Topo

Conheça parasitas que vivem no corpo e veja o que eles causam

Comente

O corpo humano é por vezes, ainda que metaforicamente, comparado a uma máquina, mas do tipo que ainda não foi totalmente compreendida. Diante disso, assim como os computadores possuem vulnerabilidades para vírus que podem destruir todo o sistema, o corpo humano também possui suas peculiaridades. Para ilustrar isso, mostramos a seguir alguns parasitas bizarros que vivem no corpo humano e o que cada um pode causar. Veja!

Parasitas que estão no corpo e o que eles podem fazer

Oxiúro

Parasitas que estão no corpo e o que eles podem fazer oxiúro

O oxiúro é o verme responsável por uma das infecções parasitárias mais comuns do mundo. A infecção é mais frequente em crianças, podendo estar presente em vários países do mundo, inclusive em nações desenvolvidas na Europa e os Estados Unidos.

A infecção por oxiúro faz com que a larva fêmea dessa espécie saia do corpo durante a noite pelo orifício anal e coloque os ovos na região próxima à entrada do reto, causando fortes coceiras no local. Quando as crianças coçam o local com ovos, isso leva os resíduos para as unhas, o que facilita a transmissão para outras crianças.

Tênia

Parasitas que estão no corpo e o que eles podem fazer tênia

Veja também:

A tênia é um parasita que pode chegar a ter até 6 metros de comprimento dentro do corpo humano sem ser notado. Na verdade, o parasita só é notado quando parte dele é eliminado nas fezes. A infecção por esse parasita acontece com o a ingestão de carnes vermelhas malcozidas, contaminadas com ovos do mesmo.

Vale dizer que existem dois tipos de tênia: a saginata e a solium, que causam a teníase ou a cisticercose. doença mais grave entre as duas ela é causada somente pela Taenia solium, podendo atacar músculos, olhos e o cérebro, gerando convulsões, dores ou até a morte. Isso ocorre quando as larvas do parasita se infiltram na corrente sanguínea a partir do intestino, se locomovendo para as outras partes do corpo.

Triquinela

Parasitas que estão no corpo e o que eles podem fazer triquinela

A triquinela pode causar uma infecção séria, com sintomas como febre, diarreia, dores abdominais, vômito e até problemas cardiorrespiratórios fatais. O problema pode variar de acordo com o número de larvas de triquinela que a pessoa ingere em carne de porco malcozida. Para eliminar esses vermes das carnes suínas, recomenda-se que ela seja cozida a pelo menos 77 graus Celsius.

Caso o processo de cozimento não seja satisfatório, as larvas, que estão protegidas em capas protetoras são soltas ao chegarem no estômago, quando os ácidos do órgão dissolvem essa camada de proteção. Em seguida, o parasita pode atingir até 3 milímetros de comprimento, e as fêmeas se deslocam pelas correntes sanguíneas até se instalarem nos músculos, onde vão causar os sintomas descritos.

Esquistossomo

Parasitas que estão no corpo e o que eles podem fazer esquitossomo

A esquistossomose é a doença causada por esse parasita, podendo causar lesões, inflamação e inchaço de órgãos como fígado, bexiga, pulmões ou intestinos, sendo os locais do organismo por onde os ovos das larvas passam ao se deslocarem pelo sangue.

Quando adultas as larvas podem se alojar nas correntes sanguíneas por anos, e, com o tempo, caso os sintomas não sejam tratados, podem ocorrer sangramentos fatais no intestino ou originar câncer na bexiga. A contaminação por esse parasita acontece pela pele, ao ter contato com o caramujo infectado ou ao se banhar em águas com esses hospedeiros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: