Topo

Confira os 4 melhores navegadores de internet para usar em 2023

Conheça os principais softwares para utilizar em computadores e notebooks para utilizar os serviços web.
Publicidade
Comente

Os navegadores de internet se tornaram muito mais do que os softwares utilizados pelas pessoas para que elas consigam acessar os mais variados tipos de sites. Com o aumento de sistemas que estão hospedados na rede mundial de computadores, eles se tornaram portas de entrada para os mais diversos sistemas, incluindo a possibilidade de entrar e utilizar sistemas corporativos, por exemplo.

Confira os 4 melhores navegadores de internet para usar em 2023

Estes programas também acabaram se tornando mais versáteis, na medida em que a própria internet acabou se tornando uma extensão dos computadores dos usuários. Portanto, eles também passaram a ser reprodutores multimidias para arquivos de determinados formatos, por exemplo. Ou ainda leitores de PDF e outros tipos de documentos.

Existem diversos elementos que devem ser levados em consideração no momento em que um usuário começar a utilizar um determinado navegador para suas tarefas do dia a dia, mas basicamente dois acabam sendo os mais importantes: velocidade e segurança.

Publicidade

O primeiro está relacionado a sua capacidade de processamento dos sites, que mesmo utilizando linguagens e tecnologias mais leves podem acabar sendo considerados mais pesados justamente quando são utilizados para acessar sistemas mais complexos. Já a segurança está relacionada capacidade que este programa acaba tendo em barrar as principais ameaças que podem chegar até o usuário.

Confira os melhores navegadores para utilizar em 2023:

Google Chrome

O navegador do Google atualmente é o mais utilizado do planeta e conta com uma grande quantidade de recursos. Mas, ironicamente, é o navegador que acaba apresentando o pior desempenho, em termos de processamento, quando comparado com os principais do segmento. Um dos principais problemas é o fato deste navegador acabar reservando, para ele, uma grande quantidade de memória RAM, prejudicando outros processos ativos da máquina.

Publicidade

E a grande quantidade de extensões que podem ser facilmente baixadas e utilizadas neste navegador acaba se tornando apenas um convite para o consumo de uma quantidade ainda maior de memória RAM. Mesmo assim, ele ainda conta com um bom nível de segurança e recursos que melhoram a produtividade, especialmente quando utilizado junto com outros recursos da Google.

Mozilla Firefox

O navegador independente ainda é considerado como como uma das melhores opções dentre os navegadores que estão disponíveis gratuitamente para os usuários. No começo ele conquistou especialmente por contar com recursos que eram considerados mais avançados na época do seu lançamento e não era encontrados em outros navegadores.

Hoje em dia a vantagem praticamente não existe mais recursos que possam ser encontrados apenas no Firefox que não possam ser encontrados em outros navegadores concorrentes. Mesmo assim, ele ainda conta com uma grande quantidade de ferramentas para as mais variadas finalidades.

Também possui uma boa camada de segurança e, como é desenvolvido de forma independente, está mais preocupado com a segurança do usuário do que com a coleta de informações, o que nem sempre podemos afirmar dos rivais. Ele também consegue, na maioria dos casos, ser mais leve do que o Chrome, que ainda é o seu principal rival.

Opera

O que antigamente era apenas um navegador estranho que os usuários dos computadores da Apple tinham instalados na sua máquina se tornou um navegador poderoso que pode ser utilizado em qualquer sistema operacional e que ainda conta alguns recursos que tornaram ele o queridinho de determinados grupos de usuários, como os gamers.

No caso para os gamers existe uma versão um pouco diferente do navegador, o Opera GX, que conta com recursos realmente muito interessantes para este público, como limitadores de RAM e CPU (impedindo que o software use mais o que foi definido), reprodução de vídeos em pop-up e compatibilidade com extensões do Chrome. Ele também parece estar mais conectado com o que as pessoas de fato utilizam hoje em dia nos smartphones, como conexão facilitada com mensageiros como  WhatsApp ou Telegram.

Microsoft Edge

Mesmo lutando ainda para conseguir se livrar de todo o histórico negativo do seu antecessor, o Internet Explorer, o navegador da Microsoft ainda é frequentemente rejeitado pelos usuários do Windows. Mas ele melhorou bastante quando comparado com os anteriores, incluindo uma interface intuitiva, recursos mais integrados com o Windows e com os serviços a Microsoft, além de um consumo de recursos dos aparelhos mais estável. Pode vale a pena dar uma chance.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: