Topo

Bagunça pode trazer desgastes entre pais e filhos

Publicidade
Comente

Um dos grandes motivos de briga entre pais e filhos nas casas não apenas do Brasil mas de boa parte do mundo está diretamente relacionado ao comportamento das crianças em relação aos diversos itens que podem ser encontrados dentro de uma casa. Esta é a famosa bagunça que e mais comum do que você pensa. Muitas pessoas acabam pensando as vezes que em determinados momentos apenas a casa delas fica bagunçada, enquanto que as residências das outras pessoas da família ou os vizinhos está sempre arrumada, mas isso é um grande engano. A bem da verdade é que todo mundo precisa conviver com a bagunça em determinado momento, em alguns casos mais, em outros menos.

E também é muito comum pensarmos que as casas bagunçadas geralmente são assim por causa das crianças. É claro que isso não pode ser uma certeza absoluta, mas realmente acaba tendo um fundo de verdade. Na grande maioria dos casos as casas que possuem crianças pequenas ou que estão em passando por um determinado período da infância acabam realmente sofrendo com esta bagunça generalizada. Mas um dos pontos fundamentais para ajudar a entender e a arrumar a bagunça é pensar que não apenas as crianças responsáveis por toda a bagunça da casa.

Muitos especialistas alertam que a bagunça exterior sempre pode ser o reflexo de uma bagunça interior que pode estar sendo vivenciada pelas pessoas que moram na casa. Mas é claro que esta definição sempre é mais pertinente para os adultos, que conseguem ter separar melhor o conceito da bagunça e do arrumado e do que uma casa bagunçada representa para as outras pessoas. Digamos que as crianças acabam realmente não tendo muito esta distinção e não estão muito ligadas ao fato de determinado ambiente estar bagunçado ou não. Agora, quando um adulto acaba deixando as coisas bagunçadas demais é porque pode estar passando por algum momento de confusão interna. Mas em alguns casos isso também pode ser simplesmente a conhecida preguiça de arrumação.

Publicidade

O fato é que a organização deve ser encarada sempre como um aprendizado, tanto por parte dos adultos quanto por parte das crianças. Este conceito deve ser repassado para os pequenos desde cedo. A arrumação pode ser comparado a algum outro hábito que a pessoa precisa aprender para ter uma vida saudável, como praticar exercícios diariamente, por exemplo. Mas assim como em praticamente tudo na vida, é muito importante que as pessoas tomem cuidado também com os excessos no outro extremo. Ou seja, pessoas que precisam que tudo esteja sempre organizado também podem estar passando por algum problema sério interior. Algumas delas acabam até mesmo sendo diagnosticadas com algumas doenças que estão ficando muito famosas nos últimos anos, como o TOC.

Portanto, é fundamental que as crianças cresçam em um ambiente onde a organização seja algo que esteja sempre sendo cultivado. E da mesma forma como outras cosias na nossa vida, os pais e o restante dos adultos acabam sendo o principal espelho para as crianças. É muito mais improvável que uma criança seja desorganizada em uma ambiente organizado, apesar de que isso também pode acontecer. De nada vai adiantar os pais cobrarem das crianças que o seu quarto esteja sempre arrumado se o quarto dos pais também não estiverem uma organização. E aquela velha história de que os filhos não devem fazer o que os pais fazem e sim o que os pais mandam não cola mais, principalmente nos dias de hoje.

Quando as crianças são pequenas os pais acabam tendo mais controle sobre esta bagunça. Geralmente os pais acabam ajudando a organizar as coisas, pegando alguns itens espalhados pelas crianças, colocando no lugar, dando exemplos, dando uma bronca de vez em quando. Mas na medida que as estas crianças crescem s viram adolescentes a coisa vai ficando mais complicada. Esta é a fase em que se encontram é um momento de reorganização de alguns aspectos da personalidade, como a autonomia, sexualidade, profissão e outras mais. Tudo parece estar fora do lugar. Inclusive o lugar que eles ocupam no mundo – não são mais crianças e muito menos adultos.

Publicidade

Não existe uma receita pronta na hora de lidar com esta desorganização, principalmente entre os adolescentes. Existem alguns relatos de pais que tomam algumas medidas extremas na hora de tentar passar uma lição par aos filhos. Um casal canadense, por exemplo, resolveu tornar pública uma espécie de greve de arrumação que eles fizeram.  Eles simplesmente pararam de arrumar toda a casa da mesma forma que seus filhos adolescente faziam. Eles simplesmente deixaram o caos se instaurar. De acordo com o relato dos pais, depois de um determinado momento os filhos começaram a se incomodar com a desorganização de um modo geral na casa e passaram a cuidar melhor e arrumar suas coisas.

Mas este é um exemplo extremo. É importante que os pais delimitem o espaço dos adolescentes e os espaços que pertencem a toda família. Uma das coisas que os adolescentes mais prezam é o fato de terem espaço e liberdade para fazerem suas coisas, e quando os pais simplesmente ordenam que eles arrumem as coisas da maneira deles o quarto, por exemplo, pode parecer uma invasão de privacidade. Portanto, talvez esta não seja a melhor forma de lidar com isso. É importante que os pais trabalhem argumentos realmente consistentes na hora de mandar um adolescente arrumar o seu quarto.

Dizer para um adolescente que ele poderá passar vergonha diante de um amigo dele ou dela ao ver que o resto da casa está organizado, menos o quarto dele, pode ser um motivo consistente. Agora, mandar um adolescente arruar apenas porque os pais querem e acham que o quarto dele precisa estar organizado não será um bom motivo.

O importante é evitar que a bagunça chegue a um nível de causar incomodo em todos os membros da família, e a conversa ainda é o melhor caminho para tentar resolver este tipo de problema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: