Topo

Como é corrigida a redação do Enem? Saiba como a nota do texto é definida.

Prova é considerada uma das mais importantes de todo o Exame.
Publicidade
Comente

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido apenas pela sua sigla ENEM, acabou se tornando uma das provas mais importantes da vida dos estudantes que estão terminando essa formação e que pretendem continuar estudando no ensino superior. Além de ser uma importante ferramenta do governo para avaliar a forma como os adolescentes estão se formando e chegando na fase adulta, a prova se tornou uma porta de entrada para diversos programas do governo.

Como é corrigida a redação do Enem? Saiba como a nota do texto é definida.

A prova conta com a parte objetiva, na qual os alunos respondem as questões a partir de uma série de opções, sendo que estas acabam cobrando os conteúdos que são ensinados nas disciplinas convencionais do ensino médio. E a outra parte acaba sendo a redação, que é justamente a redação. 

A parte da produção de texto acaba sendo uma das mais importantes para os alunos pois ela pode ser zerada, caso os estudantes acabem não seguindo as orientações e as diretrizes dos textos. E muitos dos programas que levam em consideração as notas do Enem desclassificam os estudantes que tiram zero na redação.

Publicidade

Além disso, a redação não acaba sendo uma disciplina de forma específica, mas sim uma forma de avaliar como os estudantes conseguem se expressar com o seu repertório, reunindo um conjunto de conhecimentos que não são obtidos apenas dentro das salas de aula, como também na vida. 

E a nota da redação também acaba sendo mais subjetiva do que as notas obtidas nas questões objetivas, uma vez que depende da correção humana. Por isso, calcular a nota da redação acaba sendo praticamente impossível para os participantes, que devem aguardar a divulgação oficial das notas para saber qual foi o seu desempenho.

O que é a redação do Enem?

A redação do Enem é um texto que deve ser produzido pelos alunos dentro de um formato conhecido como dissertativo-argumentativo. Neste tipo de texto, os alunos devem desenvolver uma tese, apresentar argumentos, e propor uma solução para um problema relacionado ao tema apontado. Este texto deve ser desenvolvido a partir de uma proposta, que os estudantes ficam conhecendo apenas no momento da aplicação do exame. 

Como funciona a correção da redação do Enem?

Publicidade

A correção das provas de redação do Enem é feita de forma manual e individual. Ou seja, cada uma das folhas de texto passa por pessoas que fazem as devidas avaliações. De acordo com as regras atuais, cada redação passa por dois avaliadores. Essas pessoas não se conhecem e nem se comunicam, uma vez que a distribuição das redações acontece através de um sistema. 

As notas dadas por cada um deles são comparadas e, se houver uma divergência de mais de 100 pontos entre as notas, um terceiro avaliador é chamado. E se, ainda assim, a divergência persistir, a redação será corrigida por uma banca presencial de três professores. Caso não haja discrepância, a nota final acaba sendo resultado de uma média aritmética simples das duas notas. 

O que é avaliado na prova de redação do Enem?

Os corretores que fazem a avaliação individual de cada um dos exames precisam avaliar cinco competências, sendo que para cada uma delas acaba sendo dado uma nota. Essa nota vai de 0 a 200 pontos. A soma das cinco competências acaba sendo a nota final daquele corretor, que pode chegar, no máximo, a 1000 pontos. 

As competências que são avaliadas são as seguintes:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O que pode zerar a prova de redação do Enem?

As situações previstas nas regras do Enem que podem zerar a redação são as seguintes:

  • fuga total ao tema;
  • não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 (dez) linhas escritas no sistema braille;
  • cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8
  • linhas de produção própria do participante;
  • desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;
  • assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de Redação em branco, mesmo que haja texto escrito nas Folhas de Rascunho;
  • texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes
     

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: