Topo

Existem pessoas que realmente controlam a internet? Conheça os donos das 7 chaves!

Grupo de poucas pessoas possuem uma grande quantidade de poderes sobre toda a rede mundial de computadores.
Publicidade
Comente

A internet se tornou, em virtude das suas próprias características relacionadas a forma como as informações acabam sendo disseminadas, como um terreno fértil para a criação e distribuição das mais variadas histórias. E isso faz com que muitas pessoas acabem tendo uma certa dificuldade para entender o que é verdade e o que é mentira, em uma crise que acabou se tornando um dos principais problemas enfrentados pela sociedade atual.

Existem pessoas que realmente controlam a internet? Conheça os donos das 7 chaves!

Uma história que existe na web conta que existe um grupo de pessoas que acabaram adquirindo o que pode ser considerado como “superpoderes” na internet. Mas será que este grupo realmente existe, mesmo diante de todo o poder e da importância que a internet ganhou no nosso dia a dia?

A resposta é sim, existe um grupo de pessoas que possuem o que pode ser chamado de “sete chaves da rede mundial de computadores”. Mas, apesar de acabar gerando uma grande curiosidade e até um certo temor nas pessoas de uma forma geral, essas pessoas não possuem tantos poderes como grande parte dos conspiradores da internet querem fazer crer nas histórias que são compartilhadas na web.

Quem são os donos das sete chaves da internet?

Publicidade

Essas chaves da internet pertencem a um grupo de pessoas que reúnem quatro vezes por ano desde 2010 para tratar dos mais variados tipos de assuntos que definem os rumos que a internet está tomando. Os encontros acontecem sempre em locais alternados entre a costa leste dos Estados Unidos e no lado oeste do país.

Mas não existe nada de secreto neste tipo de encontro, na verdade ele é organizado por um grupo bastante conhecido e importante, chamado Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN). Este grupo existe de uma forma completamente independente, sem contar com o auxílio ou com o apoio de governos internacionais ou de empresas.

Os portadores das chaves da internet são chamados de kewyholders. Eles são profissionais especialistas em segurança cibernética, sendo que todos eles possuem uma vasta experiencia no trabalho relacionado a proteção digital e que são indicados por instituições internacionais renomadas e conhecidas no mundo da tecnologia.

Publicidade

Mesmo que o nome “guardiões das sete chaves da internet” seja muito mais interessante para criar uma aura de mistério em torno das reuniões e dos poderes que essas pessoas acabam tendo, na verdade o grupo acaba tendo um nome muito mais técnico e menos misterioso: Representantes Confiáveis da Comunidade.

O que os donos das sete chaves da internet fazem?

Estes profissionais atuam diretamente no sistema de nomes de domínio, ou DNS. Os servidores DNS (Domain Name System) são os responsáveis por localizar e traduzir para números de IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. Sem essa sequência, você precisaria digitar conjuntos imensos de caracteres manualmente ou vários pares de números para acessar cada site.

A principal função deste grupo acaba sendo basicamente a de garantir que o sistema de nomes de domínio estará sempre seguro. Durante as reuniões eles realizam tarefas que se tornaram comuns dentro do segmento de segurança na internet, como a comparação se cada entrada é autêntica para impedir a existência de endereços falsos e reduzir a incidência de sites maliciosos, por exemplo.

Outras operações que podem ocorrer durante as cerimônias incluem a instalação de novos oficiais criptográficos, substituição de hardware ou geração ou substituição de uma chave de assinatura de chaves (KSK).

Mesmo que sejam mencionadas apenas sete chaves, na verdade 14 pessoas possuem uma chave física para um cofre onde é armazenado um cartão inteligente. Esse cartão é utilizado para ativar uma máquina que cria uma chave mestra. E essa chave acaba sendo utilizada para realizar alterações e correções necessárias no sistema.

E tudo isso é feito em virtude do ICANN, que é uma organização não-governamental sediada nos Estados Unidos, é responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IPv4 e IPv6). Além disso, essa instituição também é responsável pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio, assim como as funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: