Dicas para congelar comida

5/ 5 - 1
Comente

Realizar o congelamento dos alimentos é uma prática bastante comum e que facilita bastante o dia-a-dia na cozinha. Com isto não basta apenas se guardar em qualquer lugar e jogar no freezer, é importante que se tomem alguns cuidados para que o alimento possa lhe dar a qualidade necessária.

dicas-para-congelar-alimentos

E nessa hora é onde a organização é tudo. Procure utilizar potinhos de plástico ou ainda alguns refratários de vidro, desde que os dois possam ter uma tampa plástica que os fechem de forma hermética. Procure ainda não esquecer, jamais, de retirar todo o ar quando embrulhar os alimentos, e ainda colocar o nome do prato e sua data de congelamento para que você lembre depois.

Como congelar corretamente carnes

Antes de se levar o alimento para o freezer, a carne deverá ficar limpa, e com pouca, senão nenhuma, gordura. Deverá ser colocada em potes plásticos hermeticamente fechados ou ainda em filme plástico. É interessante separar os pacotes com uma quantidade necessária para a refeição, apesar disto, os bifes e costelas devem ser sempre embalados um a um.

Se as carnes que você utilizar forem para assados, procure as embrulhar inteiras. É interessante lembrar que as carnes de boi ou vaca poderão ficar por até 12 meses no freezer. Já a carne de porco ou mesmo vitela poderão durar até nove meses. A utilização da carne pode ser feita passando a mesma para a geladeira, cerca de cinco horas antes de sua utilização para meio quilo, e duas horas depois em temperatura ambiente. Se quiser, é possível se utilizar o micro-ondas em sua função de descongelar.

Para congelar legumes

O congelamento de legumes deve ser feito de forma diferenciada. Em água fria, procure utilizar apenas aqueles que não estiverem maduros para congelar. Alguns deles poderão precisar que se retire as pontas ou mesmo seus fios. Depois disto, você deverá os picar em pedaços iguais colocando em uma peneira. Procure os mergulhar de forma rápida em água fervente, e em seguida água fria. Procure os deixar esfriar e os embale em sacos plásticos ou ainda potes que sejam fechados sem ar, em quantidades para a refeição.


Notícias relacionadas



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!