Topo

Design responsivo - O que é?

Publicidade
Comente

O crescente surgimento de diferentes dispositivos com acesso à internet, desenvolveu uma nova tendência no segmento de design: o design responsivo. Como toda nova tendência de mercado, este assunto ainda é mistificado e existem inúmeras dúvidas girando em torno do novo formato de design praticado nas agências digitais.

Para iniciarmos, sugiro uma viagem no tempo. Lembre-se do que era o universo digital há 20 anos atrás. Agora pense na evolução digital neste tempo. Celulares agora se chamam “smartphones”, os livros, comuns em cabeceiras, ônibus e táxis, foram substituídos pelos “tablets”, os computadores e laptops cada vez mais populares e até televisores com acesso à internet. Com todas estas mudanças, é óbvio que os sites também necessitam de adequações que ofereçam acesso em qualquer que seja o dispositivo utilizado pelo consumidor.

design responsivo - click gratis

Publicidade

A ideia de design responsivo é oferecer ao usuário um site que se adapte em qualquer dispositivo. Basicamente, o design responsivo permite que o usuário abra um site em seu computador, tablet, tv ou smartphone, sem que o dispositivo diminua o tamanho das letras, imagens e menus. Imagine ter que criar um site para cada dispositivo comercializado no país. Não fossem os sites flexíveis, uma empresa precisaria investir em pelo menos 5 formatos diferentes de sites. Em outras palavras, o portal se adapta automaticamente em telas de 2” a 50” polegadas, horizontais e verticais. Assim, um empresário consegue entregar seu conteúdo digital de uma forma acessível a seu consumidor, permitindo que ele tenha acesso em qualquer local, horário e dispositivo. O site flexível pode aumentar em até 50% o número de clientes de uma empresa, por exemplo.

A técnica do design responsivo e seus benefícios

design-responsivo

O User Agent é uma ferramenta vinculada aos navegadores que identificam o dispositivo no qual um determinado site está sendo acessado. Ele fará uma leitura técnica e direcionar o visitante para o portal mais conveniente a seu dispositivo.

Publicidade

Se o visitante está acessando um site de seu smartphone, e este site oferece formato mobile, o User agent fará o reconhecimento do dispositivo, neste caso um smartphone, e imediatamente o direcionamento para o formato mobile daquele site. Porém, nem todos os navegadores trabalham da mesma forma, e em certos casos não conseguem direcionar o visitante para a página correta.

O design responsivo readapta tamanhos, dimensões e formatos conforme o tamanho da tela utilizada para visualização de um determinado site. Por exemplo, se você visualiza o menu deste site horizontalmente na tela de seu computador, que também tem orientação horizontal, em seu smartphone, com orientação vertical, o menu irá se adaptar automaticamente a esta posição.

Outra vantagem é trabalhar SEO (Técnicas de otimização para sites de busca) é que o Google fez uma recomendação oficial em sua página de ajuda para design em smartphones. Na recomendação, a empresa afirma que a melhor prática relacionada ao design é o site flexível com o mesmo código HTML. Desta forma, o Google encontra com mais facilidade a um único site que com design adaptado para qualquer formato, do que vários sites com o mesmo conteúdo para diversos formatos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: