Topo

5 profissões antigas que se tornaram desnecessárias com a tecnologia

Comente

Com o avanço das tecnologias, a vida se tornou mais fácil para muita gente. Isso porque alguns trabalhos difíceis que hoje são realizados por máquinas, no passado eram feitos por mão de obra humana, por vezes executados por pessoas que arriscavam a própria vida por um baixo salário.

O detalhe, porém, é que não foram somente os trabalhos mais arriscados que mudaram. Com o avanço da tecnologia, muitas profissões antigas acabaram se tornando obsoletas, o que obrigou muitos profissionais a buscarem alternativas para continuarem inseridos no mercado de trabalho.

Para ilustrar melhor toda essa mudança, mostramos a seguir alguns dos trabalhos antigos que se tornaram desnecessários com o passar do tempo. Veja!

Trabalhos do passado que se tornaram obsoletos

Despertador

Para muitos, a missão de acordar cedo para trabalhar é um grande fardo, principalmente em uma manhã de segunda feira, mas isso poderia ser pior hoje em dia se não tivessem inventado o despertador.

No passado, a missão recaía sobre um profissional que tinha a função de despertar os trabalhadores para que não se atrasassem. Para isso eles usavam uma vara para bater na janela do trabalhador até que ele despertasse. Essa era uma profissão comum na Inglaterra e na Irlanda durante a Revolução Industrial.

Aromatizador de ambiente

Antigamente, antes de existirem os esgotos, os resíduos humanos ficavam a céu aberto, logo, Londres não possuía o melhor aroma. E isso fez com que surgisse na Inglaterra durante o século XVII, uma profissão que era basicamente a de aromatizar ambientes.

O trabalho era feito geralmente por mulheres, que distribuíam ervas e flores por onde a realeza passava para deixa o ambiente perfumado. Essas mulheres estavam sempre presentes em eventos reais, usando vestidos extravagantes e cestas para carregar suas ervas.

Leia também:

Cortador de gelo

Em outros tempos, quando uma pessoa desejava tomar uma bebida bem gelada para se refrescar ela não ia na geladeira ou freezer pegar alguns cubos de gelo. Em vez disso era necessário contratar um especialista que pudesse cortar o gelo.

Esse trabalho era feito no inverno, quando a superfície da água ficava congelada a ponto de ser possível retirar pedras de gelo, grupos de trabalhadores cortavam cerca de 1500 toneladas de gelo por dia.

Com a criação do freezer e da geladeira essa profissão foi deixada de lado, mesmo assim existe um museu em Maine dedicado à prática histórica da colheita do gelo. Além disso, há também uma tradição anual de cortar o gelo da lagoa local.

Alinhador de pinos de boliche

Hoje em dia as pistas de boliches são bem modernas, logo, quando os pinos são derrubados eles se alinham por uma máquina para uma nova jogada. Mas no passado essa tecnologia não existia, por isso pessoas trabalhavam profissionalmente alinhando os pinos de boliche para os jogadores. Como se tratava de um trabalho simples e de salário baixo, esse emprego era geralmente reservado para adolescentes.

Leitor

Um leitor por volta dos anos 1900, era um homem que trabalhava para o entretenimento. Normalmente ele ficava em fábricas e sua missão, como o nome da profissão sugeria, era ler para os trabalhadores das fábricas em voz alto. O profissional lia jornais e romances em voz alta para o seu público.

A profissão de leitor teve início na Cuba, ficando famosa em Nova York e Flórida. A rotina em fábrica de charutos era em volta do trabalho manual, incluindo o rolamento de charutos à mão, por isso era bom ter um leitor por perto para tornar o trabalho menos cansativo, os trabalhadores gostavam tanto que por vezes eles mesmo contratavam um leitor, até porque além de diversão, eles também aprendiam através da sua leitura.

Com a evolução tecnológica, hoje existem diversas outras opções para o entretenimento, sem contar que a própria internet ajudou a facilitar o acesso à informação. Com o avanço ao longo dos anos, portanto, a profissão de “Leitor” se tornou obsoleta.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: