Topo

Inseticida humano, cabelo secreto e outras curiosidades inusitadas sobre o Egito - Veja

Comente

No mês passado a TV Record estreou a primeira novela bíblica da história, que relata a vida de Moisés desde antes de seu nascimento.

A novela mostra com riqueza de detalhes a vida no antigo Egito, e isso na verdade acaba criando um choque cultural com o que se vê no Brasil, já que à época os homens usavam trajes que se assemelhavam a saias, e até uma espécie de maquiagem, só pra citar alguns dos hábitos.

Em todo caso, para todos esses costumes, havia sempre um grande motivo que os justificava em meio à cultura da época e da região. Agora, além dos hábitos já apresentados na trama, existiam ainda uma série de outros no mínimo inusitados que você se surpreenderá ao conhecer. A seguir apresentamos a lista de alguns deles. Veja.

Inseticida humano, cabelo secreto e outras curiosidades inusitadas sobre o Egito – Veja

curiosidades-sobre-o-egito

Cabelo secreto

Um Faraó jamais deixava seus cabelos expostos de forma que os súditos pudessem vê-los. Para esconder os cabelos ele sempre usava uma coroa ou um toucado.

Diferença entre o rico e o pobre

Os egípcios ricos ostentavam fortuna usando belas perucas, enquanto os mais pobres usavam cabelos longos naturais, amarrados com rabo de porco. Além disso, os meninos egípcios de até os doze anos de idade tinham que viver com a cabeça raspada a fim de evitar a proliferação de piolho e pulgas.

Leia também:

Inseticida humano

O Faraó Pepi ll tinha um jeito bem peculiar de espantar as moscas, ele mantinha por perto alguns escravos nus que tinham seus corpos untados com mel para atrair as moscas e demais insetos. Isso em tese isolava o Faraó dos insetos.

Antibióticos

O uso de antibiótico só foi possível a partir do século XX, e para evitar doenças a medicina popular era a melhor saída. Para curar qualquer tipo de infecção os egípcios usavam pão mofado.

Homens de saia

Até a chegada da adolescência as crianças egípcias não usavam roupas devido à alta temperatura. Já os homens usavam saia para amenizar o calor, enquanto as mulheres vestiam vestidos.

Múmias

Quando o corpo de um egípcio era mumificado, o cérebro era extraído através das narinas e o intestino também era retirado e guardado em jarros. Cada órgão era armazenado em um recipientes separados, e apenas o coração era preservado dentro da múmia, pois os egípcios acreditavam que o coração era a morada da alma.

Ramisés

O Faraó Ramisés possuiu oito esposas oficiais, e quase cem amantes. Ramisés viveu até 1212 a.C. e morreu com 90 anos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: