Topo

Problemas no HD: Confira dicas para reparar você mesmo

Alguns dos erros mais comuns no dispositivo de armazenamento podem ser reparados pelos próprios usuários.
Publicidade
Comente

O disco rígido pode ser considerado como uma das partes mais importantes de um computador. De fato, se uma máquina não possui um dispositivo de armazenamento que permita com que os dados fiquem gravados, se torna praticamente impossível sua operação. É nele que ficam, por exemplo, os arquivos do sistema operacional, que funciona basicamente como a interface entre o usuário e a máquina.

Problemas no HD: Confira dicas para reparar você mesmo

É no HD que ficam salvos todos os dados que poderão ser recuperados. Ou seja, mesmo quando o usuário corta completamente todas as fontes de energia da máquina, como quando ele desliga o computador, os dados estarão ali para que possam ser recuperados e acessados quando ele estiver ligado novamente.

Isso torna o HD diferente de uma memória RAM, por exemplo, que é utilizada para armazenar as operações que estão sendo feitas em um determinado momento pelo computador, por um ou mais softwares que estejam sendo utilizados naquele momento. A partir do momento que as atividades são encerradas ou quando o computador é desligado, a memória RAM fica limpa novamente.

Publicidade

Como é um componente do computador que fica sendo acessado o tempo todo, é natural que o HD possa acabar apresentando algum tipo de problema. Mesmo que estes acessórios tenham ganhado muito em termos de resistência e durabilidade nos últimos anos, o fato é que eles ainda podem apresentar falhas, e quando isso acontece coloca em risco todos os dados que os usuários possuem salvos.

De acordo com pesquisas feitas por empresas que atuam no segmento de manutenção, cerca de 60% das falhas em discos rígidos são mecânicas, enquanto que a restante percentagem é devido ao uso inadequado ou erros de aplicativos.

A partir do momento que o HD começa a apresentar problemas, existem algumas coisas que podem ser feitas pelo próprio usuário na tentativa de fazer com que ele volte a funcionar, nem que seja para conseguir passar os dados e arquivos mais importantes para uma outra plataforma de armazenamento, até que ele seja reparado.

Publicidade

Confira algumas formas de arrumar o seu HD:

Verificação do Disco e Reparação Automática

Esse é um recurso que pode ser acessado diretamente do Windows e permite que o sistema operacional realize alguns procedimentos visando a reparação do seu HD. O recurso pode ser acessado dentro das configurações do sistema ou ainda acessando o Meu Computador utilizando o botão direito do mouse. Dessa forma, é possível acessar uma série de opções que permitem com que o HD seja analisado e alguns problemas lógicos já podem ser arrumados por ele mesmo.

Conferir a ligação entre o disco rígido e a placa principal

Já essa é uma reparação que via exigir que a pessoa realize alguns procedimentos mais manuais, como abri o computador. Por tanto, recomenda-se ter pelo menos um pouco mais de conhecimento ou de cuidado em relação a forma como as coisas se encaixam. Mas, nos dias de hoje, os computadores estão muito mais fáceis de serem abertos.

Feito, isso, o usuário terá que conferir se a ligação entre o disco rígido e a placa principal está da maneira esperada. Caso os cabos estejam devidamente conectados, pode ser interessante removê-los e fazer uma limpeza nos conectores.

Formatação completa

Já este é um procedimento considerado mais drástico mas que pode acabar ajudando a resolver determinados problemas do HD. Mas, antes de mais nada, será preciso salvar todos os dados que estão ali no HD e que serão apagados. Isso só poderá ser feito se o HD ainda estiver sendo acessado pelo computador e pelo sistema operacional de uma forma geral. O próprio Windows também conta com um assistente que guia o usuário durante todo o procedimento de backup, lembrando que será preciso ter um dispositivo para armazenamento.

Substituição do PCB

O PCB (Printed Circuit Board) é um componente que, na grande maioria dos casos, pode ser trocado nos HDs e também pode ser encontrado fornecido pelas empresas fabricantes para substituição. Mas é muito importante que o PCB seja da mesma marca e do mesmo modelo do HD, para que não aconteça qualquer tipo de problema. Neste caso, pode ser interessante entrar em contato com a fabricante para saber se a peça existe no mercado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: