Topo

Coisas bizarras que já foram usadas para detectar doenças

Comente

Por mais que a saúde no Brasil seja precária, ainda é possível cuidar de muitas doenças utilizando o sistema público conhecido como SUS. Agora, é fato que as filas são gigantescas e é preciso perder muito tempo na espera pelo atendimento, algo que nem todos dispõem. Independente dos meios, no entanto, é muito importante prevenir doenças e evitar a qualquer custo o uso de remédios caseiros ou automedicação de modo geral.

O fato, porém, é que quer você acredite ou não, por mais avançada que esteja a medicina atualmente, dispondo dos mais diferente tipos de exames laboratoriais para detectar doenças, ainda hoje muitas pessoa buscam diferentes formas "fáceis" de detectar problemas de saúde. Veja a seguir, algumas formas bizarras que já foram usadas para detectar diferentes tipos de doenças.

Maneiras bizarras de descobrir doenças

Diagnóstico pela língua

Maneiras bizarras de descobrir doenças língua

Antigamente a língua era usada por médicos como método para descobrir alguns tipos de doenças. Para isso algumas pessoas ingeriam a urina para detectar algum problema, e foi desta forma que o médico hindu, Sushrata, em 6 a.C, descreveu uma doença que chamou de "urina de mel", ao provar a urina de um paciente que era extremamente doce.

Diagnóstico pela TV

Maneiras bizarras de descobrir doenças TV

Veja também:

Tarec El Moussa é um apresentador de TV, ele ficou surpreso com os comentários de alguns de seus telespectadores. Ryan Reade, que o assistia escreveu ao apresentador informando-lhe que possivelmente ele teria um câncer de tireoide, pois ao vê-lo pela telinha, percebeu que ele tinha um nódulo diferente na garganta.

A mulher, que é enfermeira, acabou salvando a vida de El Moussa, pois após exames, os médicos diagnosticaram que ele realmente estava com um câncer que se espalhava por seus gânglios linfáticos. Ele precisou passar por um tratamento de quimioterapia, após remover o tumor.

As dobras no lóbulo da orelha

Coisas bizarras que já foram usadas para detectar doenças

Em 1973, o Dr. Sanders T. Frank escreveu uma carta a um jornal de medicina da Inglaterra, alertando a todos os profissionais de saúde que ficassem atentos aos pacientes que tinham uma dobra diagonal no lóbulo da orelha, pois poderia indicar algum tipo de doença cardíaca.

Hoje em dia, essa dobra na orelha é conhecida como "sinal de Frank" e está associada a derrames e doenças cardíacas. Recentemente, descobriram que 75% dos pacientes analisados, que sofreram um AVC, possuía o sinal na orelha.

Olhos vermelhos na foto

Maneiras bizarras de descobrir doenças olhos vermelhos em fotos

As câmera fotográficas de antigamente e até algumas atuais, faziam – e fazem – algumas pessoas saírem com olhos vermelhos na foto. O motivo disso é que o flash da câmera reflete fora da retina do olho, mas muita gente garante que isso significa boa saúde.

Após publicar uma foto de sua filha, Tara Taylor foi aconselhada pelos amigos a levar a menina a uma consulta, pois na imagem, a garotinha aparecia com um olho vermelho e o outro em um tom de amarelo brilhante. Os médicos a diagnosticaram com a doença de Coats, onde há um acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos oculares que pode levar a pessoa à cegueira.

E então, o que dizer desses métodos? Tem alguma opinião ou exemplo que queira compartilhar conosco? Fique à vontade para publicar nos comentários.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: