Topo

Café em capsulas: confira algumas dicas para economizar.

Sistema se tornou muito popular e presente em milhares de lares brasileiros.
Publicidade
Comente

Que o café é uma bebida genuinamente brasileira isso ninguém nega. Mesmo sendo apreciada no mundo inteiro, mas de formas diferentes, o nosso país é um dos maiores apreciadores da bebida, que pode ser preparada das mais variadas formas. Mas, nos últimos anos, uma forma específica de preparo acabou se tornando muito popular nas casas brasileiras, que é o café em capsulas. 

Na maioria dos casos os brasileiros ainda preparam a bebida da forma tradicional, utilizando água quente para que passa pelo pó e depois passa pelo coador. Mas essa forma geralmente faz com que a bebida perca muito da sua concentração, mas permite com que ele seja feito em maior quantidade. 

O sistema de café em cápsulas funciona de uma forma diferente. Ele tem como principal foco o preparo de doses únicas de café, mas que pode ser mais ou menos concentrado de acordo com o tipo de pó que está ali dentro. Além disso, as máquinas que se utilizam das cápsulas contam com uma determinada pressão na água que permite com que elas preparem os famosos expressos, que além de serem mais fortes também precisam ser um pouco mais cremosos. 

Como funciona o café em cápsulas?

Café em capsulas: confira algumas dicas para economizar.

Publicidade

Antes de mais nada, as pessoas precisam ter uma máquina de café específica para um ou mais tipos de cápsulas que podem ser encontrados no mercado. Essas máquinas funcionam como aquelas que fazem cafés expressos, mas em uma miniatura que tem como objetivo atender as necessidades de uma casa ou ainda de uma empresa para o seu público interno. 

Dentro das cápsulas existe uma quantidade determinada de café correta para o preparo de uma dose única da bebida. Além disso, o pó também acaba sendo prensado da forma correta, que permite com que a água passe pelo pó, mas ao mesmo tempo consiga incorporar todo o sabor da bebida. 

Hoje em dia existem diversos tipos de cafés em cápsulas, sendo que existem somente os cafés e também existem os preparos de outros tipos de bebidas, como misturas de café, chocolate, leite e até mesmo chás. 

Tipos de cafés em cápsulas

Publicidade

Existem diversos tipos de cafés em cápsulas que podem ser encontrados no mercado. Em um primeiro momento, quando essas máquinas começaram a se tornar famosas no mercado, elas tinham como principal parâmetro a exigência de que os consumidores comprassem sempre as cápsulas específicas para cada modelo de máquina. 

Hoje em dia, com o crescimento deste mercado e segmento de uma forma geral, existem diversas empresas que passaram a focar na oferta de cápsulas de café que podem ser utilizadas nas máquinas principais em relação as vendas. Com isso, os consumidores acabaram ganhando em termos de competitividade, com mais possibilidades de tipos de cafés e também de preços que podem ser encontrados no mercado. 

Capsulas reutilizáveis são seguras?

Veja também:

Uma das formas de ajudar os consumidores que preferem esse tipo de café mas que desejam ter mais liberdade no momento em que eles decidem fazer a sua compra e, de quebra, economizar, é passar a utilizar o que está sendo chamado de cápsulas reutilizáveis. Elas foram lançadas para resolver justamente um dos principais problemas do sistema convencional, que é a impossibilidade de reutilizar as cápsulas tradicionais. 

Ou seja, a partir do momento em que elas são utilizadas dentro das máquinas, o consumidor precisa fazer o seu descarte. Inclusive a maioria das máquinas amassam as cápsulas, o que realmente torna elas impossíveis de serem colocadas novamente. Mas as cápsulas reutilizáveis permitem que as pessoas não apenas utilizem as mesmas mais de uma vez como também permite que o consumidor escolha o tipo de café. 

Os consumidores encontram diversos tipos de cápsulas reutilizáveis, tanto com modelos nacionais como internacionais. Elas possuem diferentes tipos de composições, sendo que as de plástico são as mais comuns, que se utilizam de um material diferente que pode ser reaproveitado. Mas também existem outros modelos, como aquelas feitas de alumínio ou de aço inox. 

Além da vantagem em relação ao impacto ambiental, uma vez que existe uma menor quantidade de produção de lixo na hora de preparar o café, existe uma economia muito interessante em relação ao sistema convencional de uma forma geral. Para se ter uma ideia, enquanto o preço médio de uma cápsula de café, com dose única, fica em torno de R$ 2,40, o custo de uma dose em uma cápsula reutilizável fica em média de R$ 0,40. 

Na hora da compra, o consumidor precisa ficar apenas atenta aos modelos de máquinas que aceitam esse tipo de cápsula. Se o consumidor ainda está decidindo qual modelo de máquina comprar, pode ser interessante antes verificar os modelos que possuem mais tipos de cápsulas disponíveis no mercado, para não ficar refém apenas do café produzido pela marca. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: