Topo

História das Trufas de Chocolate

3.40 / 5 - 5
Comente

Produzidas artesanalmente, as trufas são consideradas o ouro negro da chocolataria e receberam este nome pelo formato semelhante à Trufa (um fungo que cresce em algumas regiões de clima específico e pode ser encontrado na coloração negra, amarelada ou branca – a última é um requinte para a culinária). A origem das famosas trufas de chocolate surgiu na Áustria, no fim do século XIX, enquanto o Cheff da corte austríaca preparava uma sobremesa para o banquete especial ao príncipe russo, ele errou a receita e, sem querer, criou este doce maravilhoso que é conhecido até hoje. É conhecida em muitos países e até com outros nomes, na Espanha a trufa é chamada de ganache.

As trufas de chocolate tradicionais são produzidas a partir de uma massa feita com chocolate derretido e creme de leite. Depois de endurecida a massa é modelada no formato que desejar, banhada novamente no chocolate e assim, já seca, é passada no cacau em pó. Como é considerada uma sobremesa elegante, pode ser servida em diversas ocasiões e até acompanhada com outras iguarias, como: calda de morango, mousse ou frutas secas (nozes, amêndoa, avelã e castanha). As trufas são fabricadas por diversas marcas mundialmente famosas, como: Companhia das Trufas, Kopenhagen, Amor aos Pedaços, Cacau Show, La Vie en Douce entre outras.

Depois do sucesso que as trufas fizeram no sabor tradicional, especialistas começaram a variar mais os sabores e recheios, o que trouxe ainda mais sofisticação para o doce. Hoje podemos encontrar as mais variadas receitas de trufas, como as trufas de chocolate, as de chocolate branco, as trufas de prestígio, as de castanha de caju, as de avelã, de diamante negro, de cereja, de brigadeiro, de doce de leite, de maracujá, de limão, de cappuccino, trufas de amarula, de café, de amêndoas, de menta, de passas ao rum, de morangos, de leite condensado… É recheio que não acaba mais! Boa parte do comércio das trufas é realizado de forma caseira e estas são vendidas em bancas/praças/escolas, normalmente são embaladas individualmente com papéis parecidos com os de bombons ou colocadas em caixinhas com sabores sortidos que são uma ótima sugestão para presente.




Comentários (1) Postar um Comentário

Branca comentou:

Gente trufa e uma deliciaaa... Eu como quase tdo dia,e sou apaixonada por chocolate! Amo d+


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: