Topo

Pesquisador cria app que permite controlar aviões por Android

Publicidade
Comente

As diversas funcionalidades dos smartphones estão cada vez mais presentes na nossa vida. Além de utilizarmos ele para navegar na internet, conversar com os amigos, também podemos controlar outros aparelhos com ele, como televisão, por exemplo. Mas recentemente um pesquisador foi além e fez um aplicativo que permite que as pessoas controlem um avião inteiro utilizando um dispositivo com sistema operacional do Google. Pelo menos na teoria.

app-planesploit-permite-controlar-aviao

O nome do aplicativo é PlaneSploit, e apesar dele possuir uma interface muito simples, ele conta com diversos recursos muito interessantes. O mais interessante do aplicativo é que ele permite que qualquer pessoa, através de um rastreador, tomasse conta do sistema de um avião. Mas é claro que o desenvolvimento foi feito apenas para testes. O aplicativo criado por Teso permite fazer a seleção de um novo destino para o voo, fazer piscar as luzes internas da aeronave, soar alarmes e até mesmo chocar-se contra o solo.

A ideia do pesquisador, que também trabalha como consultor, era realmente mostrar como anda os sistemas de segurança dos sistemas de aviação. Para conseguir controle de um avião, ele explorou os serviços Automatic Dependent Surveillance Broadcast (ADS-B) e Aircraft Communications Addressing and Reporting System (ACARS), responsáveis por comunicações com sistemas externos relacionados ao controle da aeronave.

Mas ao mesmo tempo que ele desenvolveu o sistema que permitiria uma invasão, ele também já desenvolveu um outro sistema que permitiria resolver este tipo de problema e impedir que qualquer invasão realmente acontecesse.

Teso afirmou que o ataque só funciona enquanto o piloto automático estiver ligado. A saída, então, é desligá-lo para recuperar o controle do avião e aterrissar com segurança, usando instrumentos analógicos. Mas antes, é necessário que os pilotos detectem que o computador do avião está sendo hackeado, algo que normalmente eles não fazem e, ainda que fizessem, não seria uma tarefa fácil.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: