Topo

História do Papa Bento XVI

Confira um pouco da biografia do Papa Bento XVI, o Joseph Alois Ratzinger, que renunciou seu posto nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2013.
Publicidade
3.40 / 5 - 5
Comente

A Igreja move o mundo há séculos. No passado, ela mandava nos países e tinha muita força sobre as decisões. No Brasil mesmo, ocorreram várias expedições para converter os índios, pois estes eram politeístas e contra os conceitos católicos de Portugal.

A figura máxima da Igreja é o Papa, que vem do latim e do grego, que significa “pai” de uma forma mais carinhosa. Este cidadão é o Bispo de Roma e líder mundial de todas as milhões de igrejas católicas do mundo.

Tal pessoa é eleita pelo Colégio de Cardeais no Vaticano, podendo exercer seu cargo até morrer. Todavia, não foi isso que aconteceu com o último Papa, o Bento XVI, que renunciou de seu posto este ano.

História do Papa Bento XVI

Biografia do Papa Bento XVI

Publicidade

Benedetto XVI, como é chamado na Itália, foi o 265º Papa da história, ocupado por Joseph Alois Ratzinger. Ele substituiu o Papa João Paulo II, que deixou o seu posto em razão do falecimento em 2005 aos 85 anos de idade.

Ele é alemão e poliglota, já que domina o italiano, francês, latim, inglês, castelhano, além do seu idioma nativo. Também tem conhecimentos em português, grego antigo e hebraico. Seu histórico acadêmico é composto por 8 doutorados de diversas universidades, como da Universidade de Navarra, na Espanha, que visa levar a santidade às pessoas.

Publicidade

Ele teve um Papado bem conturbado em relação aos crimes de pedofilia nos Estados Unidos da América, onde faltou clareza em suas decisões, além de ser contra o casamento homossexual, pois vai contra os conceitos da Bíblia.

Depois de 7 anos no poder, o Papa Bento XVI renunciou ao cargo.

Por que o Papa Bento XVI renunciou ao Papado?

No dia 10 de fevereiro, a notícia que rodou o mundo e chocou a população foi que o Papa Bento XVI ia renunciar ao Papado. Ele colocou na declaração que a sua idade avançada está interferindo nas suas decisões e que ele não consegue mais proferir as palavras de Deus com vigor.

Ele terminou a carta agradecendo ao amor que o ministério deu a ele, bem como os católicos espalhados por todo o mundo.

Como foi a despedida do Papa Bento XVI

Nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, aconteceu a despedida oficial do Papa perante 150 mil pessoas no Vaticano e transmissão na televisão. O prefeito de Roma reclamou dos gastos que ultrapassaram 1 milhão de reais em algumas horas, apenas. Ele solicitou ajuda ao governo da Itália para arcar com os custos que terão com o Conclave, ou seja, votação para eleger um novo Papa.

No discurso, o Bento XVI disse que se sentiu como São Pedro e os apóstolos no lago da Galileia, pois ele sabe que toda a barca da Igreja pertence apenas e somente a Deus, portanto nunca afundará.

Por amor a Ele, Joseph afirmou que as vezes é necessário fazer escolhas difíceis em benefício da Igreja, e não dele próprio, já que está se sentindo velho e fraco para comandar uma instituição tão difícil e complicada como é a Igreja Católica.

O ideal seria que o próximo Papa fosse latino, já que a maior concentração de católicos no mundo está na América do Sul, mas dificilmente isso acontecerá.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: