Topo

Fim do mundo: Relembre previsões que não deram certo

Humanidade realiza previsões do apocalipse há milhares de anos.
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Há muito anos a humanidade, do ponto de vista coletivo, faz previsões do fim do mundo. Na verdade, é cada vez mais provável que a partir do momento em que as pessoas conseguiram tomar consciência do mundo como único lugar em que eles vivem eles também temem que todo isso acabe um dia. E, diante de qualquer mudança de cenário e acontecimento considerado como inexplicável, as pessoas passaram a fazer previsões do fim do mundo.

Fim do mundo: Relembre previsões que não deram certo

Nesta semana, muitas pessoas registraram um acontecimento inusitado no México. De acordo com as imagens que começaram a circular pelas res sociais, uma grande quantidade de pássaros acabaram tomando conta de uma rua, pousando também nas varandas, telhados, carros e árvores que estavam próximas do local.

Rapidamente o vídeo original ganhou maios de 10 milhões de visualizações na rede social onde ele foi postado e, como não poderia deixar de ser, a legenda do vídeo também ajudou: “Será que este é o fim do mundo?”. É claro que, logo, não deixaram de surgir explicações um pouco mais ponderadas sobre o que realmente teria acontecido no local.

Publicidade

"Não é o fim [do mundo], mas certamente essa área residencial está localizada no que costumava ser uma área de descanso ou similar para aves migratórias", disse um usuário do TikTok. "Essa migração acontece todo ano", apontou outra pessoa. "Eles estão só migrando e pararam para descansar da longa viagem", afirmou uma terceira.

Pegando carona neste temor que as pessoas possuem do fim do mundo, relembre algumas previsões furadas de fim do mundo que acabaram ficando famosas:

Ano 1346 – 1351

Quando boa parte do mundo conhecido naquele momento começou a sofrer com uma doença que até então era desconhecida mas que depois foi chamada de peste bubônica as pessoas realmente acreditavam que todos iam morrer e que aquele realmente era o final dos tempos. Para mais de 75 milhões de pessoas realmente o mundo acabou naquele momento, nesta que ainda é uma das pandemias mais letais da história dos homens. Mas a humanidade superou.

Ano 1542

Publicidade

Quando a Europa passou a ter um contato maior com a astrologia e a astronomia, com uma série de experimentos acompanhando um pouco mais de perto os movimentos dos astros no céu, qualquer coisa que acontecia de diferente também era interpretado como um sinal de fim dos tempos. Neste ano foi observado um alinhamento do planeta em Peixes, o que teria sido indicado como um sinal de fim do mundo.

Ano 1843

A partir deste momento, boa parte dos presságios de fim de mundo tiveram origens religiosas. Neste ano, um fazendeiro norte-americano chamado de William Miller conseguiu convencer uma boa quantidade de pessoas que a bíblia indicada que o final do mundo estaria muito próximo e que teria até data para acontecer: 21 de março de 1843  e 21 de março de 1844. Mas nada aconteceu nas datas confirmadas.

Ano 1910

Uma das passagens mais famosas do cometa Halley nas proximidades do planeta Terra também gerou um certo alvoroço. Os pesquisadores, posteriormente, afirmaram que este cometa faria a mesma trajetória a cada 76 anos. Mas, neste ano, acabou sendo espalhado um boato de que a cauda do cometa teria um gás mortal chamado cianogênio e que ele seria a causa da morte de toda a vida no planeta.

Ano 2000

Pulando quase cem anos adiante, um dos grandes temores da humanidade era em relação a virada do ano de 1999 para o ano de 2000. Diversas previsões surgiram apontando que este seria o momento que uma série de tragédias iriam acontecer e que isso levaria ao fim do mundo. E as teorias da conspiração acabaram ganhando força especialmente com o começo da popularização da internet. Até mesmo a tecnologia foi apontada como uma causadora, com o chamado Bug do Milênio, que poderia causar panes nos sistemas até mesmo dos computadores que controlavas as armas nucleares. Mais uma vez, nada disso aconteceu.

Ano 2009

Quando começam as atividades do Grande Colisor de Hátrons, na Suíça, muitos boatos começaram a circular com força, afirmando que a colisão de partículas poderia ciar um buraco negro que teria o poder de acabar com todo o planeta. O colisor foi até mesmo chamada de “máquina do fim do mundo”. Mas, até agora, tudo parece se manter seguro na suíça.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: