Topo

Escolha do Novo Papa – Origem e como é feito o Conclave

O Papa Francisco I foi eleito hoje. Veja a origem do Conclave, como é feito o Conclave e os últimos 5 papas eleitos. Todos os detalhes sobre a escola do Papa
Publicidade
Comente

Sempre que um Papa morre ou renuncia, a Igreja Católica deve eleger o seu substituto para seguir com o maior posto na hierarquia. Para escolher o novo Papa, o Vaticano realiza a votação, que é chamada de Conclave.

Origem do Conclave

A palavra “conclave” deriva do latim, que significa “com chave”, pois a reunião é feita em uma clausura bem rígida, onde os cardeais só podem se comunicar entre si e não podem ter contato com nenhum rádio, televisão, telefone, etc.

A primeira vez que o conclave foi utilizado, data meados do século XIII. Papa Gregório X criou toda esta base e regras para que a escolha do próximo Papa fosse mais rápida, já que quando o Papa Clemente IV morreu e demoraram quase 2 anos para eleger o próximo.

Um conclave acontece de 2 a 3 semanas depois da morte ou renúncia do último Papa. Eles acreditavam que este era o período ideal para que todas as pessoas da Europa e do Mundo conseguissem chegar até o Vaticano. Por tradição, este tempo se manteve.

Neste período são realizadas reuniões para debater sobre o último mandato e criar expectativas para o próximo. No último dia, fazem uma missa chamada de Pro Eligendo Romano Pontifice, onde todos os cardeais participam. Quando acaba, eles se dirigem à Capela Sistina para realizar, de fato, o Conclave.

Escolha do Novo Papa – Origem e como é feito o Conclave

Como é feito o Conclave

Quando as portas se fecham e todos ficam confinados, o Carmelengo inicia a votação lendo um juramento e obrigando que todos os cardeais aceitem, colocando a mão sobre a Escritura e proferindo algumas frases.

Então, todos recebem um papel escrito no topo: “Elejo como Sumo Pontífice”. No espaço em branco, cada cardeal coloca o nome de quem ele acha que fará o melhor trabalho perante Deus e faz a oração: Chamo como testemunho Jesus Cristo, o Senhor, que seja meu juiz, que o meu voto seja dado àquele que perante Deus considero dever ser eleito.

Depois que todos votam, cada cardeal tira um papel do vaso em que eles foram inseridos e leem em voz alta o nome do votado. Depois disso, eles contam quantos votos foram feitos para certificar que todos votaram uma única vez.

Um candidato para se tornar Papa precisa de dois terços dos votos de todos os Cardeais. Caso não o tenha, eles, então, fazem por 7 vezes seguidas. Quando um dos cardeais é eleito, o cardeal protodiácono vai até a varanda e profere: Habemus Papam!

Logo, ele diz quem é o novo Papa, bem como qual nome de santo ele escolheu.

Últimos 5 papas eleitos

O mais novo Papa é Jorge Maria Bergoglio, Papa Francisco I, anunciado no dia 13 de março de 2013. Ele substituiu o Joseph Alois Ratizinger, o Papa Bento XVI, que renunciou por dizer que está muito velho.

Antes dele, Karol Jósef Wojtyla, o João Paulo II, foi um dos Papas que ficaram mais tempo no poder, totalizando quase 27 anos. Por sua vez, ele substituiu o João Paulo I, que ficou apenas 1 mês como Papa, pois morreu.

Por fim, o Giovanni Battista Montini, Papa Paulo VI, esteve no cargo por 15 anos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: