Topo

O que é votação biométrica?

Você sabe o que é Biometria? Está a par da votação com Biometria? Quer saber dos benefícios da Votação Biométrica e ver as projeções da Votação Biométrica?
Publicidade
Comente

O Brasil está caminhando para evoluir tecnologicamente e implantar um sistema de votação biométrica.

Você sabe o que é isso? Não? Continue lendo!

O que é Biometria

Do grego bios (vida) e metron (medida), biometria é um método de reconhecimento que se baseia em medidas anatômicas e fisiológicas, bem como características comportamentais.

Quando uma pessoa é cadastrada em um sistema, ele então deve reconhecê-la de acordo com a forma utilizada. Existem diversas formas de cadastro: por reconhecimento facial, reconhecimento da íris, geometria das mãos, assinatura e impressão digital.

Muitos notebooks estão utilizando este tipo de sistema para trazer mais segurança aos utilizadores, pois senhas estão se tornando ultrapassadas a cada dia. Não somente elas, mas também as votações.

Os Estados Unidos da América ainda se mantém com o método de voto em papéis, que pode ser facilmente manipulado e demora muito tempo para trazer os resultados. O Brasil tem um dos sistemas mais rápidos e eficientes do mundo, capaz de dar o resultado de uma eleição em menos de 6 horas!

Entretanto, a nossa nação não está satisfeita…

Votação com Biometria

O Brasil está implantando um sistema de votação com biometria desde 2010. Nesse ano, pouco mais de 1 milhão eleitores estavam cadastrado. Já nas votações em 2012, o número aumentou meteoricamente, alcançando quase 8 milhões de pessoas.

No total, quase 300 munícipios utilizam este sistema de votação biométrica, mas apenas os estados de Alagoas e Sergipe têm 100% de suas cidades equipadas com tecnologia biométrica.

Votação Biométrica

Benefícios da Votação Biométrica

Nossa nação não quer apenas evoluir tecnologicamente por pura ostentação. A votação biométrica traz inúmeros benefícios e facilidades, tanto para o governo como para os eleitores, que somos nós.

Mais Segurança

Papel é fácil de fraudar. Urna eletrônica é muito difícil. Votação biométrica é mais complicado ainda! Todos os eleitores terão a impressão digital do seu dedão cadastrado no sistema, e não há como burlar isso.

Menos papéis

Com o uso do dedo, todas as informações estarão arquivadas nos computadores, portanto não será necessário levar os papéis que estamos há anos acostumados, como o título de eleitor.

Menos chances de esquecer, menos papéis e menos desmatamento!

Menos prejuízo

Nas eleições de 2010, o governo gastou R$3,86 por cada eleitor, se contarmos os equipamentos, alocações etc. Com a biometria, o governo despenderá, apenas, R$2,81. Uma diminuição de 30% é bastante, se levarmos em conta que estamos falando de milhões de pessoa espalhadas pelos 4 cantos do país.

O dinheiro economizado pode ser utilizado para benfeitorias nas cidades.

Projeções da Votação Biométrica

O Brasil é o único país que está, de fato, empenhado a colocar a votação biométrica em um nível elevado nas próximas eleições. O nosso objetivo é ter o maior banco de dados de impressões digitais do mundo inteiro! Já temos o sistema mais rápido e agora estamos caminhando para outra evolução relacionada às eleições.

Projeta-se que em 2018 o Brasil já tenha todos os munícipios do território com equipamentos biométricos, bem como todos os eleitores devidamente cadastrados no banco de dados.

A evolução está bem rápida. Provavelmente alcançarão o objetivo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: