Topo

HD Externo: Confira dicas para manter a vida útil do dispositivo

Equipamento é muito utilizado para expandir o espaço de armazenamento de um PC ou de um notebook.
Publicidade
Comente

O espaço de armazenamento para arquivos digitais está cada vez mais sendo necessário para as pessoas que utilizam os computadores de uma forma geral. Afinal de contas, a nossa vida é praticamente digital, com muitos arquivos que precisam ser mantidos e que já não existem mais na sua forma física, como documentos, fotos, etc.

HD Externo: Confira dicas para manter a vida útil do dispositivo

Nem sempre manter todos estes arquivos em um único dispositivo é uma boa ideia. Afinal de contas, qualquer equipamento pode acabar estragando de uma hora para a outra, e isso pode acabar fazendo com que as pessoas possam simplesmente perder todos esses arquivos. Também existe a questão da quantidade, já que estes arquivos vão sendo acumulados e podem simplesmente superar todo o espaço disponível.

A partir deste cenário, os serviços que permitem armazenar os arquivos em nuvem acabam se tornando cada vez mais importantes e necessários, mas este tipo de serviço também conta com alguns elementos negativos, como geralmente a possibilidade de pagar uma taxa mensal ou anual, ou ainda o fato dos usuários terem que estar conectados na internet para conseguir acessar os mesmos.

Publicidade

Em muitos casos, pode realmente ser necessário a adoção de um HD externo, que permite com que os usuários tenham cópias de segurança dos seus arquivos, além de levar eles para qualquer lugar e ainda acessar os mesmos rapidamente, via conexão por cabo, sem a necessidade de estar conectado à internet, por exemplo.

Confira algumas dicas para quem deseja aumentar a vida útil do seu HD externo.

Cuidado com as quedas

Pode parecer uma dica boba para um dispositivo eletrônico, mas é importante salientar que as características de um HD externo acabam fazendo com que ele se torne mais propício a quedas, uma vez que ele pode ser levado de um lado para o outro e normalmente está conectado ao computador apenas utilizando um cabo.

Publicidade

Diante disso, é muito importante que as pessoas tomem alguns cuidados, especialmente no momento em que eles precisam ser deslocados de um ponto para o outro. Existem alguns HDs que contam com uma construção mais robusta que podem acabar se tornando muito interessantes para quem realmente precisar ficar levando ele de um lado para o outro.

Proteja o HD em deslocamentos mais longos

Sempre que o usuário precisar se deslocar por distâncias mais longas, é muito importante tomar alguns cuidados em relação a proteção do HD. Mesmo que não seja especificamente sobre as quedas, mas apenas o chacoalhar intenso pode acabar fazendo com que determinados dispositivos apresentem algum tipo de mal funcionamento.

Portanto, é muito importante tomar cuidado nestas rotas, sempre protegendo o HD externo, especialmente em deslocamentos de ônibus e afins.

Desconecte o HD

Por se tratar de um dispositivo móvel, os usuários podem conectar e desconectar o HD externo com muita facilidade. Mas, diferentemente de outras pessoas que são criadas para um computador e que acabam sendo fixas, geralmente não é recomendado deixar o HD conectado o tempo todo, especialmente quando ele não estiver sendo utilizado. Por isso, manter uma rotina de desconectar o dispositivo ajuda a evitar desgastes necessários e também evirar que ele aqueça demais.

Remova sempre com segurança

O mesmo sistema que permite com que os usuários removam pen-drives com segurança também deve ser utilizado em HDs externos. Os sistemas operacionais contam com um recurso, que geralmente fica disponível em um ícone do HD na barra de ferramentas, que permite com que ele seja removido com segurança. Ele garante que todas as operações que possam estar sendo feitas pelo computador junto ao HD sejam encerradas antes que a conexão seja desfeita. Desta forma, os usuários reduzem o risco de problemas nos arquivos e aumentam a vida útil do seu dispositivo.

Não conecte em máquinas desconhecidas

Também é extremamente recomendado que os usuários tenham um pouco mais de cuidado em relação as máquinas nas quais ele vai conectar o seu HD externo. De uma forma geral, é muito importante evitar que utilizar os dispositivos em computadores desconhecidos ou públicos, pois isso pode acabar facilitando com que o HD seja infectado com um vírus, que pode tanto corromper os arquivos que estão ali como, até mesmo, atuar para roubar informações ou dados sensíveis dos usuários.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: