Topo

6 estratégias para economizar dinheiro com o carro

3.00 / 5 - 1
Comente

Só quem já teve um carro no Brasil sabe o quanto isso pode pesar no bolso de uma família. A lista de gastos para manter um veículo vai desde questões obrigatórias, como IPVA, até o consumo natural para uso contínuo do mesmo, o que inclui combustível e manutenção, por exemplo.

Isso não significa, porém, que quem tem um automóvel não possa economizar, longe disso. Todavia, é preciso muito "jogo de cintura" para conseguir essa façanha. E como dica nunca é de mais, portanto, resolve

6 estratégias para economizar dinheiro com o carro

Escolha do combustível

O primeiro passo para uma economia real com um carro é escolhendo o combustível com melhor custo x benefício. Em um carro flex, por exemplo, é preciso experimentar os combustíveis aceitos pelo modelo para fazer a média de consumo e depois colocar tudo na ponta da caneta.

Veja também:

Na opinião de especialistas, quando o preço do litro do álcool é cerca de 70% do valor da gasolina, a tendência é que o uso do álcool compense, mesmo considerando que a gasolina tem mais força energética.

Abrir mão sempre que possível

O conforto que o carro proporciona é inegável, mas, será mesmo que é preciso utilizá-lo para ir a uma padaria ou outro ponto próximo de casa? Provavelmente é melhor optar por uma bicicleta ou mesmo um trajeto a pé, o que aliás, pode até trazer benefícios à saúde.

Não abrir mão da manutenção

Pode parecer que não, mas a manutenção é algo obrigatório para quem deseja economizar com um carro. Isso porque com as revisões em dia – o que inclui a calibragem dos pneus – é possível não só gastar menos combustível, como também evitar eventuais danos severos ao motor.

Nada de alterações

Especialistas afirmam que, fazer mudanças estruturais no carro pode levar o proprietário a gastar mais do que o necessário para manter seu veículo. Isso inclui, por exemplo, até mesmo o famoso "rebaixamento". Vale o alerta.

Carro parado, motor desligado

Muitos dos carros mais recentes já contam com um recurso de desligamento automático do carro quando o mesmo se encontra parado. Esse sistema visa minimizar os gastos de combustível de maneira nativa, mas, o proprietário de um veículo que não conta com esse recurso pode fazer isso manualmente.

Se for ficar parado em um lugar por muitos minutos, vale a pena desligar o motor. Só é preciso se certificar de que o tempo de repouso de fato será compensatório, do contrário não vale a pena.

Só o que for útil

De acordo com especialistas, o excesso de peso no veículo pode aumentar o consumo de combustível. Isso significa que, ao carregar no automóvel somente o que de fato é útil, o proprietário está economizando não só espaço, mas também dinheiro. A estimativa é a de que a cada 60 kg adicionais transportados no carro, o consumo possa aumentar em até 2% o que no fim do mês pode ser um desperdício bastante significativo.

E então, acha que é possível aplicar essas estratégias para economizar mais com o carro? Tem outras sugestões? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: