Topo

Como aprender interpretação de texto? Saiba como se preparar para Enem e Vestibular

Saiba como treinar para conseguir intender as informações e produzir redações.
Publicidade
Comente

Uma das habilidades mais importantes que devem ser aprendidas pelos alunos durante o seu processo de alfabetização, que também acaba sendo bastante exigido durante nos instrumentos de avaliação pelos quais os estudantes precisam passar, como provas de Vestibular ou ainda o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a interpretação de texto.

Como aprender interpretação de texto? Saiba como se preparar para Enem e Vestibular

Essa capacidade acaba sendo considerada como um elemento-chave para obter bons resultados acadêmicos, ter mais eficiência na solução dos exercícios e também conseguir compreender as situações que se apresentam fora do meio acadêmico, nas situações do dia a dia.

Não existe uma disciplina ou uma matéria específica que versa sobre a habilidade dos alunos de conseguirem interpretar bem as informações de um determinado texto. Na verdade, essa habilidade acaba nascendo e se consolidando a partir de uma série de práticas e de conteúdos que são assimilados ao longo do tempo. 

Publicidade

Mas, dentre todos os elementos que estão inseridos dentro desta capacidade, a mais importante acaba sendo a de conseguir ter um bom domínio do idioma no qual o texto está escrito, o que no caso dos estudantes brasileiros é o português.

Confira algumas dicas para conseguir aprender e treinar a habilidade e a capacidade de interpretação de texto:

Aprenda a ler pausadamente

Um dos primeiros passos para os estudantes conseguirem aprender, de uma forma mais efetiva, a interpretar o texto que ele está lendo é realmente ter mais atenção no conteúdo. E, no começo, pode ser muito interessante ler o conteúdo de uma forma um pouco mais pausada, sem interromper a leitura.
Marque as palavras que você não sabe o significado

Um outro passo muito importante que vai ajudar a ir entendendo melhor o que está querendo ser passado naquele texto é ir marcando as palavras que a pessoa não sabe o significado e procurando, seja pesquisando na internet ou através de um dicionário, o significado das mesmas. Ninguém, ainda mais o estudante durante o seu processo de alfabetização, é obrigado a dominar todos os termos da língua portuguesa, mas é importante nutrir o hábito de ir pesquisando sobre as mesmas. 

Faça resumo dos parágrafos

Publicidade

Para os textos mais extensos ou que tenham um conteúdo mais denso, pode realmente ser importante fazer uma leitura um pouco mais detalhada, pausando sempre ao final de cada um dos parágrafos. E para que os leitores não percam o ritmo do entendimento do conteúdo com este sistema, pode ser interessante ir criando o hábito de ir fazendo pequenos resumos de cada um dos parágrafos, retirando os conteúdos mais relevantes de cada uma das partes do texto.

Faça perguntas e respostas sobre o conteúdo do texto

Uma outra forma muito interessante de treinar a interpretação do texto é criar perguntas e responder as mesmas, sempre baseadas no conteúdo que foi entendido da leitura. Este tipo de estratégia ajuda especialmente nos textos mais extensos. Utilizando uma estratégia parecida com a citada anteriormente, essas perguntas podem ser feitas baseadas no conteúdo de cada um dos parágrafos, junto com a resposta já na sequência.

Pense de forma crítica sobre o conteúdo

Além de entender o que está sendo repassado pelo escritor para o leitor, através do entendimento do significado direto das palavras e expressões, é muito importante também que os estudantes aprendam a desenvolver um pensamento e uma leitura crítica. E isso significa que o leitor pode questionar a forma como o autor está escrevendo aqueles conteúdos. A ideia é conseguir entender, de uma forma mais efetiva, o que o autor está querendo dizer nas entrelinhas, o que acaba sendo importante especialmente em provas como o Enem, que existem este tipo de postura dos estudantes. 

Reescreva o texto

A atividade de reescrever um determinado texto também pode acabar se tornando um dos exercícios mais interessantes para quem está estudando e treinando a intepretação de texto é reescrevê-lo. Isso é basicamente quando os estudantes acabam pegando um determinado texto e escrevendo um novo conteúdo, seguindo basicamente as mesmas ideias e premissas, mas com as suas próprias palavras. Os estudantes podem até mesmo entregar as duas versões para um outro leitor, para que ele consiga identificar se realmente os conteúdos seguem para uma mesma direção. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: