Topo

Feijão: Conheça a história e receitas

Publicidade
Comente

feijao

Nestes ingredientes ainda estavam incluídos feijão preto, restos de carne, farinha de mandioca, pimenta laranja, trazendo assim uma feijoada primordial para os Brasileiros.

Para se ter idéia, a grande chave destes segredos remonta as épocas do desbravamento bandeirante por voltado século XVII. Quando iniciou a corrida pelo ouro, diversos tropeiros saíam de outros estados e estavam rumo ás minas cheias de ouro e outros materiais preciosos.

Publicidade

Os pratos que normalmente traziam homenagens a estes viajantes vinham com o popular feijão tropeiro marcados por ingredientes típicos sempre ideais para quem percorria longas jornadas sem estragar e não contavam com grandes variedades no cardápio, porém precisava ter algumas opções substanciosas.

Sempre foram levaos na mala muito feijão, farinha de mandioca, toucinho e café, alguns alimentos que eram muito mais fáceis de encontrar. Já a carne seca tinha o poder de suprir as necessidades de sal driblando também os acessos a carne fresca. Junto destes ingredientes vinham ás vezes pimentinhas com especiarias e a couve picadinha que era crua.

Inicialmente as expedições eram realizadas através de estalagens e ranchos, foi onde começou a surgir as hospedarias e repousos onde os cardápios começaram a melhorar bastante. De manhã viria um cafezinho adoçado com rapadura, além de queijo e biscoito de polvilho. Já no almoço era possível encontrar feijão com angu, torresmo, chuchu, quiabo ou mesmo abobrinha que de vez em quando vinha acompanhada de uma boa galinhada.

Publicidade

Já com o passar do tempo do período de mineração a comida mineira começou a ser apurada nas cozinha das fazendas, foi aí que o feijão começou a se tornar popular e os fazendeiros se tornavam pecuaristas virando grandes produtores de queijo do Brasil.

Outra linha que defendia as feijoadas é que é uma variação de pratos europeus que se baseiam em misturas de feijão com pedaços de carne. A união de legumes, verduras e carnes vem desde os tempos do Império Romano na cidade de Porto em Portugal. Este tipo de comida é muito conhecida como o cozido na Itália e também a casoeula; na França, o cassoulet. De acordo com historiadores este costume veio para o brasil com os portugueses sendo adaptados pelos negros com a utilização de feijão preto.

Confira a seguir uma receita interessante de Feijoada Especial:

Inicialmente como ingredientes é necessário –

200 gramas de costelinha salgada ou defumada

200 gramas de carne seca cortada em tirinhas finas ou cubos

200 gramas de lombo suíno salgado também em cubos

600 gramas de feijão preto

10 xícaras de chá de água quente

2 folhas de louro inteiras

Sal e pimenta do reino á gosto

1 cebola pequena com 5 cravos da índia espetados

¼ xícara de chá de pinta

2 pequenas laranjas com casca lavadas

200 gramas de linguiça calabresa fatiada

200 gramas de paio fatiado

2 colheres de óleo

1 unidade de cebola grande cortada em cubos grandes

5 dentes de alho grandes picados

Modo de preparar:

Para preparar é bastante simples, procure deixar a costelinha, a carne seca e o lombo de molho na água por 24 horas na geladeira, trocando sempre de água até totalizar 4 vezes. Procure escorrer e colocar em uma panela com água. Deixando levantar fervura escorrendo bastando repetir o processo para tirar o excesso de gordura.

Procure colocar todas as carnes em uma panela adicionando o feijão e completando com água. Leve para o fogo baixo logo em seguida.

A seguir coloque louro, sal, pimenta do reino, a cebola espetada com os cravos, a pinga e as laranjas inteiras com a sua casca furada com uma faca afiada.

Procure deixar levantar fervura cozinhando por 50 minutos sempre retirando a espuma com uma colher. Logo em seguida coloque a linguiça e o paio na metade do cozimento. Logo em seguida procure testar a maciês das carnes com um garfo procurando retirar conforme elas estiverem prontas.

Procure também cortar os pedaços de carne em 3 cm. Quando o feijão e as carnes estiverem macios procure voltar a panela todos os pedaços. A seguir aqueça uma frigideira com óleo dourando a cebola e o alho por 5 minutos e misture tudo isso na panela.

Procure retirar a cebola espetada e as laranjas, deixando levantar fervura e sirva logo em seguida acompanhado de arroz branco, farofa, laranja, couve refogada e torresmo.

Uma curiosidade bastante interessante, levando em conta a laranja e por que a utilizar, a laranja suga todas as gorduras do cozido deixando o alimento muito mais gostoso e saudável.

Outra curiosidade interessantes é que os transportes do feijão eram feitos pelas tropas em lombos de burros, os animais eram chamados de tropeiros.

O feijão por sua vez misturado a farinha de mandioca, torresmo, ovos, alho, linguiça e temperos se tornou um prato básico do cardápio de todos estes homens que precisavam de uma dieta que tivesse muito mais sustância como também tivesse elementos nutritivos para as longas jornadas que seguiam. Desde aí veio a origem do nome feijão tropeiro, em uma referência direta aos integrantes das tropas com um feijão mais graúdo e marrom claro bastante diferente do feijão servido no sul do Brasil que é preto e também é uma delícia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: