Topo

Como lidar com a pressão do vestibular

Publicidade
Comente

Se por acaso seu filho anda cansado, irritado e com dores musculares. A rotina de quem irá prestar vestibular é muito puxada. São muitas horas de estudo diariamente , desde o cursinho, na escola e em casa. Fora ainda os simulados que devem ser realizados e as revisões. Muitas vezes nem mesmo os finais de semana se escapam. E para que a pessoa se torne alguém estressado é apenas um passo. O aluno passa a sofrer muito por antecipação nesta fase do processo, dizem consultores e professores de cursinhos pré vestibular.

pressao-familia-vestibular

vestibular(1)

Publicidade

Para fugir do estresse e da ansiedade é necessário que se tenha um equilíbrio em três pilares, como por exemplo, uma boa alimentação, realizar atividades físicas e ter bons pensamentos. Este último item dependerá muito do apoio que o filho recebe dos pais. Ele irá saber que o pai investiu nele e deve esperar um retorno disso, por isso teme que fracasse. Tem medo de não corresponder as expectativas como também passar no vestibular propriamente. Procure dizer que está lá para compartilhar com ele todas as alegrias e as tristezas além de frustrações que são o seu ombro amigo, e também quem ele poderá confiar.

Veja mais algumas dicas abaixo para que o seu filho minimize o estresse até o dia do vestibular.

Primeiramente, procure ser saudável, somente desta forma ele conseguirá lidar com pressões desta fase da vida. Vale ainda fazer um bom café da manhã e se alimentar muito bem no almoço, já no jantar, procure comer algo mais leve para dormir bem e descansar á noite. Isto é algo fundamental para se encarar as maratonas do dia seguinte. E quando puder procure praticar exercícios físicos, sendo uma excelente alternativa para se aliviar o stress e a ansiedade, utilizar 30 minutos por dia 3 vezes durante a semana é o suficiente para se ter uma vida saudável.

Publicidade

A dedicação aos estudos também é importante, já que o vestibular é considerado como um funil e passar não irá depender apenas de você porém também de seus concorrentes. É muito importante se estar consciente de que conseguiu dar o seu melhor para encarar o seu desafio.

Procurar um bom cursinho é uma ótima alternativa, existem cursinhos que são populares em quase que todas as cidades, com uma mensalidade mais baixa. Procure pesquisar na internet para encontrar algum. Além disso alguns cursinhos tradicionais ainda oferecem para os usuários bolsas de estudos integrais e parciais. E mais ainda, na internet também é possível se achar algumas aulas preparatórias gratuitas, o que é uma ótima alternativa para estudar.

Procure ter responsabilidades, a vida é sua, por este motivo faça dela o que quiser. Assumir uma postura de vítima e de coitadinho que está sobre pressão não resolve em nada. Utilizar também um comportamento passivo também não está com nada. Procure sempre estimular a auto confiança dos filhos, por saber que eles são capazes e que tinham estudado e se preparado. Apesar disso ninguém está livre de ser reprovado.

A sua vida não é para ser levada somente como estudo, nem mesmo somente vestibular, embora no momento pareça que é. É um momento muito importante para trocar experiências, sair com amigos, jogar futebol, ir ao shopping, cinema, namorar. Dar risada é o melhor remédio para o stress, dores de dente, ansiedade e qualquer outra coisa. E muito mais do que isso, procure ser feliz hoje, não pense que será feliz só se passar no processo de vestibular. Procure não criar falsas expectativas. A euforia por se ter passado dura alguns meses e passa. Depois disso a vida é normal, e por este motivo não deixe de curtir o hoje em função do amanhã, uma dica de professores de cursinho pré vestibular.

Procure se organizar e criar prioridades, as pessoas que são bem sucedidas estabelecem prioridades. Procure fazer uma planilha de estudos. Veja também as matérias que você poderá dominar e separe menos tempo para elas; Sabe aquela fórmula que não entra na sua cabeça? Procure ler a explicação do livro com toda a calma, faça e também refaça exercícios quantas vezes for necessário. Se acabou, você merece um sorvete. É possível sim se fazer tudo, porém é preciso ter organização. Não adianta apenas se privar de tudo, se você estudou o dia todo, procure á noite ir no cinema com amigos. Pois é capaz de você ficar em casa com os livros abertos e a cabeça lá no cinema ou na festa. Quem consegue equilibrar a organização e as prioridades não precisará de mais nada.

Quando ver que está no limite, procure tirar cinco minutos para respirar lentamente e profundamente. Isto poderá relaxar o corpo e a alma. Nem mesmo espere se estressar, procure fazer isso uma vez ao dia que você verá que faz toda a diferença.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: