Walcyr Carrasco

Essa celebridade já foi acessada por 4375 pessoas.

1.00 / 5 - 1
Comente
Nome completo:
Walcyr Rodrigues Carrasco
Data de nascimento:
01/12/1951

Biografia

A estréia como autor se deu no teatro, com peças como Batom (que consagrou a atriz Ana Paula Arósio) e Êxtase. Walcyr também é autor de livros infantis, como Vida de droga e O Menino Narigudo, usados como livros paradidáticos nas escolas brasileiras.

A primeira telenovela escrita foi Cortina de vidro, (SBT, 1989). Em 1991, escreveu as minisséries O Guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar, e Filhos do sol, ambas para a extinta TV Manchete (atualmente RedeTV!) Na TV Manchete, também escreveu o sucesso Xica da Silva - telenovela brasileira. (1996), que o consagrou nacionalmente. Na autoria da novela, que ganhou uma reprise em 2005 pelo SBT, escreveu sob o pseudônimo de Adamo Angel. Voltou ao SBT em 1998 e escreveu a novela Fascinação. Transferiu-se para a TV Globo em 2000 onde escreveu novelas como O Cravo e a Rosa, uma livre adaptação do clássico A megera domada de Shakespeare, A Padroeira, baseada no romance As Minas de Prata, de José de Alencar (2001), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005) que mostrou a público o tema da reencarnação, todas de época. A escrita destas novelas lhe rendeu a alcunha de O Senhor das Seis, por garantir altos índices de audiência neste horário.

Foi supervisor de texto do O Profeta (2006), novela baseada no original de Ivani Ribeiro, que retomou o misticismo de Alma Gêmea, logo em seguida escreveu Sete Pecados (2007), sua primeira novela às dezenove horas e primeira contemporânea protagonizada por Priscila Fantin (também vilã de Chocolate com Pimenta e heroína de Alma Gêmea), Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli. Depois escreveu a novela Caras & Bocas (2009), protagonizada por Flávia Alessandra e Malvino Salvador, sucesso que reergueu a faixa do horário. Voltou ao ar na autoria de novela Morde & Assopra, que foi exibida no horário das 19h entre 21 de março e 14 de outubro de 2011, em 179 capítulos. Atualmente trabalha escrevendo a telenovela das onze da Rede Globo, Gabriela, inspirada no romance de Jorge Amado Gabriela, Cravo e Canela. Em 2013, Walcyr Carrasco passa a integrar o seleto time de autores do horário nobre global, se tornando autor titular do horário ao lado dos também novelistas Glória Perez, Aguinaldo Silva, Sílvio de Abreu, Gilberto Braga e João Emanuel Carneiro, em substituição a Manoel Carlos que a partir de então, passa a se dedicar apenas a projetos mais curtos. Sua estreia no horário nobre está prevista para junho, substituindo Salve Jorge, de Glória Perez. A Bolívia e o Peru servirão de locações iniciais para a história protagonizada por Antônio Fagundes, Susana Vieira, Paola Oliveira, Mateus Solano e Bárbara Paz que tem como plano de fundo uma clínica de estética paulista.

No dia 4 de setembro de 2008 tomou posse na Academia Paulista de Letras, para a qual havia sido eleito em maio de 2008, para a vaga deixada pelo poeta Cyro Pimentel. Walcyr também escreveu um livro chamado "Anjo de 4 patas", um livro baseado em fatos que conta sua vida com um cachorro trapalhão chamado "Uno".
Foi escalado para escrever a próxima novela do horário nobre da Rede Globo com estreia prevista para o primeiro semestre de 2013.

Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Nívea Stelmann, Ary Fontoura, Malvino Salvador, Fúlvio Stefanini, Marcos Pasquim, Fernanda Machado, Mateus Solano, Gabriela Duarte, Vanessa Giácomo, e Neusa Maria Faro são alguns dos atores prediletos de Walcyr, integrantes do elenco de várias novelas de sua autoria.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!