Topo

Enem: Dicas para conseguir estudar e se dar bem no 2º dia de provas

Questões de exatas costumam ser as mais temidas pela maioria dos estudantes.
Publicidade
Comente

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já há alguns anos, conta com um formato mais concentrado e reduzido quando comparado com aquele que se tornou mais famosos durante o grande “boom” da prova, que era composto por uma verdadeira maratona de cinco dias consecutivos para os estudantes. Hoje, ele é aplicado em apenas dois dias, de uma forma mais condensada, sendo dois domingos consecutivos. Mas isso não torna a prova menos complicada, sendo que ela segue cobrindo boa parte dos conteúdos trabalhados junto aos estudantes nos três anos de formação média.

Enem: Dicas para conseguir estudar e se dar bem no 2º dia de provas

A divisão ficou da seguinte forma: no primeiro dia os candidatos respondem 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas. Além disso, os candidatos também fazem a prova de redação neste dia.

Já no segundo dia de provas os candidatos respondem 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática. E neste dia costumam ter as questões que acabam colocando mais medo nos candidatos de uma forma geral. Afinal de contas, a matemática costuma ser a matéria que mais coloca medo nos alunos, junto com a física.

Publicidade

Para quem está na maratona, confira algumas dicas para quem vai fazer o 2º dia de provas do Enem:

Evite estudar muito na semana que antecede aprova

Antes de mais nada, é sempre importante lembrar que o Enem deve ser encanado como uma maratona, e não como uma prova curta. Portanto, se o estudante não conseguiu fazer uma preparação ao longo do ano para conseguir responder as questões, dificilmente eles vão conseguir revisar toda a matéria que pode ser cobrada neste dia. Portanto, não adianta muito acabar estudando muito neste momento. Isso pode ser até prejudicial para os estudantes de uma forma geral, pois eles podem acabar cansando, além de aumentar a ansiedade.

O ideal nestes dias que antecedem a prova é apenas dar uma olhada em alguns conteúdos que os estudantes gostariam de relembrar, para dar uma última relembrada nas questões que já devem ter sido vistas anteriormente.

Comece sempre pelas questões mais fáceis

Publicidade

Também é sempre muito importante pensar na prova de uma forma mais estratégica. A ideia é sempre começar pelas questões ou pela área que o aluno tem uma maior facilidade, e isso só é possível a partir do momento que o aluno entende e conhece a estrutura da prova de uma forma geral, e também dá uma conferida geral no caderno das questões antes de partir para a resolução de fato.

Resolvendo primeiro as questões mais fáceis, os candidatos acabam ficando mais tranquilos para resolver aquelas questões que eles vão demorar mais tempo. É sempre importante entender que, além de entender o conteúdo que está sendo cobrado, a prova do Enem sempre vai exigir das pessoas que elas consigam administrar bem o tempo. Afinal de contas, são apenas 5 horas de provas.

Se organize para o dia das provas

Também é muito importante que os estudantes evitem problemas relacionados ao estresse que pode surgir diante de outros problemas que surgem nas questões logísticas da prova. É fundamental aprender a se organizar com antecedência, no dia anterior, para evitar que as pessoas tenham problemas no dia.

Deixe tudo preparado no dia anterior, com os materiais e também com o documento que deverá ser levado no dia da prova em um local que fique à vista de todo mundo. Além disso, também é muito importante já conhecer e planejar o deslocamento até o local da prova, que neste dia deve ser mas fácil, já que é o mesmo local que os estudantes já foram para fazer o primeiro dia de exame.

Descanse no dia anterior e durma bem

O sábado que antecede o dia das provas deve realmente ser utilizado para que as pessoas descansem. É fundamental que elas estejam bem fisicamente no dia das provas, e isso acaba sendo possível somente quando as pessoas conseguem descansar e dormir bem na noite anterior a realização da prova. Tomar alguns cuidados com a alimentação também pode ser interessante, cuidando para não ingerir alimentos que possam acabar causando algum tipo de problema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: