Topo

Canal da Mancha: Entenda sua importância histórica e geográfica

Saiba mais sobre este importante braço do Atlântico Norte.
Publicidade
Comente

Existem milhares de canais espalhados pelo Planeta Terra, mas os estudantes acabam sempre se deparando com alguns deles que costumam ser citados de uma forma mais frequente nos livros de história e também nos de geografia. É o caso do Canal da Mancha, que geralmente também costuma aparecer em provas de Vestibular e no próprio Enem.

Canal da Mancha: Entenda sua importância histórica e geográfica

Mas, afinal de contas, qual o motivo deste canal ser tão citado? Basicamente a sua localização acabou se tornando fundamental para a economia da Europa, sendo que isso também acabou tornando ele muito importante politicamente e historicamente. Mas, para entender melhor sua importância, é fundamental se situar bem sobre onde ele fica e o que representa.

O que é o Canal da Mancha?

De uma forma geral, esse canal pode ser considerado como um braço do Atlântico Norte, que separa a ilha da Grã-Bretanha da Europa continental e está situado entre a Inglaterra e a França. Trata-se de um canal relativamente pequeno quando comparado com outros existentes no mundo, sendo que é possível atravessar o mesmo até mesmo nadando. Mas, na grande maioria dos casos, essa travessia se dá utilizando pequenas embarcações.

Publicidade

Atualmente ele também pode ser atravessado com uma importante construção moderna, o Eurotúnel, que fica próximo ao Estreito de Dover, que é considerado como o ponto mais estreito do Canal da Mancha, e que se estende ao longo de 37,9 quilômetros sob o Canal da Mancha.

Em termos de características físicas, este canal possui aproximadamente 560 quilômetros de extensão, com largura de 240 quilômetros no seu trecho mais largo e de 34 quilômetros, aproximadamente, na porção mais estreita. Essa região menor é conhecida como Estreito de Dover e faz a conexão entre o Canal da Mancha e o Mar do Norte.

Ele é também considerado como um dos mais rasos da região, com uma profundidade que varia entre 45 e 174 metros. A sua costa conta com um assoalho bastante acidentado na região mais próxima da costa inglesa e francesa , mas essencialmente plano nas demais áreas.

Importância do Canal da Mancha

Publicidade

Este canal se consolidou como uma das mais importantes rocas de comércio da Europa, e quando analisamos apenas as opções marítimas do velho continente, continua sendo. Já serviu tanto como uma barreira física para a Grã-Bretanha como também via de acesso para que as pessoas conseguissem acessar os territórios britânicos e a Europa Continental de uma forma geral.

Durante a Segunda Guerra Mundial, este canal também acabou tendo uma grande importância, sendo utilizado em diversos episódios marcantes, como foi o caso da invasão à Normandia em 1944. Este foi um movimento realizado pelos aliados, liderados pelos americanos, no momento em que a França estava tomada pelos alemães.

O Canal da Mancha também tem uma importância cientifica significativa, sendo que diversos estudos foram e ainda são conduzidos no local pelas mais variadas do conhecimento, incluindo geologia e o estudo do comportamento das águas do Atlântico Norte.

Curiosidades sobre o Canal da Mancha

Mesmo que tenha sido uma construção moderna, a ideia de ter um túnel que passasse pelo Canal da Mancha e conseguisse ligar a Inglaterra á França não é moderno. Na verdade, as primeiras discussões foram registadas de maneira oficial no século XIX, a partir do ano de 1802.

A construção do Eurotúnel realmente foi considerada como uma das obras de engenharia mais complexas da humanidade, o que acabou aumentando ainda mais a importância da região. De acordo com os dados oficiais divulgados pelos países envolvidos, cerca de 13 mil trabalhadores se envolveram diretamente na construção do túnel.

A prova de que é possível atravessar o Canal da Mancha nadando é o feito registrado pelo nadador britânico Matthew Webb, que se tornou a primeira pessoa a realizar o feito. Ele aconteceu no ano de 1875, sendo que Webb levou 22 horas para concluir a travessia.

Ao longo do Canal da Mancha é possível encontrar diversas ilhas, sendo as principais as Ilhas do Canal, próximo da costa da França, e a Ilha de Wight, que se separa da Inglaterra pelo Estreito de Solent.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: