Topo

6 dicas para otimizar a sua placa de vídeo

Confira como deixar este componente funcionando melhor para aumentar o desempenho da máquina.
Publicidade
Comente

As placas de vídeo se tornaram peças fundamentais nas configurações dos computadores dos dias de hoje. E não estamos falando apenas das máquinas configuradas para o público gamer, ou seja, para as pessoas que utilizam a sua máquina para jogar. A placa de vídeo também é muito importante para fazer com que os computadores rodem os mais variados tipos de softwares, incluindo muitas ferramentas profissionais.

6 dicas para otimizar a sua placa de vídeo

Basicamente este é um componente do computador que tem como principal objetivo realizar os processos e cálculos necessários que vão resultar na reprodução dos gráficos pelo sistema. Basicamente, sem uma placa de vídeo os usuários não conseguem utilizar um computador, uma vez que ele não vai conseguir ter acesso as imagens geradas pelo sistema.

O que pode causar uma certa confusão nos mais leigos, ou seja, dentre as pessoas que não possuem muitos conhecimentos relacionados ao funcionamento do hardware de uma forma geral, é a forma como essa placa de vídeo está instalada no computador. De uma forma geral, existem placas de vídeo integradas e dedicadas, sendo que no primeiro caso, essa GPU está atrelada ao processador da máquina. Já a placa de vídeo dedicada acaba sendo uma peça separada, que oferece um maior poder de processamento.

Publicidade

Para conseguir tirar o melhor proveito das placas de vídeo, confira algumas dicas para conseguir otimizar essa peça:

Limpe o interior do computador

Tanto os PCs quanto os notebooks, de tempos em tempos, precisam de uma limpeza interna dos seus componentes. Os notebooks acabam tendo menos espaço para o acúmulo de poeira, e também costumam ser mais difíceis de serem limpos, mas os gabinetes acabam acumulando sujeira muito rapidamente e em grandes quantidades. A sujeira vai se acumulando nas entradas e saídas de ar, o que faz com que os componentes aqueçam muito, reduzindo a sua capacidade de funcionamento.

Mantenha os drivers sempre atualizados

É muito importante que os usuários mantenham sempre os drivers das placas de vídeo, e de todos os outros componentes de uma forma geral. Mas, no caso da placa de vídeo, é muito importante ter um pouco mais de atenção, uma vez que as empresas que produzem estas peças costumam soltar mais atualizações do que outros componentes. Normalmente as empresas lançam softwares que permitem com que as atualizações sejam monitoradas e instaladas de forma automática, garantindo que as peças estejam sempre com a versão mais atual do software que jaz a comunicação do hardware com o sistema operacional.

Faça o overclock da GPU

Publicidade

Os modelos de placas de vídeo mais avançados costumam oferecer para os usuários a possibilidade de ter sua capacidade aumentada, através da manipulação da frequência de operação, em uma operação chamada de overclock. Mas é importante ressaltar que essa operação requer um determinado conhecimento técnico, já que algumas operações podem não causar falhas de operação. Atualmente alguns componentes já contam com softwares próprios que ajudam a fazer este procedimento.

Cuidado com os outros componentes do computador

É sempre importante lembrar que um computador é basicamente um sistema que funciona de forma interligada, e problemas em um determinado componente pode acabar causando falhas em outros. Por isso, é muito importante manter sempre atualizado os drivers de outras peças e também cuidar para que eles tenham desempenhos compatíveis. Por exemplo, de nada adianta ter uma excelente placa de vídeo se o computador não tiver uma boa placa de processamento.

Ajuste as configurações para cada software

Através dos softwares próprios das marcas de placas de vídeo, os usuários podem personalizar determinadas configurações para cada software ou game. Essa é uma boa dica para conseguir otimizar melhor os recursos da placa e fazer com que ela seja sempre otimizada para entregar os melhores gráficos. Muitos softwares, inclusive, já contam com bancos de dados com configurações recomendadas para os principais games e softwares que normalmente dependem de um GPU.

Fique de olho em recursos não utilizados

Existem determinados tipos de recursos que podem ficar ativos mas que não estão sendo utilizados pelo usuário. Estes podem acabar sendo desabilitados, economizando poder de processamento não apenas da placa de vídeo, mas do próprio chip principal. Um exemplo é o V-Sync, que realiza a sincronização vertical de imagens, fazendo com que a taxa de quadros se mantenha em padrões mais estáveis de acordo com a taxa de Hz do display. Quando ele não é necessário, pode até limitar a taxa de quadros que a GPU está entregando para o sistema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: