Topo

Sisu divulga as primeiras notas de corte; Consulte para seu cursos

Comente

Os estudantes que enfrentaram a dura batalha no ENEM para concorrer a uma das vagas em universidades públicas que utilizam o sistema de seleção unificado ou ainda as pessoas que estão pleiteando uma bolsa de estudo em universidades privadas, começaram a receber as primeiras informações mais concretas sobre o seu real desempenho. As notas de cortes dos cursos começaram a ser divulgadas pelo Ministério da Educação.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, mais de um milhão de candidatos se registraram nos sistemas do SISU nas primeiras horas. Os candidatos que ainda não realizaram a sua inscrição não podem perder tempo, já que eles poderão fazer o cadastro até o dia 10 de janeiro.

sisu-divulga-notas-de-corte

Como ver a nota de corte no SISU

Todas as informações relacionadas as notas de corte e posteriormente da seleção dos candidatos para as vagas e para as bolsas, deverão ser consultadas diretamente no sistema do SISU, utilizando o login e a senha.

Para conseguir ter acesso as notas de corte, será necessário que os candidatos façam uma pesquisa por vagas, utilizando a opção dos filtros que estão disponibilizados. Os candidatos poderão fazer uma pesquisa por cidade, por instituição ou ainda por curso. O Ministério da Educação relembra também que a nota de corte vai sofrendo atualizações, e que os candidatos poderão acompanhar as mudanças ao longo do dia.

O motivo é que a nota de corte sempre vai variar de acordo com a procura. A tendência é que os cursos que tenham mais procura, tanto para as vagas nas universidades federais quanto para as bolsas parciais ou integrais, tenham uma nota de corte mais alta do que os outros.

De acordo com as informações oficiais do MEC, o SISU conta com 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Como funciona o SISU

Poderão participar do Sistema Unificado de Seleção apenas os candidatos que fizeram a última edição da prova do ENEM. No momento da inscrição no sistema, os candidatos devem fornecer as informações que foram utilizadas para a realização da prova. Os estudantes que estão disputando as vagas não vão precisar colocar a sua nota no ENEM de forma manual, já que ela é adicionada automaticamente na conta do usuário quando ele coloca o seu número de identificação da prova.

É importante lembrar que nem todos os candidatos que fizeram a prova poderão participar da seleção feita pelo SISU. É necessário que os estudantes tenha tirado uma nota acima de 0 na redação.

No momento da inscrição, se o candidato não tiver zerado a redação, ele vai poder escolher duas opções de cursos por ordem de preferência. O resultado da primeira chamada do SISU sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: