Topo

Veja os pratos com os nomes mais inusitados do Brasil

Comente

O Brasil é conhecido mundo afora por sua variedade cultural e também pela sua riqueza culinária, sendo que cada região possui uma ampla gama de pratos típicos que são capazes de encantar os turistas de quaisquer que sejam as regiões.

Como a variedade cultural no Brasil é imensa, pratos que, em determinadas regiões recebem um nome, em outra região pode ter outro totalmente diferente, e é basicamente sobre esses nomes que falaremos nesse artigo, pois, muito provavelmente, você, leitor, já provou alguns desses pratos, entretanto, talvez jamais tenha ouvido falar nos nomes que cada um recebe Brasil afora.

Veja os pratos de nomes mais inusitados do Brasil

Língua de gato

lingua-de-gato

Publicidade

Esse prato é uma espécie de rosquinha ou bolinho à base de trigo que recebe açúcar e canela em sua superfície antes de ser servido. A iguaria é conhecida por esse nome especificamente na região sudeste, sendo que em outras regiões do Brasil costuma ser chamada de Cueca Virada ou mesmo Calça Virada, como comumente se conhece na região sul.

Caldo de pinto

Sim, o nome é exótico e pode sugerir, até mesmo, inúmeras piadas de gosto duvidoso, mas o fato é que esse é um delicioso prato preparado com frango desfiado, batatas e temperos. O prato encanta por seu sabor e na região norte recebe esse nome nada comum, principalmente àqueles que desconhecem o conteúdo do mesmo.

Braço de cigano

Talvez muitos façam caretas ao ver esse nome que, de fato, não soa nada agradável ao paladar, entretanto, esse é um prato bastante servido Brasil afora, o qual estima-se tenha sido criado por família ou descendentes ciganos de fato. Outros nomes pelos quais o “Braço de cigano” também é chamado, são Bauru, Pão Italiano ou esfirra de pizza.

Nego bom

Publicidade

O nome é sugestivo, mas o fato é que a iguaria, como a maioria de nossa lista, não tem muita associação com seu nome. Nego Bom nada mais é que uma espécie de doce de banana comercializado embalado em pequenos plásticos no formato de tabletes. O doce tem esse nome em Pernambuco, seu local de origem e, em regiões distintas, recebe os nomes de Mariola, Tijolinho ou, até mesmo, bananada.

Mingau de cachorro

Esse é um prato que, pelo nome, não estimula o paladar, mas que é um dos mais conhecidos em terras Nordestinas, principalmente devido às suas propriedades afrodisíacas que, por muitos, são creditadas aos ingredientes de preparo como, por exemplo, farinha de mandioca e ovo. O prato é também conhecido em algumas regiões como cabeça de gado.

Chico Balanceado

Nome, que soa não só estranho, como também engraçado, se trata de uma iguaria bastante comum em sobremesas no sul, sendo ela um doce preparado à base de banana, creme e suspiro e que, no restante do Brasil, é conhecido por outros nomes igualmente estranhos como espera marido, pé de anjo, manezinho Araújo e baba de moça. Pelo jeito a especialidade do alimento é mesmo conquistar nomes bizarros.

Bicho de pé

É fato que esse nome pode causar náuseas se associado a algo comestível, entretanto, é um doce muito comum em várias regiões do Brasil, sendo nada mais, nada menos que um doce similar a um brigadeiro, com o detalhe de ser preparado à base de morango, o que atribui aspecto rosado à iguaria, sendo, inclusive, chamado em outras regiões de brigadeiro cor de rosa.

Vaca atolada

Esse é um prato típico dos mineiros, e é preparado à base de carne e mandioca que, por sua vez, é chamada de macaxeira em algumas regiões do Brasil. O prato é preparado “atolando” a carne em um bom molho com pedaços de mandioca, tornando-o saboroso e é um dos pratos mais presentes nas mesas dos brasileiros que apreciam um bom prato típico.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: