Topo

Sorbet: Saiba mais sobre a clássica sobremesa e aprenda a fazer em casa

Confira as principais diferenças de um sorbet para um sorvete.
Publicidade
Comente

O sorbet é uma sobremesa considerada como clássica na culinária mundial e realmente muito saborosa, mas muitas pessoas ainda confundem muito com o sorvete. E realmente a base é muito parecida destas duas opções de doces, mas o que acaba realmente mudando é a forma como ele é preparado e também as concentrações dos principais ingredientes.

Sorbet: Saiba mais sobre a clássica sobremesa e aprenda a fazer em casa

De uma forma geral, podemos afirmar que o sorbet é uma sobremesa criada a partir da mistura de polpa de frutas e/ou suco de frutas e açúcar.

iferentemente do sorvete, o sorbet pode ser feito sem que seja preciso utilizar o leite, por exemplo, podendo desta forma ser consumida por pessoas que possuem intolerância a lactose, ou ainda que escolheram uma alimentação vegana.

Publicidade

Seguindo o caminho do gelato, que também acaba sendo uma sobremesa que acaba sendo muito parecido com o sorvete mas que acaba tomando caminhos diferentes especialmente em relação a forma de preparo, o sorbet geralmente dispensa a utilização de determinados elementos que são muito comuns no sorvete, como os corantes, os conservantes e também os aromatizantes artificiais.

Origem do sorbet

Muitos estudiosos que se dedicam a buscar as referencias mais antigas dos alimentos que consumimos nos dias de hoje afirmam que a origem desta sobremesa pode ser a Antiga Roma. Mesmo sem equipamentos eletrodomésticos para produzir o frio e o gelo artificiais, no local já existia uma prática de coletar gelo e neve, que posteriormente eram triturados e adocicados com mel.

Também foram encontradas referências do que pode ser considerado como o primeiro sorbet do continente americano, na época Inca. O alimento era produzido por povos do Equador a partir de uma mistura do gelo e da neve que eram coletados naturalmente nos pontos mais gelados do continente com sucos de frutas. E muitos estúdios afirmam que foi essa receita que viajo durante séculos e quilômetros até chegar na Itália e na França, países que realmente adotaram a sobremesa.

Principais características do sorbet

Publicidade

O sorbet conta com algumas características interessantes que acabam tornando esta sobremesa até mesmo mais saudável do que a grande maioria dos sorvetes convencionais. Antes de mais nada, o sorbet conta com um teor de gordura muito menor do que o sorvete, sendo considerado como uma sobremesa de baixas calorias.

As receitas clássicas do sorbet são feitas sem que sejam utilizados leite, cremes, ovos e gorduras de uma forma geral. Basicamente as calorias que podem ser encontradas nesta sobremesa acabam sendo apenas vindas do açúcar e também a própria fruta. Algumas variações da sobremesa também podem acabar ganhando mais calorias com a adição de elementos como vinhos, licor e adoçantes.

Além disso, a textura dos sorbet acaba sendo bastante diferente daquela textura que normalmente encontramos no sorvete. Mesmo não levando os ingredientes citados acima, e que normalmente acabam fazendo parte de receitas que possam ser consideradas como cremosas, as técnicas utilizadas realmente conseguem deixar o sorbet com uma textura muito próxima a do sorvete convencional, especialmente os mais cremosos.

Como fazer sorbet

O preparo desta sobremesa é realmente muito simples, sendo que as pessoas precisam de poucos ingredientes. Antes de mais nada, elas vão precisar de frutas. Neste caso, elas podem optar tanto por frutas frescas como também pela polpa das frutas congeladas, que podem ser encontradas no supermercado.

Dentre as frutas mais recomendadas para fazer um bom sorbet estão manga, abacaxi, banana, uva, morango, framboesa, melão, pêssego, mação, limão, limão siciliano, lima, laranja, ou o que mais você tiver.

Além disso, também será preciso ter um pouco de água disponível, que vai ajudar a dar o ponto na sobremesa, e o açúcar, que pode ser adicionado à gosto e que também vai sempre depender muito da doçura que a sobremesa já possuí. Será preciso também ter um elemento ácido, que também vai ajudar a dar o ponto, podendo ser suco de limão ou umas gotas de vinagre.

Para fazer, coloque as frutas em pedaços ou a polpa em um liquidificador, coloque o ácido e processe até formar um purê, adicionando água para dar o ponto. Espalhe o purê de fruta em um recipiente raso e leve ao freezer até congelar. Depois, retire o purê de fruta congelado do recipiente, partindo com uma faca em pedaços menores, colocando no processador novamente.

Processe até criar a consistência de sorvete e está pronto para servir.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: