrescido de multas e juros por atraso. Por isso, é muito importante atentar às datas definidas nos boletos para evitar que esses valores se tornem muito mais altos.

2 – Tente sempre pagar à vista

Publicidade

Sabemos que a situação financeira dos contribuintes nem sempre permite que esse pagamento seja feito à vista, ainda mais quando as pessoas acabam tendo que pagar outros impostos que são cobrados no mesmo período, como o IPTU. Mas, como é um pagamento inevitável, é melhor se programar para fazer esses pagamentos sempre à vista, de preferência guardando dinheiro ao longo do ano.

Na grande maioria dos casos os governos dos estados oferecem um bom desconto para os pagamentos que são feitos à vista.

3 – Não use o cartão de crédito para esses pagamentos

O cartão de crédito acabou sendo adotado, em um primeiro momento, por determinadas empresas privadas que oferecem uma espécie de linha de crédito, permitindo que as pessoas paguem o IPVA e parcelem esse valor no cartão de crédito. Normalmente existe uma vantagem nesse tipo de pagamento, que é justamente parcelar em um número maior de vezes. Mas isso tem um preço.

Essas empresas cobram juros, que vão aumentando na medida em que os contribuintes optam por parcelamentos em mais tempo. O ideal é utilizar essa opção no último dos casos. Alguns governos também fazem parceria com algumas dessas empresas para permitir o pagamento via cartão de crédito, mas essa opção normalmente também inclui o acréscimo de juros.

4 – Cuidado para não cair em golpes

Uma forma de economizar é justamente tomar todos os cuidados para ter certeza de que o pagamento realizado para a quitação desse imposto de fato seja creditado na conta do governo do estado. Por isso, é muito importante tomar todos os cuidados para evitar cair em golpes, que existem em um grande número nessa época do ano.

São os mais variados tipos de golpes que podem ser encontrados, incluindo o mais comum, que é a emissão de boletos falsos de pagamento. Esses documentos simulam o boleto oficial, mas acabam direcionando o dinheiro para uma conta completamente diferente. É muito importante tomar todos os cuidados para realizar o pagamento corretamente.

5 – Evite comprar carro no final do ano

O final do ano costuma ser um período de maior volume de vendas dos mais variados tipos de bens, incluindo o carro. Afinal de contas, o 13º salário pode acabar sendo uma oportunidade muito interessante de entrada financeira para que as pessoas consigam dar uma boa entrada para o pagamento do seu imposto, por exemplo.

Mas ao comprar o carro no final do ano, é muito grande a chance de ter que fazer o pagamento do imposto daquele ano, especialmente se for um veículo seminovo. Por isso, pode ser mais interessante esperar um pouco, ou então procurar pelas empresas que incluem o pagamento do IPVA no pacote.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: