Topo

Chico Anysio: A vida e a obra do gênio do humor

Publicidade
Comente

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, faleceu no dia 23 de março de 2012, no Rio de Janeiro.
Um mito do humor brasileiro, deixou de luto suas duas terras que carregava no peito-Maranguape, cidade cearense onde nasceu, e Rio de Janeiro, onde viveu e morreu.
Segundo os documentos, Chico Anysio nasceu em abril de 1929, entretanto a data está errada, pois, segundo o próprio Chico, ele nascera em 12 de abril de 1931, no Sítio Ipu, em Maranguape, onde viveu apenas sete anos, depois mudou-se para Fortaleza com a família. Seu pai era dono do Ceará Sporting Club e dono de uma empresa de ônibus.
Sempre gostou de futebol, inclusive já jogou nas categorias de base do Fluminense. Era torcedor do Ferroviário (e do Maranguape) e do Vasgo da Gama (e do América/RJ).
Por volta de 1940, a emrpesa de seu pai pegou fogo, acabando assim com a “riqueza” da família. Como dizia Chico, “dormiu rico e acordou pobre”.
Depois deste incidente, a família resolve mudar-se para o Rio de Janeiro.
No Rio, o futebol o transformou em ator, um dai, Chico foi convidado por alguns amigos para jogar uma pelada, mas acabou esquecendo o tênis e, ao voltar em casa para pegá-lo, encontrou sua irmã e um amigo indo fazer testes na Rádio Guanabara. Chico decidiu acompanhar a irmã, fez o teste, e obviamente, foi aprovado nos testes de rádio-ator e locutor. “Sou ator porque esqueci o tênis”, disse Chico em seu site.

Chico começou a fazer imitações de seus professores de francês, na escola. Segundo o artista, o humor é genético: seu pai era um homem engraçado, seus irmãos e até seus filhos são cômicos.
Começou a trabalhar com imitações em shows de calouros. Ganhava todos que participava, no Rio e em São Paulo, chegando ao ponto de os organizadores o proibirem de participar dos shows. Quando ingressou na Rádio Guanabara, suas imitações dos tempos de calouro começaram a fazer sucesso. Logo ao chegar na rádio, escreveu de cara, três programas humorísticos, que foram imediatamente aceitos pela direção da emissora.
Em 1950, na rádio Mayrink Veiga, nasceu o que chamou de seu “primeiro gol”: o professor Raymundo, seu personagem de maior sucesso.

Com 65 anos de carreira foram 209 personagens criados e uma grande obra que envolve peças de teatro, filmes, livros, músicas, discos e quadros.

“Hoje tenho 209 personagens criados e os tiro da vida, do que meus olhos veem nas calçadas, nos campos de futebol, nos estúdios, nas casas que frequento, nos restaurantes. O mundo é minha inspiração.” – Chico Anysio.

Cronologia

Publicidade

Confira os principais fatos da vida de Chico Anysio:

12 de abril de 1931: Nascia, no Sítio Ipu em Maranguape Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio

1938 – Muda-se para Fortaleza com a família

Publicidade

1939 – Vai para o Rio de Janeiro com a Família, após incêndio acabar com os recursos da família em Fortaleza

1948 – Começa a trabalhar na Rádio Guanabara

1957 – Começa, na TV Rio, a fazer o professor Raymundo

1969 – Começa a trabalhar na Rede Globo

1996 – Chico sofre uma queda e fratura a mandíbula, ficando durante um bom tempo com sua dicção imobilizada

2009 – Chico é tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo “Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval”

Maio de 2009 – Chico é internado com pneumonia

Agosto de 2010 – Chico é internado no Rio para retirada de parte de seu intestino grosso

Dezembro de 2010 – Morre a irmã de Chico, Lupe, vítima de câncer de pulmão. Dias depois, Chico é internado com problemas cardíacos. O humorista é submetido a a uma intervenção por angioplastia para desobstruir de uma artéria

Abril de 2011 – Chico retorna ao Zorra Total, interpretando Salomé

Novembro de 2011 – O humorista cearense é internado com infecção urinária

Dezembro de 2011 – Um dia após receber alta, Chico é novamente internado, com sangramento digestivo. Dias depois, é diagnosticada infecção pulmonar seguida de sangramento.

23 de março de 2012 – Morre Chico Anysio, no Rio de Janeiro.

Personagens

Confira a lista com os principais personagens criados por Chico:

O professor Raimundo foi um clássico que fez sucesso durante anos na TV, no programa da Escolinha do professor Raimundo, no qual tinha  vários personagens que foram criado por ele também.

Popó era um museólogo aposentado que afirmava ter 364 anos de idade e que fazia aniversários a cada quatro anos. Ele vivia brigando com o seu amigo Alpamerindo que ele sempre chamava de idiota.

O Bento Carneiro era o vampiro brasileiro foi um clássico que agradou até mesmo as crianças. Ele tinha um sotaque caipira e se apresentava sempre com o seu assistente corcunda Calunga.

Alberto Roberto era um ator e apresentador de programa que se considerava um símbolo sexual e que tinha um ego enorme por causa do seu estrelismo.

Coalhada foi um personagem voltado para o futebol, ele era um futebolista estrábico, que contava as exibições em diversos clubes e que vivia fugindo do assunto quanto era chamado de perna de pau.

A diversão do personagem Painho ficava por conta dos trajetos homossexual misturado ao culto religioso, pois ele fazia um pai de santo que atendia a sociedade baiana.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: