Topo

Carinho e afeto afastam do mundo das drogas

Publicidade
Comente

Uma das épocas mais temidas pelos pais do mundo inteiro é quando seus filhos estão chegando na adolescência. E as próprias crianças temeriam esta etapa da vida se conseguissem ter a real noção do que significa estar passando por esta fase de transformações. Infelizmente esta noção acaba surgindo apenas depois de muitos anos, mas mesmo assim é uma etapa importante da vida dos pequenos. Tanto os pais quando os adolescentes ficam um pouco perdidos neste novo mundo, onde não se sabe ao certo aonde é necessário se encaixar, e os pais não sabem como lidar bem com isso.

E de todos os problemas naturais da adolescência, atualmente um dos grandes temores para os pais é o possível envolvimento dos filhos com drogas, fato que geralmente acontece justamente no período da adolescência. Não existem receitas prontas que os pais possam simplesmente pegar e aplicar na sua casa para manter os jovens longe destes problemas. Ao mesmo tempo que existem alguns valores universais que podem ajudar com que eles tenham menos chance de ir para este mundo sombrio.

É importante, antes de mais nada, deixar claro que hoje em dia não se pode mais usar a desculpa da desinformação como motivo para experimentar. Os pais que acharem que isso realmente é verdade estarão se enganando. Os perigos das drogas estão amplamente divulgados e é de conhecimento de todos. Portanto, o que faz um jovem a experimentar uma droga são outras questões, como a curiosidade eminente a idade das pessoas, ou ainda o fato de ter que garantir uma aceitação social dependendo do grupo em que vive, o que também é muito comum nesta idade. E algo que realmente torna esta vida mais difícil é que grande parte dos adolescentes sentem necessidade de se sentirem autônomos e donos da própria vida, e quebrar as regras dos pais é um dos primeiros passos para isso.

Publicidade

Mas nesta batalha contra as drogas, a instituição da família é a arma mais eficiente para manter os jovens longe dos problemas das drogas. Isso porque os adolescentes precisam se sentir amados, mas acima de tudo, eles precisam se sentir compreendidos durante esta fase. Neste momento, os pais devem conseguir fazer o papel não apenas de educadores repressivos, mas de pessoas que sim, são autoridade, mas que acima de tudo são companheiros e amigos de seus filhos.

Afinal de contas, de nada adianta tentar apenas repreender, tem fazer com que os adolescentes pensem duas vezes se realmente vale a pena colocar em risco a relação com seus pais ultrapassando algumas regras e limites. E é importante que esta construção seja feita ao longo de toda a vida, e não apenas quando surge o problema. Aliás, quando surge o problema já pode ser tarde demais para esta mudança de comportamento.

Portanto, converse abertamente com o seu filho, partilhe segredos, renove todos os dias o vinculo de confiança entre vocês dois, e assim as drogas provavelmente estarão do lado de fora de sua casa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: