Topo

Android lento? 6 dicas infalíveis para deixar o seu smartphone mais rápido

Saiba como deixar o seu telefone mais otimizado para as atividades do dia a dia.
Publicidade
Comente

O Android é o sistema operacional da grande maioria dos smartphones que estão ativos no mundo inteiro. Com isso, boa parte dos processos relacionados a manutenção dos telefones podem ser aplicados em diferentes marcas, com um efeito muito parecido. Mesmo que as fabricantes dos telefones realizem determinadas modificações no sistema operacional considerado como base, muitas dicas para otimizar o telefone acabam valendo para aparelhos de diferentes marcas.

Android lento? 6 dicas infalíveis para deixar o seu smartphone mais rápido

Confira algumas dicas importantes e interessantes para deixar o seu telefone com Android menos lento:

Limpe o cache do telefone

A limpeza do cache é considerada como um dos procedimentos mais importantes para que o telefone consiga funcionar de uma forma mais otimizada. Na medida em que os usuários vão utilizando o telefone, eles vão deixando rastros de arquivos e processos que vão consumindo recursos do telefone de uma forma geral. A limpeza permite que aqueles que não são mais úteis sejam removidos.

Publicidade

A limpeza do cache não precisa ser feita através de apps de terceiros. O próprio sistema operacional conta com opções que permitem com que isso seja feito, normalmente dentro das configurações no menu relacionado a memória e armazenamento.

Opte pelas versões mais leves dos apps

Muitos dos apps que mais populares que as pessoas costumam utilizar o tempo todo nos telefones, como aqueles das principais redes sociais, contam com a chamada versão lite, que nada mais é do que uma versão mais simples e que consome menos recursos do telefone. Existem versões Lite de aplicativos como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, dentre outros.

Mantenha o sistema operacional sempre atualizado

Existe a ideia de que as pessoas que estão com um telefone mais antigo e com menos recursos disponíveis não devem mais atualizar o sistema operacional. É fato de que essas atualizações vão consumindo mais memória do telefone, mas não atualizar o aparelho não é algo recomendado. Muitas atualizações ajudam na otimização do sistema de uma forma geral, corrigindo falhas e problemas, por exemplo. Além disso, ele ainda mantém as camadas de segurança necessárias para que o telefone siga protegido.

Acelere animações

Publicidade

Os smartphones contam com diversas animações que funcionam todo o momento em que a pessoa utiliza os mais variados tipos de apps e o próprio sistema. Muitas delas os usuários sequer acabam se dando conta de que elas estão ali presentes, como algumas transições de tela. Mas elas acabam consumindo recursos e memória do telefone. Portanto, uma dica para tornar o smartphone mais rápida e alterar a forma como essas animações são exibidas. Dentro do menu de desenvolvedor, basta selecionar as opções de “Escala de animação de janela”, “Escala de animação de transição” e “Escala de duração do animador” e selecionar a opção “5x” ou “Desligado” para acelerá-las.

Mantenha o Wi-fi ligado automaticamente

O Wi-fi é um recurso que muitos usuários acabam desativando achando que isso vai tornar o telefone mais rápido, quando o que acontece é exatamente oposto. Atualmente ele consome muitos poucos recursos e, a partir do momento que ele se mantém configurado para se conectar nas redes disponíveis, isso ajuda a manter o telefone mais rápido. As versões mais recentes do telefone contam ainda com um recurso que identifica caso uma rede Wi-fi esteja muito lenta e procura automaticamente outra. Desta forma, as pessoas acabam sempre aproveitando o melhor sinal e reduzindo o risco do telefone ficar lento em virtude de um problema no sistema.

Libere espaço de armazenamento

Mesmo que o espaço de armazenamento não tenha uma interferência direta com a forma como o telefone se comporta em termos de gestão de recursos, quando a memória está muito cheia o telefone acaba tendendo a funcionar mais lentamente. Por isso, pode ser interessante fazer uma limpeza no telefone, especialmente naqueles dispositivos que sejam mais antigos e que tenham espaço reduzido. As versões mais atuais do Android contam com um recurso que analise os apps que não estão sendo utilizados pelos usuários, já sugerindo que eles sejam removidos para que o espaço seja liberado. Além disso, o telefone também consegue identificar os arquivos mais pesados, como os vídeos que consomem muito espaço.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: