Topo

Aplicativos para manter a forma no Android

Publicidade
Comente

Jogos, dispositivos portáteis e também aplicativos, a cada dia se tornam mais aliados das atividades físicas. Para se incentivar os esportistas a apertarem o passo, vale colocar zumbis nos seus passos, criar uma rede social para que possa concorrer com corredores do mundo inteiro. O relógio deverá funcionar como um personal trainer, e um bracelete deverá medir todas as calorias gastas durante o dia, Na sala de estar por exemplo, o negócio é ganhar pontos em jogos de dança, e também ginástica para ter perda de peso.

Só na loja virtual do iTunes da Apple, existem mais de 8 mil aplicativos para esta finalidade na categoria Fitness e saúde. E um fato bastante certo é que tudo que é motivação lhe traz benefícios, as primeiras informações quantitativas ajudam a traçar objetivos claros, e ainda tudo poderá começar com objetivos claros.

Cada vez mais integrados ás redes sociais, os programas de exercícios que são desenvolvidos para smartphones vem trazendo grande evolução, mostrando resultados muito interessantes. Um bom exemplo disso, criado há mais de um ano por brasileiros que vivem em Nova York é o aplicativo chamado Runens (disponível apenas para iOS ) usa o GPS do seu smartphone que mostra em tempo real onde seus amigos estão correndo pelo mundo, criando uma rede motivacional.

Publicidade

O criador do aplicativo que possui mais de 200 mil usuários pelo mundo, conta que a idéia do Runens vem a surgir quando ele viu algumas pessoas correndo enquanto nevava em Nova York. É algo impressionante se ter motivação para sair no frio. É possível se analisar todos os aplicativos disponíveis percebendo que nenhum deles possui a experiência de um corredor que seja recompensada pelos treinos, o aplicativo ainda gratifica todos os usuários com medalhas assim como o Foursquare.

Algumas pessoas que utilizam os aplicativos, recomendam e dão como dica também o relógio da marca Garmin para a realização de exercícios do dia a dia. Este relógio oferece todas as informações possíveis sobre a corrida, sendo muito mais leve e prático. É possível se montar um treino através do relógio, por exemplo, se você tiver de correr 1km e parar ele apita e lhe avisa que você parou.

O relógio custa nos Estados Unidos o equivalente a 300 dólares e é o maior sucesso, pois algumas pessoas preferem o utilizar pois não gostam de carregar um iPhone para o treino. Outra função interessante é que o iPhone pode tocar e interromper a concentração. Um smartphone não é muito prático para treinos mais frequentes, porém poderá ser muito interessante para se utilizar esporadicamente.

Outra novidade interessante apresentada pela empresa BodyMedia no início deste ano é o chamado Fit ArmBand, que nada mais é que um sistema de monitoramento que é acoplado ao braço rastreiando todas as calorias que são queimadas nas atividades diárias do usuário, inclusive na hora de dormir.

Publicidade

Através de um aplicativo, o usuário poderá ainda declarar tudo o que consumiu de alimentos durante o dia. No final do dia o programa realizar um balanço energético de quantas calorias o usuário perdeu ou ganhou. Ainda assim o aparelho não chegou ao Brasil porém poderá ser comprado através do site BodyMedia por US$ 150.

Já os jogos, que são lançados constantemente, uma boa sugestão é um aplicativo chamado “Zombies Run”, o game vai muito além trazendo a lógica dos videogames para a corrida. A primeira temporada do game possui 23 capítulos, contando uma história interessante pelos fones de ouvido do smartphone enquanto o usuário corre. Na história este jogador mora em uma cidade que está isolada por causa de um ataque zumbi, precisando sair para pegar mantimentos.

Devendo manter o ritmo da corrida para poder coletar itens na sua cidade como por exemplo remédios e baterias. Conta o criador do aplicativo Samuel Tonin, gerente de marketing da Bodytech. Ajudando a investir no aplicativo além de testar os games antes deles chegarem no mercado. O aplicativo chamado “Zombies, Run” vem disponível apenas em inglês para aparelhos iPhone, iPod touch, Android e Windows Phone.

É um aplicativo bastante interessante pois o ‘Zombies, Run!’ junta a lógica dos jogos convencionais de você ter objetivos evoluindo seu personagem, unindo aos aplicativos de corrida que devem registrar os quilômetros a velocidade e também calorias que foram perdidas.

Ao se aproximar de você, um grupo de zumbis se aproxima e o jogador deverá por um minuto aumentar o seu ritmo de corrida. Se por acaso os mortos vivos forem mais rápidos o jogador perde todos os itens que coletou. Cada um dos capítulos tem a duração de 30 minutos.

A grande idéia é levar os jogos para as atividades físicas sendo uma grande tendência nas academias de países da Europa como nos Estados Unidos. Além disso no último congresso da internacional IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), foram apresentadas diversas novidades como por exemplo esteiras e bicicletas com videogames acoplados. Você poderá jogar uma fase correndo ou mesmo pedalando para que se evolua no game. Esta nova geração é instigada por ter diversos desafios, principalmente em jogos eletrônicos.

Os games começaram a unir exercícios físicos a partir de 2006 quando surgiu o Nintendo Wii, tirando os jogadores do sofá, na maioria das vezes você esquece que está realizando um tipo de atividade física, principalmente no jogo Dance Central”, um jogo de dança do Xbox 360 que utiliza o Kinect para capturar os movimentos dos jogadores dispensando a utilização do tradicional controle.

Algumas pessoas chegam a jogar por duas horas sem perceber, ficam cansadas e sentem dores como nos exercícios físicos tradicionais, e assim como qualquer outro jogo você poderá passar das etapas para desbloquear outras músicas ganhando mais pontos. Empresas como EA Sports Active” e “Your Shape Fitness Evolved vem cada vez mais desenvolvendo games para atividades físicas como musculação e ginástica localizada. São muito interessantes porém exigem muito e são cansativos principalmente para os que estiverem iniciando. Os jogos de dança são muito divertidos, pois a interação faz que você se esqueça que está realizando atividades físicas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: