Topo

Problemas do mouse: confira dicas para resolver defeitos no scroll

Mau funcionamento pode ser causado por diversos problemas.
Publicidade
Comente

O mouse é um acessório fundamental para quem trabalha com computadores. Afinal de contas, todo o design dessas máquinas e a forma como os softwares funcionam foram desenhadas justamente a partir da ideia de que o usuário vai controlar os sistemas e acessar as funcionalidades e ferramentas a partir da movimentação do ponteiro.

Problemas do mouse: confira dicas para resolver defeitos no scroll

Durante muito tempo, no começo da popularização dos computadores pessoais, a grande maioria dos mouses vinham apenas com dois botões, permitindo os cliques do lado esquerdo e direito. Com o passar dos anos surgiu o scroll, que acabou se tornando uma peça fundamental em qualquer mouse.

O mecanismo foi instalado no centro do mouse, entre os dois botões principais, quase sempre no formato de uma roda. Ele tem como principal objetivo fornecer uma forma mais confortável para que as pessoas consigam navegar pelas páginas, rolando para cima ou para baixo documentos de texto, páginas na internet, etc.

Mas como é uma peça mecânica construída de uma forma um pouco mais complexa do que os botões do mouse, ele pode acabar sofrendo com alguns problemas na medida em que o mouse vai acumulando tempo de uso, como sensores desgastados, conexões soltas, e até mesmo acúmulo de sujeira.
Confira algumas dicas que podem resolver quando o scroll do mouse deixa de funcionar.

Teste a conexão do mouse

Publicidade

Nem sempre os problemas de mau funcionamento de um determinado componente estão concentrado especificamente no mouse, podendo estar na sua conexão e na forma como a máquina consegue estabelecer essa conexão. Por isso, um dos primeiros testes que devem ser feitos é desconectar e reconectar o mouse novamente.

Este procedimento, em muitos casos, consegue corrigir problemas causados por desconexões temporárias ou falhas de comunicação. É recomendado esperar alguns segundos antes de conectar o mouse novamente. Durante o procedimento, os usuários podem aproveitar para analisar com calma se existe algum impedimento ou alguma sujeira.

Faça uma limpeza no mouse

Mesmo que o mouse seja um acessório mais fechado, ele ainda conta com algumas aberturas que acabam permitindo a entrada de poeiras e outras sujeiras menores. Essas partículas podem ir se acumulando no interior do mouse, provocando o seu mau funcionamento. Pra isso, é preciso tomar alguns cuidados, pois algumas partes do mouse podem acabar quebrando quando elas forem removidas.

Publicidade

Tirando as teclas e conseguindo ter acesso ao interior do acessório, é recomendado que a limpeza seja feita com uma escova macia e um cotonete, o que ajuda a chegar até os cantos mais inacessíveis do mouse, ao mesmo tempo que consegue promover a limpeza. No caso do scoll, é importante limpar bem os dentes da roda.

Cheque as baterias

Os mouses que funcionam sem fio acabam tendo baterias para garantir que ele continue funcionando mesmo sem uma conexão direta que garanta chegada de energia. Mas como essas bateiras costumam durar bastante, já que os mouses costumam consumir pouca energia, muitas vezes as pessoas simplesmente esquecem que ele depende de pilhas ou de bateiras.

Mesmo quando elas estão com um pouco de carga, o mouse pode acabar apresentando algum tipo de mau funcionamento, como falhas momentâneas que acabam normalizando. Por isso, pode ser uma boa ideia fazer a troca das fontes de alimentação, especialmente quando elas já estão sendo utilizadas há algum tempo.

Revise as configurações do mouse

Determinados problemas de funcionamento do mouse também podem ser apenas questões lógicas, ou seja, do funcionamento do software ou do sistema como um todo. Por isso, pode ser importante também revisar algumas das configurações do mouse, utilizando o sistema operacional.

Em determinados casos, mouses mais caros costumam ser acompanhados de softwares próprios da marca que ajudam nas configurações de uma forma geral. Por conta disso, pode ser interessante também conferir se ele não precisa ser ajustado de alguma forma.

Atualize os drivers

Muitas vezes um dispositivo começa a apresentar mal funcionamento diante de uma atualização de sistema que faz com que os drivers não respondam mais como deveriam. O driver é o que faz a comunicação entre o hardware e o software. O recomendado é visitar a página do fabricante do mouse para saber se não existe nenhuma atualização de driver que precisa ser baixada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: